"Quinze anos fazem referência a debutar. Como um ritual de passagem, de apresentação à sociedade, relacionado a ser iniciante, estreante. E, assim, autorizar e reconhecer pertencimento.
Tal não é o caso do Espaço Psi que, pelo contrário, já tem seu lugar reconhecido, cuja história e percurso necessitam, por sua vez, de compartilhamento. E celebração. É o resgate da memória que permite certificar-se do solo fértil do qual partiu. Cujos ramos alçaram voos, sob a ação do tropismo, que orienta em direção ao estímulo e à vida.
Muitos formou, seja através de parceria para ministrar aulas, seja por meio dos cursos promovidos ou pela ousadia de oferecer e sustentar um ambiente singular voltado aos profissionais da área psi. E mais: como espaço de acolhida, troca, de excelência em formação e disponibilização de obras e materiais que sustentam a atuação profissional ética e reflexiva.
E ainda presença marcante nos - agora saudosos - eventos psis, proporcionando insuspeitados e alegres encontros em torno dos livros que se estendiam em armações, convidando a uma pausa. Parada obrigatória, não raro proporcionando a redescoberta de uma leitura que se desejava realizar, ainda que até então não se soubesse. E um convite a uma boa conversa regada a coffee break. Lugar de abraços e sorrisos largos sustentado pelo chamado à leitura.
Junto-me a Jorge Luis Borges: “Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca.” E, para mim, as livrarias, guardadas suas diferenças, são suas representantes. Transportam-nos às grandes e admiráveis bibliotecas, contendo, de modo convidativo e aconchegante, a apresentação de um mundo, estimulando a adentrar o universo da leitura ao expor o seu acervo. O que o Espaço abarca e vai além.
Parabenizo o Espaço Psi pela seriedade, dedicação, competência e compromisso ético nesses anos todos de existência e de muito trabalho. E agradeço por ofertarem um espaço diferenciado, único e acolhedor o qual sempre atendeu a minha necessidade, oferecendo-me subsídio ao fazer de meu ofício, convidando-me instigantemente ao universo psi. Do qual sempre saí com muito mais do que entrei, não apenas materialmente falando. Afinal, como presente na ideia de Lygia Bojunga, livros oferecem casa onde morar. E, ao também abrigá-los por todos esses anos, com todo o seu reconhecimento, o Espaço Psi revela a fundação sólida construída sobre a qual se firmou, oferecendo um lugar de referência em que o profissional pode confiar. Um espaço de troca, encontro, formação e acesso ao conhecimento no qual, parafraseando Lygia a respeito da função do livro, o profissional pode levantar a casa onde habitar."
Ana Flávia de Oliveira Santos
——————
A convite da querida Ana Lucia Ferreira de Albuquerque, a quem agradeço e em nome de quem parabenizo a todos que escreveram e escrevem essa história, inscrevendo-a na memória. É um verdadeiro privilégio poder revisitar e recontar a própria biografia. Re-conhecendo-a.
Nenhum comentário:
Postar um comentário