segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

PROTEA-R - Sistema de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista


Dia 29 de fevereiro de 2020 (sábado) o Espaço Psi receberá a Psicóloga Carolina Magro de Santana Braga para ministrar o mini-curso Transtorno do Espectro Autista: aspectos neuropsicológicos e clínicos

Aqui você também encontro vários instrumentos de avaliação do transtorno do espectro autista.

Hoje você vai poder saber um pouco sobre o PROTEA-R - Sistema de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista:

O Sistema está dividido em três eixos: (1) Entrevista de anamnese; (2) Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal (PROTEA-R-NV); e (3) Entrevista devolutiva.

É um instrumento interdisciplinar que sistematiza as entrevistas com os responsáveis e a observação clínica do desenvolvimento infantil, através de situações semiestruturadas de brincadeira, com o objetivo de rastreamento da presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Pode ser aplicado em crianças em torno de 24 a 60 meses de idade, especialmente àquelas não verbais, com suspeita de TEA e outros transtornos da comunicação.

Sua aplicação é individual, sem limite de tempo. É composto por entrevista de anamnese com os pais ou responsáveis, três sessões de observação do comportamento infantil (com cerca de 45 minutos cada) e uma sessão de entrevista devolutiva. Para a utilização do Sistema, são necessários o livro de instruções, protocolo de registro, kit de brinquedos e um gravador de vídeo (sugestão).

Sobre as autoras

Cleonice Alves Bosa
Profa. Titular e psicóloga clínica do programa de Pós-graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS e Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psiquiatria, Universidade de Londres (Reino Unido). Coordenadora e supervisora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Transtornos do Desenvolvimento (NIEPED) e Centro Multidisciplinar de Avaliação em Autismo (CEMA; Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde (CIPAS/UFRGS). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Jerusa Fumagalli de Salles
Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, Professora Associada do Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Nenhum comentário:

Postar um comentário