quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

EPF-TDAH - Escala de Prejuízos Funcionais - TDAH


Hoje o Espaço Psi apresenta a EPF-TDAH.

A EPF-TDAH é uma escala específica para o TDAH, que abarca prejuízos funcionais considerados típicos e relevantes para a população em questão. Ela pode ter grande utilidade para os contextos clínico e de pesquisa, constituindo-se um recurso complementar para fins de diagnóstico, planejamento e acompanhamento do tratamento.

O objetivo principal desta escala é explorar os prejuízos funcionais relacionados ao transtorno que adultos possam experimentar em nove importantes áreas do seu dia-a-dia. São elas: Acadêmica, profissional, social, afetivo-sexual, doméstica, financeira, saúde, trânsito e risco legal, sendo as três primeiras listadas como critério D no DSM-5.

A EPF-TDAH pode ser utilizada com adultos de 18 a 76 anos de idade, com diferentes níveis educacionais, de forma individual ou coletiva em aproximadamente 10 minutos.  

Sua aplicação, dura em média 10 minutos, pode ser individual ou coletiva, em indivíduos entre 17 e 76 anos de idade.

Contexto recomendado: Clínico.

Sobre as autoras:

Ana Paula Assis de Oliveira
Doutora e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016, 2011) e pós-graduação em Neuropsicologia pela Universidade FUMEC (2007). Atualmente é psicóloga com atuação em consultório particular. Tem experiência na áea de Psicologia e Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, avaliação neuropsicológica e psicologia clínica.

Elizabeth do Nascimento
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000). Professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais e atualmente vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG(2014-2016). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência, personalidade, WAIS-III, psicometria, avaliação psicológica, envelhecimento. Recentemente tem se dedicado a temas em saúde ocupacional. É pesquisadora CNPq.

* Material não restrito a psicólogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário