quinta-feira, 9 de maio de 2019

Infância, Vínculos e Diversidade Profissional - Espaços para interlocução

Mais um lançamento que você pode adquirir aqui no Espaço Psi!!!! Interessante leitura para aqueles que trabalham com a infância! Venha buscar seu exemplar!!!


"Por meio do relato das experiências vivenciadas em diversos cenários profissionais, este livro aponta a importância da construção da subjetividade e das múltiplas interações da criança com as pessoas do seu convívio para o entendimento de temas como a neuroplasticidade, o momento do diagnóstico e a intervenção oportuna. É leitura essencial para todos os que se interessam pela integralidade dos cuidados direcionados à criança."
Dra. Rosa Resegue, pediatra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

"Com inúmeros casos em leitura fluente, viva, de memórias e despertares, dando voz à emoção de cada profissional e seus olhares, cenários, pensamentos, este livro provoca no pediatra um reconhecimento de sua responsabilidade quanto às questões psíquicas da criança como sujeito."
Dra. Anete Colucci, pediatra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Agradecimentos
Prefácio Victor Guerra
Introdução

Parte I: Interlocução com a observação de bebês
1. Observação psicanalítica e ressonância no grupo de supervisão como um espaço para integração na relação pais-bebês: favorecendo o nascimento da vida mental e modulando encontros entre o interno e o externo
Mariângela Mendes de Almeida, Lilian Finkelstein e Nathalia Teixeira Caldas Campana
2. O impacto emocional da observação de bebê no observador e na relação mãe-bebê
Maria Cecília Pereira da Silva, Denise Serber e Maria Teresa Ferriani Nogueira
3. Construção de demanda junto aos pais em um caso de bebê com risco de autismo
Lilian Finkelstein

Parte II: Interlocução com a educação
4. Abordagem trialógica Tempo-Lineare: trabalho terapêutico preventivo com crianças de 0 a 5 anos e seus pais
Jeanne Magagna
5. Um olhar pedagógico para o atraso do desenvolvimento global
Elisete Alves Matias Dias e Flora Marques de Azevedo Giannini
6. A importância do orientador escolar na prevenção dos transtornos iniciais do desenvolvimento infantil
Ana Maria Franklin Gonçalves e Flora Marques de Azevedo Giannini

Parte III: Interlocução com a saúde hospitalar
7. Contribuições do método de observação da relação pais-bebê para o atendimento de uma criança com câncer
Nathalia Teixeira Caldas Campana
8. Interfaces entre o físico e o psíquico: o olhar relacional pais-bebê/criança na formação dos médicos e profissionais de saúde
Ida Bechelli de Almeida Batista e Mariângela Mendes de Almeida

Parte IV: Interlocução com intervenções multiprofissionais
9. O papel do fisioterapeuta no contexto da relação mãe-bebê
Thais Oliveira Feliciano
10. O pediatra como educador
Mônica Ayres de Araújo Scattolin
11. Psicose, família e inclusão escolar: uma discussão a partir do relato de um acompanhamento terapêutico
Nathalia Teixeira Caldas Campana

Parte V: Interlocução com a família
12. Sobre análise de criança pequena: relato de uma experiência
Sônia M. C. Marchini
13. Consultas terapêuticas conjuntas pais-crianças: um continente para momentos de crise?
Ana Rosa C. de A. Pernambuco
14. Grupo terapêutico com crianças e o trabalho de vínculo com os pais
Carla Lam

Parte VI: Interlocução com a clínica dos transtornos alimentares
15. O self aprisionado: desdobramentos no processo psicanalítico (compreender o self aprisionado: um jeito diferente de domesticar)
Jeanne Magagna
16. O fantasma adormecido: um trabalho com pais-bebê numa situação de dificuldade alimentar
Stephania Batista Geraldini
17. Metáfora e matriz: dificuldades alimentares infantis como janela clínica dos transtornos na relação pais-bebê
Mariângela Mendes de Almeida

Parte VII: Interlocução com a clínica pais-bebê
18. Redes de sentido: evidência viva na intervenção nas relações iniciais com pais e crianças
Mariângela Mendes de Almeida, Magaly Miranda Marconato Callia e Maria Cecília Pereira da Silva
19. Embalando o choro de pais e bebês: a demanda por uma escuta em rede
Maria Cecília Pereira da Silva e Mariângela Mendes de Almeida
20. Cada um no seu lugar: intervenção na relação de uma mãe com as suas duas filhas
Maria Teresa Ferriani Nogueira e Stephania Batista Geraldini
21. Embalando a relação pais-bebê: oferecendo continência às fantasias parentais
Maria Cecília Pereira da Silva
22. Sobre o lugar e o limite da intervenção com crianças pequenas
Luísa de Azevedo Costa Nogara

Parte VIII: Interlocução com a clínica do autismo
23. Entre o brincar do bebê e o brincar da criança autista
Camila Saboia
24. Trabalho analítico no vínculo pais-bebê e a possível mudança no percurso psicoafetivo
Julia Sousa Martin
25. Considerações sobre a inclusão do olhar analítico na rede de cuidados aos transtornos do espectro do autismo: disrupção e integração
Mariângela Mendes de Almeida e Maria Cecília Pereira da Silva
26. Sobre brilho nos olhos e mudança psíquica: evocações a partir da clínica psicanalítica dos transtornos do espectro do autismo
Mariângela Mendes de Almeida
27. Uma paixão entre duas mentes: a função narrativa
Maria Cecília Pereira da Silva

Anexos: Sistematizações facilitadoras para o trabalho com pais, bebês e crianças
A. O bservação psicanalítica da relação mãe-bebê na família – modelo Esther Bick
B. Resumo da grade de indicadores de intersubjetividade no primeiro ano de vida, de Victor Guerra
C. Parâmetros para diagnóstico de problemas de desenvolvimento – janelas clínicas de Daniel Stern
D. Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI), de Kupfer, Jerusalinsky, Bernardino, Wanderley, Rocha, Molina, Lerner
E. Pequeno sumário acerca dos indicadores de risco de desenvolvimento atípico a partir de pesquisas de Muratori e Maestro: uma contribuição para profissionais em contato com a primeira infância
F. O s sinais de sofrimento precoce segundo Graciela Cullere-Crespin
G. Elementos técnicos na intervenção pais-bebê/criança, por Tessa Barandon e colaboradores (Anna Freud Centre – Londres)

Referências
Sobre as autoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário