Hoje apresentamos mais um instrumento que você encontra aqui no ESPAÇO PSI: a Escala de Pensamentos Depressivos (EPD) é um instrumento autoaplicável, que contém 26 itens, com 03 opções de respostas cada. Seu objetivo é avaliar distorções de pensamentos comumente encontradas em pessoas com depressão e está baseada no modelo da tríade cognitiva de A.T. Beck.
O instrumento foi desenvolvido a partir da verificação dos pressupostos da Psicoterapia Cognitiva (TC), de que os pensamentos contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de transtornos mentais, dentre eles, a depressão.
A EPD visa auxiliar pesquisadores e profissionais de saúde, em especial psicólogos clínicos e de ambulatórios de distúrbios/transtornos afetivos, no desenvolvimento de avaliações padronizadas e que possam também gerar intervenções mais efetivas e focadas no conteúdo dos pensamentos seja no desenvolvimento seja no agravamento de psicopatologias.
O instrumento é destinado a adultos entre as faixas de 18 a 59 anos. Não há limite de tempo para a aplicação, no entanto, 20 minutos são suficientes para responder o instrumento. É aconselhável que a administração do teste seja realizada em uma única sessão.
Recomenda-se que as aplicações coletivas tenham no máximo 40 pessoas, e que seja contratado um auxiliar quando o número de sujeitos na sala exceder a 20.
Para a aplicação são necessários a folha de teste e caneta/lápis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário