terça-feira, 12 de novembro de 2019

EMEP - Escala de Maturidade para a Escolha Profissional


Você já conhece a EMEP? Venha até o Espaço Psi para conhecer um pouco mais e adquirir a sua!

A EMEP - Escala de Maturidade para a Escolha Profissional tem por objetivo avaliar a maturidade para a escolha profissional e detectar quais dos aspectos que a compõem estão mais e menos desenvolvidos. 

Pode ser aplicada em: 
- Indivíduos cursando o nono ano do ensino fundamental, primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio; 
- Pessoas que já concluíram o ensino médio e que estão escolhendo sua futura profissão ou ocupação;
- Alunos universitários em reorientação.

Sua aplicação pode ser individual ou coletiva. Não existe limite de tempo para a realização do teste, geralmente são necessários de 15 a 30 minutos para sua execução.

A escala é formada por 45 itens distribuídos em cinco subescalas: Determinação, Responsabilidade, Independência, Autoconhecimento e Conhecimento da Realidade Educativa e Socioprofissional. 
Para responder à escala, o avaliado deve considerar com que frequência atua ou pensa em cada uma das situações propostas nos itens. As respostas devem ser assinaladas no livro de aplicação e a correção é feita com ajuda de um crivo de avaliação que possibilita a contagem da pontuação das cinco subescalas avaliadas bem como a escala total. Todos os resultados devem ser anotados no livro de avaliação para então serem interpretados. 

Sobre a autora:
Kathia Maria Costa Neiva

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Orientação Profissional pela Sedes Sapientiae, Doutora em Psicologia pela Universidade Paris V - René Descartes. Autora de vários artigos e livros na área, Professora e Supervisora da área de Orientação Profissional da Universidade Ibirapuera, Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade Ibirapuera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário