quarta-feira, 29 de maio de 2019

Na Sala de Análise - Antonino Ferro


Dentro de alguns dias o Espaço Psi receberá a nova edição do livro Na Sala de Análise. Você já pode entrar conosco para deixar exemplar reservado. Avisamos você, assim que chegar, para vir buscar o seu.

Este texto desenvolve o conceito de “campo analítico”, que tem suas origens no pensamento de Bion e dos Baranger, propondo sobre ele uma interpretação original. Assim, revisita algumas das temáticas de base da psicanálise, como os critérios de analisabilidade e fim da análise, as transformações que ocorrem durante as sessões, os impasses e as reações terapêuticas negativas, a sexualidade e o setting.

São, então, expostos alguns dos temas específicos do autor: a exploração dos muitos modos pelos quais podem ser entendidos os personagens que emergem durante a sessão, os sinalizadores contínuos que o paciente fornece das turbulências emotivas do campo, entre outros.

Esse percurso é realizado por meio de uma narração clínica escolhida como o modo mais eficaz para transmitir uma complexa teoria da “mente em relação”, que, a partir da dimensão protomental, leva ao desenvolvimento e à expansão do pensável pelos dois membros da dupla analítica.

Conteúdo
Apresentação: Eugenio Gaburri
Prefácio à edição brasileira: Izelinda Garcia de Barros
1. Critérios de analisabilidade e término de análise: um vértice radical
2. Exercícios de estilo
3. O diálogo analítico: mundos possíveis e transformações no campo analítico
4. Oscilando ao longo do eixo PS-D das interpretações no campo das transformações
5. O impasse: Hänsel, Gretel e a bruxa no forno
6. Sexualidade e agressividade: vetores relacionais e narrações
7. O “narrador” e o medo: reflexões a partir do perturbador de Freud
Apêndice. Os quadrantes do setting
Posfácio: Dina Vallino Macciò
Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário