segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Anorexia e Bulimia: conversando com as famílias


"O leitor encontrará nesse livro um trabalho precioso que vai pouco a pouco edificando o contexto em que os familiares, protagonistas, como em uma peça de teatro, vão construindo as cenas discursivas ao longo de cenários inusitados, na tentativa de dar sentido à experiência de terem na família uma pessoa diagnosticada com anorexia e bulimia nervosa".
Profa. Dra. Maria Aparecida Crepaldi
Universidade Federal de Santa Catarina

Partindo da crença de que o espaço grupal oferece um contexto fecundo para a investigação do modo como as idéias, valores e significados são construídos, o livro Anorexia e Bulimia: conversando com as famílias apresenta os sentidos produzidos e negociados em um grupo de apoio de familiares de pessoas diagnosticadas com Anorexia e Bulimia. As famílias, ao conversarem entre si, trocam impressões sobre como é conviver com o transtorno alimentar, quais as maneiras de encontrar a melhora e qual o papel do familiar nessa situação. A partir do olhar construcionista social, pode-se perceber como os julgamentos construídos no grupo podem ser tomados como verdades, cristalizando determinadas descrições e ações, que podem promover movimentos de segregação e afastamento no grupo. Todavia, o que esse estudo mostra é como esses sentidos podem ser revisitados e reconfigurados, em uma teia em constante construção, que enlaça novos significados a cada nova interação.

Sobre os autores:
Laura Vilela e SouzaPsicóloga, Mestre e Doutoranda em Universidade de São Paulo de Ribeirao Preto. Cursa especialização em Psicoterapia de Grupo pela Sociedade de Psicoterapias Analiticas Grupais do Estado de Sao Paulo (SPAGESP).

Manoel Antonio dos SantosPsicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de Sao Paulo (USP). Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar pelo CFP e Psicoterapeuta de casal e familia pelo Instituto Familiae de Ribeirao Preto. Professor da USP de Ribeirão Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário