terça-feira, 2 de maio de 2017

Corpos, Sexualidades, Diversidades


Corpos, Sexualidades, Diversidades
Silvia Leonor Alonso

Este livro reúne os trabalhos apresentados na III Jornada Temática do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, realizada em junho de 2015 e intitulada “Corpos, sexualidades, diversidade”.

A temática do feminino se expandiu como inquietação na clínica psicanalítica provocando inúmeras perguntas e demandas com a consequente necessidade de desdobramentos teóricos, de posicionamento ético, de abertura e revisão da prática clínica.

Na medida em que o feminino pode se apresentar como uma referência outra, os abalos das representações de masculino e feminino podem dar abertura a novos arranjos. O binômio fálico-castrado se move para a dimensão da diversidade e da singularidade .

A família, incluindo os graus de parentesco, vem sofrendo transformações complexas. Os avanços científicos multiplicam ofertas e novas modalidades de lidar com as limitações do corpo. De forma exuberante, muitas manifestações e conquistas dos grupos homossexuais, travestis, transexuais tomam a cena cotidiana e vêm encetando grandes batalhas sociais; um vocabulário novo se impõe, novas subjetividades se apresentam na clínica, um coro composto por diferentes vozes solicita nossa escuta. Esta coletânea traz uma pluralidade de recortes e posições teóricas que podem incrementar o debate.

Para adquirir seu exemplar, entre em contato.


Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185

Nenhum comentário:

Postar um comentário