terça-feira, 25 de setembro de 2018

BDEFS - Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley



*Material NÃO restrito a psicólogos, que você já pode adquirir no Espaço Psi! Entre em contato!

A Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley (BDEFS) se propõe a avaliar os possíveis déficits das funções executivas nas atividades cotidianas. Entre as funções avaliadas estão:
- Gerenciamento de tempo;
- Organização e resolução de problemas;
- Autocontrole;
- Automotivação;
- Autorregulação de emoções.

Com uma forte base teórica, o material se classifica padrão ouro, sendo um grande aliado para estudos e trabalhos acadêmicos. A escala de autorrelato é destinada a adultos entre 18 e 70 anos, sendo não restrita e podendo ser aplicada de forma individual ou coletiva.

Principais vantagens:
Escala fácil e rápida de ser aplicada;
Maior liberdade ao aplicador, pois fornece uma versão longa e uma versão curta;
Possibilita correlacionar alguns comportamentos com o TDAH;
Possibilita complementar a avaliação de diferentes profissionais.

Material (Coleção):
01. Manual;
01. Bloco com 20 folhas de respostas (versão longa); 
01. Bloco com 20 folhas de respostas (versão curta).

Tempo de aplicação:
Cerca de 15 a 20 minutos para a versão longa e 5 minutos, em média, para a versão curta. Não havendo tempo limite.

Adaptadores (Padronização brasileira)
Victor P. Godoy: Psicólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do Laboratório de Investigações em Neurociência Clínica (LINC) da Faculdade de Medicina da UFMG ligado ao Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular. Foi bolsista de iniciação científica pelo Programa Jovens Talentos para a Ciência (CAPES - PJTC 2015-2016). É colaborador da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) desde Março de 2015 e atualmente é Presidente da Comissão Jovem (SBNp Jovem). É monitor bolsista de Avaliação Psicológica selecionado pelo Programa de Monitoria de Psicologia da UFMG desde Setembro de 2016. É estagiário do Instituto ILUMINA onde auxilia em processos de avaliação neuropsicológica e em terapia cognitivo-comportamental. Tem interesse em adaptação, validação e normatização de instrumentos voltados para avaliação neuropsicólogica; modelos neurocognitivos; Neurociência aplicada e básica; investigação da relação entre funções executivas e psicopatologias; e intervenções clínicas baseadas na Neuropsicologia Cognitiva e em Terapia Cognitivo-Comportamental.

Paulo Mattos: Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador da Disciplina de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFRJ (2005 até o presente). Pesquisador do Instituto Dor de Pesquisa e Ensino (2011 até o presente). 

Leandro F. Malloy-Diniz: Psicólogo formado pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FAFICH-UFMG. Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Atualmente é Professor Adjunto  do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina (FM) da UFMG. Pertence ao quadro de orientadores permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e de Medicina Molecular na FM-UFMG.É orientador colaborador do PPG em Ciências dos Esportes da EEFTO-UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia nos biênios 2012-2013 e 2013-2015. É membro fundador e atual presidente da Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual. 

Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185

Nenhum comentário:

Postar um comentário