sexta-feira, 7 de maio de 2021

TRIACOG - Triagem Cognitiva


Apresentamos hoje um lançamento que você já pode adquirir aqui no Espaço Psi!

Descrição
A TRIACOG é um instrumento de rastreio destinado à avaliação de adultos e idosos que tenham sofrido acidente vascular cerebral (AVC e demais doenças cerebrovasculares), nas fases aguda e crônica da doença, assim como portadores de doenças psiquiátricas e neurológicas. O instrumento é composto por 22 subtestes que abrangem oito funções neuropsicológicas principais: orientação; memória verbal episódico-semântica; praxias; memória visual; atenção auditiva/memória operacional; funções executivas; linguagem e processamento numérico.
 
Objetivo
Identificar rapidamente risco de déficits cognitivos por meio da avaliação de oito funções neuropsicológicas principais, em adultos e idosos que tenham sofrido AVC, como também em portadores de transtornos psiquiátricos, neurocognitivos e demais lesões adquiridas.
 
Público-alvo
Adultos e idosos com idades entre 18 e 89 anos, a partir de três anos de estudo formal e que tenham sofrido AVC, assim como indivíduos com transtornos psiquiátricos e neurológicos.
 
Aplicação
A aplicação deve ser realizada individualmente, e o tempo médio de execução é de 20 minutos. Para administrar o teste são necessários: livro de instruções, livro de estímulos, prancheta, protocolo de aplicação, folhas sulfite, cronômetro, lápis e caneta.
 
Área | Profissionais
O instrumento pode ser aplicado em contexto hospitalar, ambulatorial e clínico. A TRIACOG pode ser utilizada por qualquer profissional da área da saúde com conhecimentos e prática em avaliação neuropsicológica.
 
Sobre as autoras
Jaqueline Carvalho Rodrigues: Psicóloga e neuropsicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora no Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG – UFRGS). Professora Assistente do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
 
Denise Ruschel Bandeira: Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS e coordenadora do Grupo de Estudos, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica. Diretora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde (CIPAS) do Instituto de Psicologia da UFRGS. Pesquisadora 1C do CNPq.
 
Jerusa Fumagalli de Salles: Fonoaudióloga. Mestre e Doutora em Psicologia. Professora Associada do Instituto de Psicologia, no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Coordenadora do Comitê de Ética do Instituto de Psicologia (CEP-IP) da UFRGS. Bolsista Produtividade do CNPq.

Nenhum comentário:

Postar um comentário