quarta-feira, 7 de abril de 2021

Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica


Promoção especial durante o mês de abril para exemplares da pronta-entrega. Garanta o seu! Agende a retirada aqui no Espaço Psi ou consulte-nos sobre entregas: 16 98126-4185.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de início precoce, curso crônico e caracterizado principalmente por desvio qualitativo no desenvolvimento da sociabilidade e por padrões de comportamentos alterados. O rastreamento na primeira infância é fundamental, pois o atendimento adequado leva à diminuição dos riscos e aumenta as chances de melhor prognóstico. A variabilidade na apresentação clínica do TEA é ampla, impactando em maior ou menor grau diversas áreas do desenvolvimento. 

Compreender essa variabilidade é um dos principais desafios para o diagnóstico do TEA, portanto é fundamental preparar os profissionais da saúde para identificação e avaliação dos seus sinais e sintomas dos aspectos do desenvolvimento e do funcionamento familiar. 

Atento à importância do tema, este livro traz textos atualizados e adequados à realidade brasileira, escrito por grandes especialistas em TEA, para auxiliar na formação e no aprimoramento da prática de profissionais interessados no psicodiagnóstico e na avaliação neuropsicológica do TEA. 

Sumário

Parte I.
1. Conceituação do Transtorno do Espectro Autista: definição e epidemiologia.
2. Perfil cognitivo e comportamental do Transtorno do Espectro Autista.
3. Psicodiagnóstico em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.
4. A prática de supervisão em avaliação psicológica em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.
 
Parte II.
5. Avaliação sociocomunicativa nos casos de suspeita de autismo: diretrizes para a hora lúdica diagnóstica. 
6. Linguagem compreensiva, expressiva e pragmática no Transtorno do Espectro Autista.
7.  Cognição social no Transtorno do Espectro Autista.
8. Funcionamento adaptativo no Transtorno do Espectro Autista: conceito e formas de avaliação.
9. Avaliação da inteligência em crianças com Transtorno do Espectro Autista.
10. Funções neuropsicológicas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.
11. Funções executivas: definição do construto, principais alterações no Transtorno do Espectro Autista e instrumentos de  avaliação no contexto nacional.
12. Funções sensório-motoras em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.
 
Parte III.
13. Escolha dos instrumentos e técnicas de avaliação para Transtorno do Espectro Autista na Unidade de Referência Dr. Marcos Tomanik Mercadante (CAIS/Santa Casa-SP).
14. A escolha de instrumentos de avaliação multiprofissional para o ambulatório do Programa do Transtorno do Espectro Autista (Hospital das Clínicas, São Paulo).
15. Avaliação diagnóstica para Transtorno do Espectro Autista: uma discussão de caso clínico.
16. Relato de caso clínico: avaliação psicológica compreensiva de um adolescente com autismo.
17. Relato de caso clínico: o processo de elaboração parental do diagnóstico de autismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário