quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

EAC-IJ - Escala de Autoconhecimento Infanto Juvenil


Hoje o Espaço Psi apresenta a EAC-IJ - Escala de Autoconhecimento Infanto Juvenil. Você pode adquirir a sua coleção aqui!

O objetivo da EAC-IJ é avaliar com precisão os diferentes níveis de autoconceito de crianças e jovens.

Destina-se a crianças e Adolescentes, com idade de 8 a 16 anos. 

Sua aplicação é individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 5 a 10 minutos.

Verifica a interação entre a pessoa e o seu meio ambiente durante seu processo de construção social e ciclo de vida, acompanhado de uma avaliação de suas capacidades, realizações, experiências e representações em diferentes contextos sociais com os quais interage. A escala é composta por 20 frases, divididas em autoconceito pessoal, autoconceito escolar, autoconceito familiar e autoconceito social. O jovem assinala a frequência com que o determinado comportamento acontece em sua vida. A correção é realizada pela avaliação quantitativa e qualitativa.
Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade e sexo.

Sobre os autores:

Fermino Fernandes Sisto
Pedagogo, Doutor em Pedagogia, Livre-Docente em Psicologia do Desenvolvimento, Professor aposentado do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educacao da Universidade Estadual de Campinas e Professor da graduacao e de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Sao Francisco.

Selma de Cassia Martinelli
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educacao. Professora do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educacao da Universidade Estadual de Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário