quinta-feira, 1 de julho de 2021

O escolar


"O escolar" é mais um título da série Desenvolvimento Humano no Ciclo da Vida que você encontra aqui no Espaço Psi! Garanta os exemplares da série aqui hoje mesmo!

A criança em idade escolar é aquela que já apresenta avanços consideráveis no desenvolvimento da cognição, motricidade, linguagem e regulação emocional.

Profissionais experientes tecem comentários sobre problemas atuais e informam, dentro do melhor que a literatura científica sugere, como abordar a criança dessa faixa etária de forma a evitar déficits e aprimorar a trajetória de seu desenvolvimento, otimizando o capital mental do indivíduo e da sociedade.

Sumário:
Introdução
Parte 1
Aspectos gerais
 1. Crianças em idade escolar: atualidades
 2. Desenvolvimento das funções executivas, comportamento motor e
habilidades socioemocionais na idade escolar
 3. Avaliação multidimensional do escolar
 4. Educando mães, educando gerações
 5. O papel da nutrição no desenvolvimento do escolar
 6. Inteligência: superdotação e deficiência intelectual
 7. O aprendizado da leitura e da escrita
 8. O aprendizado da Matemática
 9. A formação da identidade de aprendiz
Parte 2
Sobre a escola para o escolar
 10. Transição para o ensino fundamental: o que muda na escola?
 11. Uma escola para todos: o foco nas diferenças individuais
 12. Atividade física e desempenho escolar
 13. Quando o escolar não aprende Matemática: cognição numérica e
discalculia
 14. Quando o escolar não aprende a leitura
 15. Novas tecnologias na educação
Parte 3
Sobre o escolar com demandas clínicas
 16. Quando o escolar tem problemas de comportamento
 17. Quando o escolar tem dificuldades em socializar
 18. O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e o escolar
 19. Quando o escolar apresenta dificuldades globais de
desenvolvimento
 20. Quando o escolar se excede no uso de recursos eletrônicos
 21. O desenvolvimento do escolar com doenças crônicas
 22. Intervenções farmacológicas no escolar
 23. Intervenções na família
 24. Intervenções cognitivas e comportamentais na escola do novo
século – menos poesia e mais eficiência

Organizadores:
- Débora Marques de Miranda
- Leandro Fernandes Malloy-Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário