A Tarefa de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TLPP) é um instrumento de fácil aplicação, de caráter breve e interdisciplinar, baseada em modelos teóricos de processamento da informação, como os de dupla-rota ou múltiplas-rotas abordados pela Neuropsicologia Cognitiva. O instrumento pode ser utilizado em múltiplos contextos, incluindo pesquisa, clínica, escola, universidade ou em demais situações em que seja preciso avaliar a leitura no nível da palavra, de crianças, adultos e idosos, de diferentes escolaridades.
O objetivo é identificar a integridade das rotas de leitura (fonológica, lexical ou ambas) para complementar o processo de avaliação e diagnóstico e traçar o plano de intervenção e as práticas acadêmicas (educativas) mais eficazes para cada indivíduo.
O instrumento é destinado a crianças e adolescentes de escolas privadas (de 10 a 13 anos de idade, com escolaridade entre 5 e 6 anos completos de estudo) e adultos (de 20 a 85 anos de idade). É aplicado individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 10 minutos.
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