No primeiro mês do ano temos a Campanha de conscientização da saúde mental e emocional: Janeiro Branco. Sendo assim, o Espaço Psi traz como dica para seu primeiro final de semana de 2024 o filme nacional sobre a vida da médica psiquiatra Nise da Silveira.
O filme “Nise: O Coração da Loucura”, tem seu início em 1944 quando Nise passa a integrar o corpo clínico do Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II, no Rio de Janeiro. Sendo contra os tratamentos da época, tais como, eletrochoques e lobotomias, luta para introduzir na psiquiatria métodos humanizados para o tratamento dos pacientes, encontrando na arte uma grande aliada para que pudessem expressar seus sentimentos. Alguns de seus pacientes tiveram suas produções reconhecidas pela qualidade estética, além de terem obtido resultados positivos em sua recuperação.
No livro “Imagens do Insconsciente”, Nise reúne várias obras que resultaram dessa experiência vivida em um hospital psiquiátrico.
Em 1952, inaugura o Museu de Imagens do Inconsciente, aonde se encontram expostas as obras de seus pacientes. E em 1956 cria a instituição Casa das Palmeiras, para desenvolver um trabalho de reabilitação sem internação, priorizando o processo criativo e afetivo dos pacientes.
Nise se correspondia com C. G. Jung e relatou para Jung por carta o tratamento que desenvolvia com seus pacientes, enviando fotos de desenhos realizados por eles. Se tornou uma das principais precursoras das práticas junguianas no Brasil e formou o Grupo de Estudos C. G. Jung.
Desejamos um ótimo final de semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário