segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Critérios para Escolha Profissional



Já fez inscrição pro workshop "Trabalhando com Orientação Profissional" que vai acontecer no próximo dia 29 de novembro (sexta-feira) aqui no Espaço Psi? Durante esse encontro, entre outros instrumentos, a psicóloga Maria Luiza Junqueira irá falar sobre o jogo Critérios para Escolha Profissional.

Trata-se de um jogo, que tem como objetivo facilitar as escolhas profissionais de jovens ou adultos, promovendo o desenvolvimento da identidade vocacional-ocupacional e treinando a capacidade de decisão autônoma.

O Jogo pode ser utilizado com jovens ou adultos em diferentes momentos ou situações da carreira profissional: 
- Orientação profissional ou de carreira;
- Preparação para a aposentadoria;
- Sensibilização para a primeira escolha profissional.

Sua aplicação pode ser individual ou Coletiva. 
A aplicação é feita em três etapas: 
1. Definição de critérios para escolhas profissionais e identificação de profissões/ocupações: duração entre 40 e 60 minutos; 
2. Pesquisa da realidade profissional, etapa que é realizada como tarefa de casa, entre duas sessões;
3. Avaliação das profissões/ocupações: duração entre 30 e 50 minutos.

É um jogo psicopedagógico, composto por cinco cartões coloridos contendo palavras-estímulo referentes aos aspectos explorados (Ambiente de Trabalho, Objetos/Conteúdos de Trabalho, Atividades de Trabalho, Rotina de Trabalho, Retornos do Trabalho), podendo ser utilizado por profissionais que se interessem em estimular uma reflexão sobre as escolhas profissionais. 

Sobre a autora:
Kathia Maria Costa Neiva
Psicóloga, especializada em Orientação Profissional, Doutora em Psicologia pela Universidade Paris V – René Descartes, ampla experiência como professora universitária, coordenadora de curso de psicologia, psicóloga clínica, orientadora profissional e de carreira.  Autora de livros, da EMEP e do Jogo Critérios para Escolhas Profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário