segunda-feira, 22 de junho de 2015

Inteligência: Colúmbia e R-2 & Atenção: BPA e D2

No dia 27 de junho (sábado) o Espaço Psi vai oferecer os cursos: Escala de Maturidade Mental Colúmbia e R-2 Teste não Verbal de Inteligência para Crianças, pela manhã. No período da tarde, serão ministrados os cursos: BPA - Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção e Teste D2 - Atenção Concentrada.

Segue um breve resumo sobre os testes de inteligência que serão apresentados no período da manhã, pela psicóloga Lívia Loosli:


Escala de Maturidade Mental Colúmbia
Editado pela Pearson/Casa do Psicólogo, o instrumento fornece uma estimativa da capacidade de raciocínio geral de crianças (3 anos e 6 meses a 9 anos e 11 meses). Avalia, especialmente, capacidades que são importantes para o sucesso na escola, principalmente as capacidades para discernir as relações entre os vários tipos de símbolos.


R-2 - Teste não Verbal de Inteligência para Criança
Editado pela Vetor Editora, tem por objetivo avaliar o fator G de inteligência de crianças com idades entre 5 a 11 anos. A aplicação é individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 8 minutos.

O teste é composto por 30 pranchas com figuras coloridas de objetos concretos e abstratos, que devem ser aplicadas de acordo com sua numeração. A criança escolhe a opção que será registrada pelo aplicador na folha apropriada. A correção é realizada pelo total de acertos, pela avaliação quantitativa e qualitativa, considerando os diferentes tipos de raciocínio exigidos para responder cada item do teste.

Agora um breve resumo sobre os testes de atenção que serão apresentados pela psicóloga Iara de Moura Engracia Giraldi no período da tarde:

BPA - Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção
Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA), editada pela Vetor Editora é destinada a pessoas com idades variando entre 6 e 82 anos, de ambos os sexos e com diferentes níveis de escolaridade.


Tem como objetivo realizar uma avaliação da capacidade geral de atenção, assim como uma avaliação individualizada de tipos de atenção específicos, quais sejam:

Atencão Concentrada: Indica a capacidade de uma pessoa em selecionar apenas uma fonte de informação diante de vários estímulos distratores em um tempo pré-determinado; 

Atenção Dividida: Indica a capacidade de uma pessoa para procurar dois ou mais estímulos simultaneamente em um tempo pré-determinado, sendo que os mesmos estão distribuídos aleatoriamente entre vários distratores;


Atenção Alternada: Indica a capacidade de uma pessoa em focar sua atenção e selecionar ora em um estímulo, ora outro, diante de vários estímulos distratores por um determinado período de tempo.
  
Com aplicação individual ou coletiva. Há um tempo específico para cada teste que compõe a BPA, mas no geral, o tempo total de aplicação da bateria não excede os 20 minutos, sendo 2 minutos para responder o teste de Atenção Concentrada, 4 minutos para o de Atenção Dividida e 2 minutos e 30 segundos para o Atenção Alternada. A sequência de aplicação deve seguir a ordem utilizada para a construção da BPA, ou seja, primeiro deve ser aplicado o Atenção Concentrada, depois o Atenção Dividida e, por fim, o Atenção Alternada. 

Teste D2 - Atenção Concentrada
O D2, editado pela Cetepp, visa a avaliação da atenção concentrada visual e, em sentido mais amplo, da capacidade de concentração. Destina-se a sujeitos de 9 a 52 anos. Utilizado na avaliação da aptidão para dirigir veículos e para outras profissões que exijam concentração e atenção visual. Indicado também para diagnóstico na área clínica, escolar e do desenvolvimento, para seleção profissional e experiências psicofarmacológicas.
Gasta 8 minutos incluindo as instruções. A aplicação pode ser individual ou coletiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário