quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental


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Psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental surgiu a partir da experiência dos organizadores em psicologia clínica na abordagem e em supervisão de atendimentos psicológicos em clínica-escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As queixas que surgem nos diversos contextos clínicos são bastante semelhantes e, em geral, observa-se a necessidade de esclarecer ao cliente sobre as mesmas para a adesão e efetividade do tratamento. No entanto, nem sempre se encontra material apropriado ao cliente, de modo que a linguagem seja acessível e, de fato, atenda às demandas do caso. 

SUMÁRIO
Parte I - Transtornos psicológicos segundo os critérios do DSM-5
Capítulo 01. Transtorno de pânico.
Capítulo 02. Transtorno de ansiedade generalizada.
Capítulo 03. Transtorno de estresse pós-traumático.
Capítulo 04. Transtorno obsessivo-compulsivo.
Capítulo 05. Fobias específicas.
Capítulo 06. Transtorno de ansiedade social.
Capítulo 07. Abuso de substâncias.
Capítulo 08. Depressão.
Capítulo 09. Transtorno bipolar do humor.
Capítulo 10. Transtornos alimentares.
Capítulo 11. Esquizofrenia.
Capítulo 12. Transtornos de controle dos impulsos.
Capítulo 13. Disfunções sexuais.
Capítulo 14. Tabagismo.

Parte II - Condições de saúde
Capítulo 15. Hipertensão arterial.
Capítulo 16. Diabetes mellitus.
Capítulo 17. Câncer.
Capítulo 18. Doenças dermatológicas.
Capítulo 19. Fibromialgia.
Capítulo 20. Estresse.

Parte III - Dificuldades comuns tratadas em psicoterapia
Capítulo 21. Adesão ao tratamento.
Capítulo 22. Raiva.
Capítulo 23. Procrastinação.
Capítulo 24. Perfeccionismo.
Capítulo 25. Ciúme patológico.
Capítulo 26. Conflitos conjugais.
Capítulo 27. Habilidades sociais.
Capítulo 28. Respiração diafragmática e relaxamento.
Capítulo 29. Mindfulness.

Sobre os organizadores

Marcele Regine de Carvalho (org.).
Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia (IP) e do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM) do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Supervisora na Divisão de Psicologia Aplicada do IP, UFRJ. Colaboradora no Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Psicoterapia e Reinserção Social (NEPIPReS/PPGP/IP/UFRJ). Coordenadora do Núcleo Integrado de Pesquisa em Psicoterapia nas Abordagens Cognitivo-Comportamentais (IPUB/NIPPACC/LABPR). Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro (ATC-Rio). Terapeuta Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

Lucia Emmanoel Novaes Malagris (org.).
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade de Campinas (PUC-Campinas). Doutora em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutora pela PUC-Campinas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicoterapia e Reinserção Social- NEPIPReS do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Membro da diretoria da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) (2015-2019). Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.

Bernard P. Rangé (org.).
Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Psicologia Teórico-Experimental pela PUC-Rio. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute, Philadelphia, EUA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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