quarta-feira, 3 de abril de 2019

Duas dicas de leitura sobre Autismo


Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de início precoce, curso crônico e caracterizado principalmente por desvio qualitativo no desenvolvimento da sociabilidade e por padrões de comportamentos alterados. O rastreamento na primeira infância é fundamental, pois o atendimento adequado leva à diminuição dos riscos e aumenta as chances de melhor prognóstico. A variabilidade na apresentação clínica do TEA é ampla, impactando em maior ou menor grau diversas áreas do desenvolvimento. 

Compreender essa variabilidade é um dos principais desafios para o diagnóstico do TEA, portanto é fundamental preparar os profissionais da saúde para identificação e avaliação dos seus sinais e sintomas dos aspectos do desenvolvimento e do funcionamento familiar. 

Instrumentalizar o profissional para a prática clínica nesse campo é urgente, principalmente porque nas últimas décadas houve um aumento na taxa média de TEA na população geral e, mais recentemente, a instituição de políticas públicas nacionais voltadas para o TEA tem aumentado a demanda de avaliação diagnóstica e de tratamento 

Atento à importância do tema, este livro traz textos atualizados e adequados à realidade brasileira, escrito por grandes especialistas em TEA, para auxiliar na formação e no aprimoramento da prática de profissionais interessados no psicodiagnóstico e na avaliação neuropsicológica do TEA. 

Sumário

Parte I.
1. Conceituação do Transtorno do Espectro Autista: definição e epidemiologia.
2. Perfil cognitivo e comportamental do Transtorno do Espectro Autista.
3. Psicodiagnóstico em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.
4. A prática de supervisão em avaliação psicológica em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.

Parte II.
5. Avaliação sociocomunicativa nos casos de suspeita de autismo: diretrizes para a hora lúdica diagnóstica. 
6. Linguagem compreensiva, expressiva e pragmática no Transtorno do Espectro Autista.
7.  Cognição social no Transtorno do Espectro Autista.
8. Funcionamento adaptativo no Transtorno do Espectro Autista: conceito e formas de avaliação.
9. Avaliação da inteligência em crianças com Transtorno do Espectro Autista.
10. Funções neuropsicológicas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.
11. Funções executivas: definição do construto, principais alterações no Transtorno do Espectro Autista e instrumentos de       avaliação no contexto nacional.
12. Funções sensório-motoras em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.

Parte III.
13. Escolha dos instrumentos e técnicas de avaliação para Transtorno do Espectro Autista na Unidade de Referência Dr.           Marcos Tomanik Mercadante (CAIS/Santa Casa-SP).
14. A escolha de instrumentos de avaliação multiprofissional para o ambulatório do Programa do Transtorno do Espectro       Autista (Hospital das Clínicas, São Paulo).
15. Avaliação diagnóstica para Transtorno do Espectro Autista: uma discussão de caso clínico.
16. Relato de caso clínico: avaliação psicológica compreensiva de um adolescente com autismo.
17. Relato de caso clínico: o processo de elaboração parental do diagnóstico de autismo.

Organizadoras

Cleonice Alves Bosa: Professora associada e psicóloga clínica do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS e doutora em Psicologia pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres (Reino Unido). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Transtornos do Desenvolvimento (NIEPED) e do Centro Multidisciplinar de Avaliação em Autismo (CEMA), da UFRGS. Atua como docente nos diferentes níveis de ensino.

Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira: Professora do programa de pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da mesma instituição. Psicóloga pela Universidade de Havana, mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Saúde pela UFSC. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Especialista em análise do comportamento, avaliação e intervenção de psicopatologias na infância e adolescência, com ênfase em autismo, deficiência intelectual e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade/Impulsividade. 


Transtorno do Espectro Autista 


Inaugurando a coleção "Avanços em Psicoterapia: Prática Baseada em Evidências", oferecemos esta obra destinada aos psicólogos, médicos, professores e estudantes que atendem pacientes acometidos pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O livro aborda a etiologia, diagnóstico, evolução e comorbidades mais comuns do TEA por meio de descrições das intervenções comumentes utilizadas, expondo desde tratamentos tradicionais, até os complementares e alternativos - psicossociais, farmacológicos, educacionais e treinos de habilidades sociais.
Também são explorados os aspectos mais frequentes da prática clínica, com exemplos de casos reais, de maneira a facilitar o trabalho do profissional em seu dia-a-dia. 

Compondo a obra, há uma revisão dos critérios diagnósticos apresentados pelos manuais DSM-5 e CID-10 e elucidações acerca das diferenças e mudanças de nomenclatura que foram instauradas ao longo dos anos.

Durante a leitura, o profissional encontrará caminhos para realizar e/ou confirmar de maneira eficaz um diagnóstico fidedigno, além de exemplos detalhados sobre tratamentos fundamentos em evidências clínicas.

Desta forma, podemos considerar a obra como um guia completo que auxilia os profissionais com orientações para o diagnóstico e acompanhamento do TEA. 

Sumário
1. Descrição
2. Teorias e modelos para o TEA
3. Diagnóstico e indicação de tratamento
4. Tratamentos para os sintomas principais e associados do TEA
5. Referências
6. Apêndice: Associações e recursos

Autores

Lisa Joseph: Psicóloga clínica infantil. Completou seu estágio de pós-doutorado na Brown University e na Unidade de Neurociência Pediátrica e Desenvolvimental do Instituto Nacional do Programa de Pesquisa Interna de Saúde Mental em Bethesda, MD, trabalhando com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do desenvolvimento. Seus interesses de pesquisa incluem comportamentos repetititvos e diagnóstico diferencial. 

Latha Soorya: Psicóloga clínica e professora assistente de psiquiatria do Centro de Avaliação, Pesquisa e Tratamento de Autismo na Rusch University Medical Center (RUMC), Chicago, IL. É pesquisadora com expertise em avaliação e intervenções comportamentais baseadas em evidências para indivíduos com TEA. Seus interesses de pesquisa estão focados na eficácia de tratamentos ambulatoriais para indivíduos com TEA. 

Audrey Thurm: Psicóloga infantil e pesquisadora na Unidade de Neurociência Pediátrica e Desenvolvimental do Instituto Nacional do Programa de Pesquisa Interna de Saúde Mental em Bethesda, MD. Seu foco de pesquisa é o TEA, especificamente o diagnóstico precoce. Seus estudos de investigação incluem a história natural do autismo e as desordens genéticas relacionadas, bem como os estudos de crianças em risco de desenvolver o TEA.


Revisão Técnica

Lisandra Borges: Psicóloga, psicopedagoga, Mestre (2012) e Doutora (2015) em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (conceito Capes 6). Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental LAPSAM III/USF. Desenvolve pesquisas sobre saúde mental de crianças e adolescentes; construção e adaptação transcultural de instrumentos psicológicos; depressão e suicídio em crianças. Coordenadora terapêutica na clínica Fenix (moradia assistida para autistas severos). Atualmente é professora do curso de graduação e coordenadora da pós-graduação lato sensu em Psicologia na Universidade São Francisco.

Dr. Luiz Fernando Longuim Pegoraro: Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, título de especialista em Psicologia Clínica e em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. Possui especialização em Saúde Mental da Criança e do Adolescente (Unicamp), especialização em Neuropsicologia (USP), mestrado e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente (Unicamp). Atualmente, coordena, supervisiona e ministra aulas aos treinamentos em avaliação psicológica, psicoterapia comportamental e reabilitação nos ambulatórios/enfermaria de psiquiatria da Unicamp. Atua como professor das disciplinas de psicopatologia geral, psicopatologia infantil e neuropsicologia do curso de psicologia da Universidade de São Francisco (USF).

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