quinta-feira, 18 de junho de 2020

E-TRAP - Manual + Licenças de Aplicação Critério A e B


Que tal aproveitar o desconto de lançamento do E-TRAP, encomendando hoje mesmo o seu aqui no Espaço Psi, pelo whatsapp: 98126-4185

Descrição
A Entrevista Diagnóstica para Transtornos da Personalidade (E-TRAP) é uma entrevista semiestruturada, desenvolvida para auxiliar profissionais da saúde mental no diagnóstico de transtornos da personalidade.

Objetivo
Contribuir para a investigação dos variados padrões mal adaptativos de comportamentos, de pensamentos e de experiência e expressão emocional que abrangem integralmente os dois modelos diagnósticos (categórico e híbrido), descritos na quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5; American Psychiatric Association, 2013).

Público-Alvo
Adultos a partir de 18 anos de idade.

Aplicação
É realizada de forma individual por meio da VOL – Vetor Online. Em linhas gerais, consiste em perguntas a serem feitas pelo profissional, sendo que as respostas dadas pelo avaliado devem guiá-lo na escolha da alternativa a ser assinalada. Cabe ressaltar que o profissional é quem acessa a Plataforma, conduz a entrevista e registra toda e qualquer informação, ou seja, não se trata de envio de link.
Existem dois tipos de aplicação:
- Critério A: Avalia o nível de prejuízo global no funcionamento da personalidade.
- Critério B: Avalia os traços que atingem níveis patológicos.
 Recomenda-se, para a definição do diagnóstico de transtorno da personalidade, a aplicação de ambos os critérios.

Autores

Lucas de Francisco Carvalho
Doutor em avaliação psicológica pela Universidade São Francisco (USF). É professor do programa de pós-graduação stricto sensu em avaliação psicológica da USF, bolsista produtividade do CNPq, e sua produção científica é focada na avaliação e diagnóstico dos transtornos da personalidade.

Sérgio Eduardo Silva de Oliveira
Psicólogo (Unilavras, 2009), especialista em Avaliação Psicológica (UFRGS, 2014), mestre (UFRGS, 2012) e doutor em Psicologia (UFRGS, 2016). É professor efetivo do Departamento de Psicologia Clínica e do Programa de Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília, onde coordena o Serviço de Avaliação Psicológica (SAPsi) e o Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica Clínica (NEAPSIC).

Giselle Pianowski
Doutora em avaliação psicológica pela Universidade São Francisco (USF). Realiza pós-doutorado (Fapesp) na USF com parceria pela University of Toledo (EUA), com foco em avaliação de traços patológicos no Rorschach pelo sistema Rorschach.

Nenhum comentário:

Postar um comentário