O documentário "Missão: Alegria em tempos difíceis", por vezes emocionante, nos mostra como dois ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, Reverendo Desmond Tutu e Sua Santidade o Dalai Lama, entendem a possibilidade do ser humano encontrar a alegria, mesmo nos momentos mais difíceis.
As vidas dessas duas grandes personalidades de nossa era foram marcadas pela luta em favor de seu povo, e seu testemunho é de que ao invés de se tornarem pessoas amargas e quebradas pelo sofrimento, eles conseguiram florescer e espalhar alegria por onde passam.
Embora embasados em suas fés e práticas religiosas distintas, ambos são validados pela ciência psicológica e neurocientífica nas contribuições de dois pesquisadores renomados que participam do programa: Sojna Lyubomirky e David Richardson.
Assim, tanto as tradições milenares quanto a ciência moderna nos mostram que a alegria pode ser mais que um sentimento, tornando-se um modo de vida. Nessa nova perspectiva, o homem pode ressignificar seu sofrimento para melhor enfrentar as angústias de sua condição de vulnerabilidade e incerteza, e, superar suas diferenças através do perdão, da compaixão e conexão.
Maria Angela Gorayeb é Psicóloga (CRP06/34669-7) e Mestre em Saúde Mental pela USP, trabalha com Terapias Cognitivas e Mindfulness.
Atenciosamente, www.mariaangelagorayeb.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário