segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Nise da Silveira

Nossas dicas de hoje são uma homenagem à médica psiquiatra Nise da Silveira, que nasceu em 15 de fevereiro de 1905 e morreu aos 94 anos.


Nossa 1° dica é: aproveite o carnaval para assistir ao filme "Nise - o coração da loucura", que narra de forma muito sensível a enorme contribuição que ela trouxe aos métodos de tratamentos psiquiátricos no Brasil. 

Nossa 2° dica: é o livro “Imagens do Inconsciente”, que você pode adquirir aqui no Espaço Psi.

Um pouco sobre Nise da Silveira: 

Ela era contra os tratamentos da época, tais como, eletrochoques e lobotomias. Lutou para introduzir na psiquiatria métodos humanizados para o tratamento dos pacientes, encontrando na arte uma grande aliada para pudessem expressar seus sentimentos. Alguns de seus pacientes tiveram suas produções reconhecidas pela qualidade estética, além de terem obtido resultados positivos em sua recuperação. 

Em 1952 Nise inaugura o Museu de Imagens do Inconsciente, aonde se encontram expostas as obras de seus pacientes. E em 1956 cria a instituição Casa das Palmeiras, para desenvolver um trabalho de reabilitação sem internação, priorizando o processo criativo e afetivo dos pacientes.

Nise se correspondia com C. G. Jung. Ela relatou a Jung por carta o tratamento que desenvolvia com seus pacientes, enviando fotos de desenhos realizados por eles. Se tornou uma das principais precursoras das práticas junguianas no Brasil e formou o Grupo de Estudos C. G. Jung.

Nenhum comentário:

Postar um comentário