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A ETDAH-AD - Escala de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, pois apesar de ser um transtorno neurobiológico que aparece na infância, frequentemente acompanha o indivíduo até a fase adulta.
Composta por cinco fatores: Desatenção: Relaciona-se às habilidades atencionais, persistência, organização e ritmo no desempenho das tarefas; Impulsividade: Está relacionado ao déficit no sistema inibitório e baixo autocontrole; Aspectos Emocionais: Avalia a presença de dificuldades emocionais, relacionadas com um humor deprimido, sensação de fracasso, dentre outras; Autorregulação da Atenção, da Motivação e da Ação: Capacidade de manter a organização e planejamento; Hiperatividade: Refere-se ao comportamento agitado, afobado e instável.
Objetivo: Auxiliar no processo diagnóstico do TDAH, com a possibilidade de distinguir a apresentação do transtorno, a intensidade e o nível de prejuízo existente (leve, moderado ou grave).
Público-alvo: Adolescentes e adultos com idade compreendida entre 12 e 87 anos.
Aplicação: Individual ou coletiva. É necessária apenas a utilização de uma caneta para preenchimento do Livro de Aplicação. A escala é autoadministrável (o próprio avaliando responde) e o tempo de aplicação é livre.
Sobre a autora:
Edyleine Bellini Peroni Benczik
Psicóloga e neuropsicóloga. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e Mestre em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É professora do curso de pós-graduação em Neuroaprendizagem e Transtornos do Aprender do Grupo Saber/Cultura, SP. Já publicou vários livros e capítulos de livros relacionados ao Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), além de ser de sua autoria a escala nacional mais utilizada para a avaliação deste transtorno em crianças, a qual é apresentada no Manual da Escala para o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.
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