Amanhã, dia 26 de outubro, a "Mostra Literária: escrita, cinema e gastronomia", da Biblioteca Sinhá Junqueira, vai exibir o filme/documentário "Holocausto Brasileiro", às 14h. Em seguida acontecerá um bate-papo com a jornalista Daniela Arbex, mediado por Lud Berdu.
Daniela é autora do livro que inspirou o documentário. Na obra ela denuncia um dos maiores genocídios do Brasil, no Hospital Colônia, (Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, em Minas Gerais). Que recebia diariamente, além de pacientes com diagnóstico de doença mental, homossexuais, prostitutas, epiléticos, mães solteiras, meninas problemáticas, mulheres engravidadas pelos patrões, moças que haviam perdido a virgindade antes do casamento, mendigos, alcoólatras, melancólicos, tímidos e todo tipo de gente considerada fora dos padrões sociais. Essas pessoas foram maltratadas e mortas com o consentimento do Estado, médicos, funcionários e sociedade. Apesar das denúncias feitas a partir da década de 1960, mais de 60 mil internos morreram e um número incontável de vidas foi marcado de maneira irreversível.
A autora entrevistou ex-funcionários e sobreviventes para resgatar de maneira detalhada e emocionante as histórias de quem viveu de perto o horror perpetrado por uma instituição com um propósito de limpeza social comparável aos regimes mais abomináveis do século XX. Um relato essencial e um marco do jornalismo investigativo no país, relançado pela Intrínseca com novo projeto gráfico e posfácio inédito da autora.
O encontro acontece no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547). O acesso é gratuito, com retirada de senhas 1h antes do início da atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário