sexta-feira, 4 de junho de 2021

Curso EAD: Protea-R - Sistema PROTEA-R de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista


Se você já trabalha com o Protea-R - Sistema PROTEA-R de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista o Curso EAD que você pode adquirir aqui no Espaço Psi é uma ótima maneira de aprimorar seus conhecimentos. Se não ainda não trabalha, que tal conhecer o instrumento através do Curso EAD!?

Entre em contato pelo nosso whatsapp: 16 98126-4185

O instrumento Protea-R tem por objetivo rastrear a presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do Transtorno do Espectro Autista em crianças com cerca de 24 a 60 meses de idade. A partir da observação do comportamento infantil, que ocorre por meio de situações de brincadeira livre e semiestruturada, você pode traçar um perfil de comportamento da criança, contemplando suas potencialidades e dificuldades, e indicar a presença, ou não, de risco para Transtorno do Espectro Autista.

Este curso está organizado em sete módulos que apresentam os pressupostos teóricos e empíricos do instrumento, orientações para conduta do avaliador nas entrevistas de anamnese e de devolução, bem como instruções de administração e codificação do Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal (PROTEA-R-NV), ilustradas pela apresentação de um caso clínico.⠀
Confira abaixo a programação e mais informações:

MÓDULO 1 
Sistema PROTEA-R: Apresentação do instrumento e pressupostos teóricos e empíricos
Esse módulo apresenta a estrutura do Sistema PROTEA-R, bem como os pressupostos teóricos e empíricos que embasaram o desenvolvimento desse instrumento.
 
MÓDULO 2
Entrevista de anamnese
Esse módulo contempla os diferentes aspectos envolvidos na entrevista de anamnese, com foco nas instruções da conduta do avaliador, pautadas no conceito de coparentalidade.
 
MÓDULO 3
Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal (PROTEA-R-NV): Apresentação dos itens
Esse módulo apresenta os dezessete itens que compõem o Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal. Esses itens estão divididos em três áreas: comportamentos sociocomunicativos; qualidade da brincadeira e movimentos repetitivos e estereotipados do corpo. O objetivo desse protocolo é avaliar os comportamentos envolvidos na interação da criança com o avaliador, bem como a qualidade da brincadeira.
 
MÓDULO 4
PROTEA-R-NV: Preparação do ambiente, setting de brinquedos e contextos de avaliação 
Esse módulo apresenta a preparação do ambiente e os contextos de avaliação envolvidos na administração do PROTEA-R-NV. São abordados aspectos relacionados à adequação do espaço físico e à organização do setting de brinquedos, bem como orientações referentes aos contextos de avaliação contemplados no Protocolo: brincadeira livre e brincadeira semiestruturada.
 
MÓDULO 5
PROTEA-R-NV: Orientações para conduta do avaliador
Esse módulo apresenta, de forma detalhada, aspectos referentes à administração de uma sessão de avaliação do PROTEA-R-NV, com foco nas orientações de conduta do avaliador.
 
MÓDULO 6
PROTEA-R-NV: Instruções de codificação e interpretação dos resultados
Esse módulo está dividido em três aulas, nas quais são abordadas instruções de codificação e interpretação dos resultados oriundos do PROTEA-R-NV. A primeira aula contempla as orientações gerais, a segunda aula aborda, especificamente, os itens críticos para identificação de risco para o TEA, por fim, a terceira aula, apresenta um caso clínico para ilustrar a codificação de cada um dos itens do PROTEA-R-NV.
 
MÓDULO 7
Entrevista devolutiva e elaboração do laudo
Esse módulo apresenta a elaboração do laudo e a entrevista devolutiva. O processo de devolução dos resultados da administração do Sistema PROTEA-R tem como objetivo integrar as informações e observações acessadas ao longo da avaliação e discuti-las com os responsáveis da criança, contemplando, quando for o caso, orientações de encaminhamento para outros profissionais.
 
Carga Horária
2h30min*

*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário