sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Sobre Memória

Neuropsicologia
Módulo I - Memória
Spedo CT; Rivero T, Ribeiro GNA, Bertini I.

Nos humanos, o comportamento é o fruto da interação entre os genes e o ambiente. O comportamento humano é alterado através dos mecanismos de memória e aprendizagem (Kandel E R, Schwartz JH, Jessell TM, 2003). Aprendizagem é o processo no qual a informação é adquirida, é o modo de adquirimos conhecimento sobre o mundo; ela constitui o contexto em que a informação é codificada e armazenada na memória. A memória é o processo no qual o conhecimento é codificado, retido e recuperado.  Trata-se da capacidade de reter uma informação e depois utilizá-la para propósitos adaptativos (Lezak, 2004). Codificar refere-se ao processamento da informação que será armazenada. O modo como a informação é retida e evocada é que determina o tipo de memória (Kandel E R, Schwartz JH, Jessell TM, 2003). Assim, os processos de aprendizagem e de evocação envolvem padrões complexos (Ranjith N, Mathuranath PS, Sharma G, Alexander A, 2009; Kandel E R, Schwartz JH, Jessell TM, 2003). Dentre os métodos de aprendizagem elementares, podemos citar os processos de habituação, sensibilização e condicionamento clássico. São formas simples de aprendizagem implícita que alteram a efetividade das conexões sinápticas que compõem as vias que medeiam o comportamento (Kandel E R, Schwartz JH, Jessell TM, 2003).
A eficácia da memória depende do funcionamento intacto de algumas regiões do cérebro, incluindo aquelas que são mais susceptíveis a danos ou síndromes. Além disto, reconhece-se que algumas condições neurológicas e psiquiátricas podem causar declínio nas funções mnésicas. A memória não pode ser considerada como um processo unitário; ela consite em várias facetas, processos e mecanismos neurais (Strauss E; Sherman EMS; Spreen O; 2006).
A falta de consenso entre as teorias acerca do funcionamento da memória, bem como as variedades de suas manifestações patológicas, comumente resulta na disparidade do uso do termo memória para identificar diferentes processos mentais,  podendo causar confundimento (Lezak, 2004).
Além disto, o estudo do funcionamento da memória e dos processos de aprendizagem são temas discutidos no campo da neuropsicologia.  O modo como ocorre a aquisição de novos conhecimentos, seu armazenamento, sem perda, tem sido o grande interesse dos pesquisadores que procuram estudar os aspectos envolvidos nos mecanismos de formação da memória e na sua correlação com a aprendizagem, principalmente no que se refere à atividade escolar.
Estas e outras várias questões que presencialmente serão mostradas motivaram-nos ao oferecimento deste curso, objetivando introduzir conceitos sobre como se faz uma avaliação da memória, das suas facetas e funcionamento, suas síndromes e hipóteses diagnósticas, as diretrizes e de como podemos contribuir para melhorar a qualidade de vida ou no processo de ensino-aprendizagem (quando o público-alvo se tratar de crianças).

Referências Bibliográficas:
KANDEL E R, SCHWARTZ JH, JESSELL TM. Princípios da neurociência. Manole editor, 4ed. São Paulo. p:1247-1254; 2003.
LEZAK, MD, HOWIESON, D.B, LORING, DW. Neuropsychological Assessment (4th ed.) New York. Oxford University Press, 2004.
 RANJITH N, MATHURANATH PS, SHARMA G, ALEXANDER A. Qualitative aspects of learning, recall, and recognition in dementia. Ann Indian Acad Neurol [serial online] 2010 [cited 2012 Jan 2];13:117-22. Disponível em: http://www.annalsofian.org/text.asp?2010/13/2/117/64639
STRAUSS E, SHERMAN EMS, SPREEN O. A compendium of neuropsychological tests: administration, norms, and commentary, 3rd ed. New York: Oxford University Press; p.678, 2006,

Sobre as autoras:

Carina Tellaroli Spedo
Mestre em ciências médicas, área de atuação em neurologia. Atualmente é doutoranda do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP-USP. Cursando especialização em Neuropsicologia. Atua nas seguintes áreas: avaliação neuropsicológica de pacientes com doenças autoimunes, chagásicos, adaptação transcultural e propriedades psicométricas de instrumentos de medida cognitiva.

Thiago Rivero
Neuropsicólogo, pós-graduando em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Psicólogo Colaborador do Departamento de Psicobiologia/UNIFESP, trabalhando há 2 anos no CPN - REAB (Centro Paulista de Neuropsicologia), serviço de avaliação e reabilitação neuropsicologica. Atualmente está pesquisando avaliação neuropsicologica da atenção em pesquisa com apoio da AFIP.

Graziela Nogueira de Almeida Ribeiro
Docente na área de Psicologia Médica do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (1994), mestrado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2003). Especialista associada da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Pesquisador e Coordenador do Research Coaching of Duke University (North Carolina, USA).

Iralúcia Maria Bertini Martins
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Ribeirão Preto - USP (1987), graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1990) e mestrado pela Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Ribeirão Preto - USP (2001). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do desenvolvimento e escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: prematuridade, mediação materna, inclusão escolar e formação de professores..

Nos dias 5 e 6 de outububro o Espaço Psi em parceria com as autoras do texto estará oferecendo o Curso Introdutório: Neuropsicologia - Módulo I - Memória. Em breve divulgaremos maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário