sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

BPA - Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção



A Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA) tem como objetivo realizar uma avaliação da capacidade geral de atenção, assim como uma avaliação individualizada de tipos de atenção específicos, quais sejam, Atenção Concentrada, Atenção Dividida e Atenção Alternada.

Atenção Concentrada
Indica a capacidade de uma pessoa em selecionar apenas uma fonte de informação diante de vários estímulos distratores em um tempo pré-determinado;
Atenção Dividida
Indica a capacidade de uma pessoa para procurar dois ou mais estímulos simultaneamente em um tempo pré-determinado, sendo que os mesmos estão distribuídos aleatoriamente entre vários distratores;
Atenção Alternada
Indica a capacidade de uma pessoa em focar sua atenção e selecionar ora em um estímulo, ora outro, diante de vários estímulos distratores por um determinado período de tempo.

A aplicação pode ser individual ou coletiva. Há um tempo específico para cada teste que compõe o BPA, sendo 2 minutos para responder ao teste de Atenção Concentrada, 4 minutos para o teste de Atenção Dividida e 2 minutos e 30 segundos para o teste de Atenção Alternada. A sequência de aplicação deve seguir a ordem utilizada para a construção da BPA, ou seja, primeiro deve ser aplicado o Atenção Concentrada, depois o Atenção Dividida e, por fim, o Atenção Alternada.

Pode ser aplicado em crianças, adolescentes, adultos e idosos, com idades entre 6 e 82 anos.

Utilizado em contextos clínico, escolar, organizacional e do trânsito, assim como na seleção de pessoal, no auxílio ao diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, em avaliações neuropsicológicas, dentre outros.

Composição do kit:
01 livro de instruções (manual) = 44,00
01 conjunto de aplicações = 55,00 
*livro de aplicação - Atenção Concentrada (25 folhas) + 01 livro de aplicação - Atenção Dividida (25 folhas) + 01 livro de aplicação - Atenção Alternada (25 folhas)
01 crivo de correção - Atenção Alternada = 16,10
01 crivo de correção - Atenção Concentrada = 16,10
01 crivo de correção - Atenção Dividida = 16,10
01 livro de interpretação (25 folhas) = 16,00

Autor: Fabián Javier Marín Rueda


Instrumento restrito a psicólogos.

Maiores informações:
Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55
(16) 3911-7563 / 8126-4185


albuquerque.livros@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário