quinta-feira, 7 de novembro de 2024

MAP - Medida de Atenção Plena


Hoje vamos apresentar um instrumento não restrito a psicólogos, podendo ser utilizado por também por  profissionais da saúde e da educação, coaching, instrutores de Yoga e de Meditação. 

Conheça a MAP - Medida de Atenção Plena e se você se interessar, entre em contato e adquira o seu aqui no ESPAÇO PSI: 16 98126-4185

Descrição:
A atenção plena (Mindfulness) refere-se ao estado mental alcançado quando o indivíduo focaliza a consciência no momento presente, e intencionalmente se reconhece e aceita seus sentimentos, pensamentos e sensações corporais.
Este instrumento possibilita o mapeamento da capacidade do examinando de acessar ou atingir o estado de atenção plena, tanto em atividades cotidianas como em práticas de meditação.
Trata-se de uma escala de autorrelato, constituída de 47 itens, e avalia fatores como: Atenção e sua regulação, aceitação e produção de novidades.

Público-Alvo:
O instrumento é destinado a indivíduos entre 17 e 66 anos de idade.
 
Contexto:
Pode ser administrado por psicólogos, profissionais da saúde e da educação, coaching, instrutores de Yoga e de Meditação.

Aplicação:
Pode ser feita tanto de forma individual quanto de forma coletiva e sua duração costuma ser em torno de 15 minutos, apesar de não haver limite de tempo para ser completada.
É composto pelo manual, caderno de respostas e lápis ou caneta para uso do examinando durante a aplicação.

Normatização:
Os estudos psicométricos da MAP foram feitos baseados tanto na Teoria Clássica dos Testes (TCT) quanto na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Há estudos de evidências
de validade baseadas nas relações com outras variáveis, baseada no conteúdo, baseada na estrutura interna e evidências baseadas no processo de resposta.

Quanto a precisão foi empregado o Alfa de Cronbach e o Split half. As normas foram elaboradas a partir da amostra geral (N= 962), por sexo e idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário