sábado, 30 de julho de 2011

Espaço da Entrevista: Suad Haddad de Andrade


Suad Haddad de Andrade é psicóloga e psicanalista didata pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto, ambas filiadas à IPA.

Desde 2009, a Clínica de Psicologia Suad Haddad de Andrade oferece aos psicólogos e psicanalistas o Curso de Extensão “Psicoterapia de Orientação Psicanalítica”.

O curso propicia aos alunos um intenso contado com as teorias psicanalíticas, visitando vários autores: Freud, Klein, Bion, Winnicott, Meltzer, Ogden, entre outros. Também oferece a oportunidade de pensar a técnica utilizada na psicoterapia de orientação psicanalítica. E ainda permite ao aluno conhecer o pensamento teórico e o manejo clínico de vários psicanalistas membros da SBPRP, através de seminários clínicos no consultório dos mesmos.

Em entrevista ao Espaço Psi, Suad nos fala um pouco mais a respeito de seu percurso profissional e do curso.

Espaço Psi: Por favor, gostaria que senhora contasse como foi seu percurso profissional.

Suad: Meu percurso – Eu me formei em Filosofia pela USP em S. Paulo, em 1955. Nesta época não existia ainda o curso de psicologia e nem a profissão de Psicólogo. Mas eu trabalhei desde então como psicóloga em consultório e no Serviço Social de Menores, do Estado. Quando foi aprovada a profissão eu já estava nela. Meu número do CRP é 798. E desde então estou nesta tarefa. Em 1970, casada e com filhos, fui fazer a formação psicanalítica. Eu morava em S. Paulo. Em 1977, já tendo completada a formação nos mudamos para Ribeirão Preto.

Havia um grupo de psicanalistas aqui em Ribeirão e começamos a pensar numa sociedade. A IPA aprovou e começamos a nos organizar. Desde então a Sociedade vem crescendo com muito boa qualidade.

Espaço Psi: Fale um pouco a respeito da Clínica de Psicologia Suad Haddad de Andrade.

Suad: A Clínica de Psicologia surgiu naturalmente, por sugestão dos meus contadores. As especificações que foram dadas a ela vieram a ser fundamentais para a criação do curso de Psicoterapia de Orientação Psicanalítica. Quando fui consultá-los sobre o curso, como deveria fazer para ser autorizada, etc., vimos que ele já estava previsto.

Foi fácil então começarmos.

Espaço Psi: Agora, nos conte sobre o curso de extensão “Psicoterapia de Orientação Psicanalítica”. Como surgiu a idéia de oferecê-lo, a quem se destina e qual objetivo do curso.

Suad: Quando deixei as funções burocráticas na Sociedade de Psicanálise pude ter mais contato com os psicólogos da cidade e da região. Percebi então que um curso de psicoterapia precisava ser criado. Tomei conhecimento com vários colegas de outras cidades sobre a tarefa, e nos animamos. Tentamos nas faculdades um curso de especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica e não conseguimos. Resolvemos, então, eu e mais 20 colegas psicanalistas, criarmos o curso por nossa conta. E daí foi.

O objetivo do curso é oferecer aos psicólogos e médicos uma visão da dinâmica interna e da técnica do vértice psicanalítico. Não se trata de transformá-los em psicanalistas, mas ajudá-los a pensar de uma outra maneira para que possam fazer então suas escolhas profissionais.

Espaço Psi: A programação do curso se dá por módulos, como eles se estruturam.

Suad: Começamos com um primeiro ano onde os conceitos teóricos básicos são oferecidos, do vértice de seu desenvolvimento; também aulas de teoria da técnica com os textos básicos. E depois seminários clínicos semanais em pequenos grupos. A originalidade são os seminários clínicos, que são dados por vários psicanalistas, nos seus próprios consultórios. Este revezamento quase mensal é muito produtivo.

Depois os alunos pediram um segundo ano de curso e ai então nos detivemos mais nos autores, e também num apanhado sobre terapia de crianças e de adolescentes. Acabamos criando o terceiro ano, que não estava previsto, mas tem sido muito produtivo.

Espaço Psi: Para finalizar, fale sobre o corpo docente.

Suad: O corpo docente é de psicanalistas. Temos também um psicólogo especializado na parte Jurídica que dá algumas aulas para que os profissionais possam lidar com estas questões no consultório. Temos também aulas com um Psiquiatra de adultos e um Psiquiatra Infantil, ambos muito familiarizados com a visão psicanalítica, e que orientam os profissionais do curso a como recorrer aos médicos.

Para saber mais a respeito da Clínica de Psicologia Suad Haddad de Andrade e do curso de extensão “Psicoterapia de Orientação Psicanalítica” acesse o site www.cursosuad.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário