segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Ferenczi e Winnicott - análise de adultos na língua da infância




Se você ficar interessado na dica de hoje, já pode adquirir seu exemplar no Espaço Psi ou nos consutar sobre envios pelo whatsapp: 16 98126-4185

Lembrando que, devido ao retorno da fase vermelha, estamos trabalhando apenas com pedidos feitos previamente para retirada na loja.

Sándor Ferenczi e Donald Winnicott são dois autores que, nas últimas décadas, têm ocupado lugar de destaque no cenário da psicanálise. Suas ideias, no sentido de uma adaptação da técnica para abarcar pacientes graves, apresentam-se em sintonia com as necessidades da clinica atual.

Este livro aborda, com profundo conhecimento e através de uma escrita sensível, as reflexões e contribuições de Ferenczi e Winnicott diante da percepção de que uma ampliação da clínica os conduziria, inevitavelmente, a processos de reconsiderações teóricas. Luiza Moura discorre sobre os estranhamentos e resistências que suas propostas encontraram entre seus contemporâneos. Ambos correram riscos e vivenciaram enfrentamentos, justamente por acreditarem que a psicanálise era grande o bastante para suportar transformações. Não foram dissidentes, permaneceram como parte indissociável da história.

Em 1933, na Hungria, morreu Ferenczi; em 1934, na Inglaterra, Winnicott se qualificou como analista. Independentes e originais, distantes no tempo e no espaço, mas, como os leitores observarão, homens e psicanalistas que falavam a mesma língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário