No último sábado, dia 01° de maio, comemoramos o Dia do Trabalho. Por isso, hoje trazemos uma escala desenvolvida para avaliar a qualidade de vida do trabalhador. E você pode adquirir aqui no Espaço Psi!
A Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (Escala-QVT) deve ser aplicada em situações relacionadas especificamente ao ambiente laboral e se propõe a avaliar quatro fatores de influência na QVT, que se referem à promoção do respeito pelas diferenças individuais e autonomia por meio de normas e regras claras; à satisfação as políticas salarias da instituição; ao incentivo e suporte para a realização de treinamentos e cursos de aperfeiçoamento e à jornada de trabalho; e à possibilidade de lazer e convívio social, com base na jornada de trabalho, carga horária e o volume de atividades.
O objetivo da Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (Escala-QVT) tem por objetivo avaliar a qualidade de vida no trabalho relacionada à necessidade de humanizar o ambiente laboral, levando em consideração fatores pessoais associados aos processos produtivos para proporcionar um ambiente laboral saudável, que possibilite ao trabalhador condições de desenvolver suas atividades com satisfação e bem-estar.
Pode ser aplicada em adultos de 18 a 71 anos, de forma individual ou coletiva. Não há tempo limite para aplicação. Entretanto, estima-se uma duração média de 15 minutos.
Sobre o autor
Fabián Javier Marín Rueda: Psicólogo, Perito em avaliação psicológica pela Universidade de Ribeirão Preto, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Docente do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário