sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

SEXTOU no Espaço Psi (27/01/23)

 

Se eu soubesse é uma minissérie espanhola envolvente e divertida com 8 capítulos que traz em seu enredo uma reflexão profunda: a chance de voltar ao passado e escolher um outro caminho.
Emma é uma mulher de 30 anos insatisfeita com sua vida, com seu casamento e em um dia  raro do fenômeno da Lua de Sangue, que segundo a lenda tem o poder de realizar pedidos, volta 10 anos no tempo com a possibilidade de reescrever sua história.
Escolhas são feitas o tempo todo. Algumas mais conscientes, outras nem tanto. Umas mais banais que logo serão esquecidas. Já outras irão determinar de maneira importante os trajetos da vida, capazes de deixar marcas indeléveis a ponto de ser impossível pensar viver de outra forma.
Os pensamentos “se eu soubesse...”, “e se eu tivesse feito diferente...” vêm de maneira espontânea diante dos fatos que causam decepção ou arrependimento e podem causar mais dor e sentimento de culpa. Diante disso, é preciso lembrar que as escolhas são feitas baseadas nas informações de um dado momento, em uma realidade na qual a experiência está sendo vivida. Pensar ou se culpar por ter escolhido algo depois do caminho percorrido e das consequências conhecidas é algo injusto e infrutífero. Eles também colaboram na ilusão de que, se outro caminho tivesse sido o escolhido, nele não haveria dores e decepções. Na verdade, só não é possível saber quais seriam, mas estariam presentes de alguma forma também. Sendo assim, é preciso enfrentar a realidade tal como ela se apresenta e tomar as decisões que mais se aproximarem da maneira com a qual se deseja viver; estar disposto a escolher o que for possível e, ao mesmo tempo, esperar e viver corajosamente as emoções que a vida vai apresentar. 

Lívia Maria Saadi Ezinatto é psicóloga especialista clínica e trabalha com psicoterapia psicanalítica de adulto e casal. Membro titular do IEP-RP (Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto) e membro efetivo da ABPCF (Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família).

Nenhum comentário:

Postar um comentário