quarta-feira, 5 de julho de 2023

Z-Teste Coletivo e Individual - Técnica de Zulliger


O
ESPAÇO PSI hoje apresenta: Z-Teste Coletivo e Individual - Técnica de Zulliger.

Principais Vantagens:
Administração, classificação e interpretação específica para cada um dos procedimentos (Coletivo e Individual)
Consistente fundamentação teórica e de fácil utilização
Sistema de Apuração Informatizada

Público Alvo
A partir de 17 anos de idade.

Contexto
Clínico, Organizacional, Porte de Armas e Concurso público.

Aplicação
Pode ser aplicado de maneira individual e coletiva, com até 30 pessoas.

Os procedimentos de administração coletiva e administração individual se diferenciam entre si. Entretanto, os critérios adotados para a classificação das verbalizações em respostas, localizações, determinantes, conteúdos e fenômenos especiais, são os mesmos para ambas as modalidades. A interpretação em seus princípios básicos segue a mesma linha.

Na administração do teste de Zulliger, são utilizados 3 pranchas de estímulos. Durante a aplicação individual, deve-se utilizar os cartões impressos, enquanto na aplicação coletiva, as mesmas pranchas serão utilizadas de forma projetadas, seguindo as diretrizes especificadas no manual. 

Observações:
– Devem ser utilizados os três cartões com as figuras, em perfeitas condições, sem outras manchas consequentes do tempo de não utilização, ou mesmo por outras razões;
– Na administração forma coletiva, diferentemente da individual, a verbalização assim como o mapeamento das respostas é registrada pelo examinando. Isto é, quem escreve é o examinando.

Correção Informatizada
As licenças de correção estão inclusas na compra da Coleção Completa e do Conjunto de blocos de respostas (75 folhas). As licenças não estão inclusas nos blocos de aplicação, tabulação ou localização (25 folhas).

Normatização
A orientação do trabalho de Cícero é de caráter empírico, o que lhe dá sustentação de legitimidade científica, baseada numa grande amostra (N=4.012) de sujeitos normais de várias regiões do país analisada estatisticamente por João Alchieri. O manual enfatiza que a interpretação dos resultados do Zulliger não consiste simplesmente na tradução dos escores estatísticos em termos psicológicos, mas que a intelecção psicológica dos resultados exige um pensar mais profundo da estrutura e da dinâmica da personalidade humana. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário