quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Como Escolho Escolher


A escolha profissional é um momento importante na vida dos jovens e não é uma tarefa fácil... No Espaço Psi os profissionais que trabalham com Orientação Vocacional encontram vários instrumentos interessantes! Entre eles está "Como Escolho Escolher".

A técnica é composta por situações problema que requerem uma tomada de decisão, seguidas por uma tarefa de identificação dos valores priorizados em cada uma delas. O aplicador poderá retomar as situações e discutir as respostas, auxiliando o jovem ou adulto na conscientização dos mecanismos mais eficazes.

O objetivo é identificar o padrão de tomada de decisão em jovens ou adultos, assim como os valores priorizados em situações de escolha, relacionando tais mecanismos a decisões no âmbito profissional.

Pode ser aplicado tanto individual como coletivamente, sem limite de tempo, em adolescentes em fase de primeira escolha e adultos em reescolha, escolha da área de atuação profissional, planejamento ou transição de carreira ou preparação para a aposentadoria.


Composto por:
1 Livro de Instruções
1 Livro de Exercício I – Versão Adolescente (conjunto com 10)
1 Livro de Exercício II – Versão Adulto (conjunto com 10)
1 Livro de Avaliação (bloco 25 Folhas)

Sobre a autora
Kathia Maria Costa Neiva (CRP 06/15408)
Psicóloga (PUC-SP); Doutora em Psicologia (Université Paris V); Especialista em Orientação Profissional (Sedes Sapientiae); ampla experiência como psicóloga clínica, orientadora profissional e de carreira e professora universitária; autora das seguintes obras publicadas pela Vetor Editora: Processos de Escolha e Orientação Profissional, Intervenção Psicossocial, Escala de Maturidade para Escolha Profissional (EMEP), Jogo: Critérios para Escolhas Profissionais, Técnica: Como Escolho Escolher.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Coleção AD & AS - Atenção Dividida e Sustentada


Divulgamos hoje a Coleção AD & AS - Atenção Dividida e Sustentada. Venha buscar a sua no Espaço Psi! 

Atenção Dividida (AD) - avaliar a capacidade para manter a atenção com qualidade e concentração em dois estímulos ou mais; Atenção Sustentada (AS) - avaliar a capacidade para focar a atenção em um determinado estímulo, competindo com outros e manter a atenção por um determinado período de tempo.

O teste pode ser aplicado em adolescentes e adultos, com idade entre 18 e 73 anos. Individual ou coletivamente, com limite de tempo estabelecido tanto para o teste AD quanto para o teste AS.

O teste de Atenção Dividida (AD) fornece duas informações sobre a atenção: concentração e velocidade com qualidade. Já o teste de Atenção Sustentada (AS), além dessas duas possibilidades, fornece também a avaliação da sustentação da atenção. A correção de ambos os testes é realizada pelo total de acertos, erros e omissões, pela avaliação quantitativa e qualitativa. 
Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade.

A Coleção e composta por: 
01 Livro de instruções, 
01 Livro de aplicação AD (25 folhas), 
01 Crivo AD, 
01 Livro de aplicação AS (bloco com 25 folhas), 
01 Crivo AS

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Pré-venda: TAVIS-4


O Espaço Psi inicia hoje a pré-venda, com preço especial para quem adquirir o TAVIS-4 - Teste de Atenção Visual  (4ª edição), até o dia 28 de fevereiro de 2019.


Com estudos Psicométricos realizados por: Neander Abreu, Gabriel Coutinho e Pilar Erthal, o TAVIS-4 é um teste computadorizado de atenção visual que consiste de três tarefas para avaliar as seguintes funções atencionais: Seletividade, Alternância, Sustentação.

O TAVIS-4 utiliza as seguintes medidas para avaliar o desempenho do sujeito nas tarefas: Tempo Médio de Reação (TMR), Erros por Omissão (EO) e Erros por Ação (EA).

Principais vantagens:
- É um teste computadorizado que auxilia na mensuração da atenção;
- Diversos contextos: Clínico, educacional, saúde e pesquisa; 
- Contribui para a identificação de déficits de aprendizagem e disfunções comportamentais, que dependem de processos atencionais;
- O Kit do TAVIS-4 compreende um manual e um Pen Drive de instalação.

Material da Coleção:
01 Manual;
01 Pen drive.

Público-Alvo: O instrumento é destinado à crianças de 6 anos a adolescentes de 17 anos e 11 meses, com escolaridade de 1º ano ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Aplicação: Individual.

Tempo de aplicação: Tempo médio de doze minutos para crianças de 6 a 11 anos e de vinte minutos para adolescentes de 12 a 17 anos de idade.

Contexto: Clínico, Educacional e Neuropsicológico.

Sobre o autor:
Paulo MattosGraduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador da Disciplina de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFRJ (2005 até o presente). Pesquisador do Instituto Dor de Pesquisa e Ensino (2011 até o presente). 

* Material restrito a psicólogos.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Procedimento de Desenhos-Estórias

Hoje o Espaço Psi indica o livro de Walter Trinca: "Procedimento de Desenhos-Estórias". Venha até nossa loja e adquira seu exemplar, ou nos consulte sobre envio.

Este livro constitui uma continuidade natural de outro, intitulado “Formas Compreensivas de Investigação Psicológica” (ambos editados Vetor Editora), que se publica a respeito do Procedimento de Desenhos-Estórias e do Procedimento de Desenhos de Família com Estórias. Além de informações sobre as aplicações tradicionais dessas técnicas, o presente livro propõe-se a estudar as extensões de seu emprego em situações variadas, sejam clínicas ou não clínicas. Assim, encontram-se relatos de usos terapêuticos em diferentes áreas, bem como a utilização em diagnósticos interventivos, em entrevistas devolutivas, em atendimentos grupais, em cruzamentos com os membros da família, entre outros aspectos. Há indicações de realizações de pesquisas variadas e a descrição de um modelo de pesquisa qualitativa. Enfatizam-se os usos do pensamento clínico e das interpretações com base no foco. Ademais, o livro oferece subsídios para a ampliação do conhecimento da forma denominada Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Destina-se aos profissionais que necessitam entrar em contato com a vida psíquica lato sensu.

Sobre o autor:

Walter TrincaObteve da Universidade de São Paulo (SP) os títulos de Graduado em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica, Doutor em Ciências (Psicologia), Professor Livre Docente e Professor Titular. Em seu percurso, foi docente do Instituto de Psicologia da USP nos cursos de graduação e de pós-graduação, tendo sido coordenador do programa de pós-graduação na área de Psicologia Clínica. É especialista em pesquisa, tendo orientado e supervisionado cerca de 80 projetos. Dentre os projetos próprios, contribuiu para a metodologia do Diagnóstico Psicológico, da Psicoterapia e da Psicanálise. Publicou mais de 100 trabalhos científicos em revistas especializadas, anais de congressos, livros, capítulos de livros e outros. É psicanalista, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e da International Psychoanalytical Association, e ocupa a Cadeira nº 40 da Academia Paulista de Psicologia. Possui consultório na cidade de São Paulo.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Coleção G-38 - Teste Não Verbal de Inteligência


Hoje, o Espaço Psi indica a Coleção do G-38 - Teste Não Verbal de Inteligência. venha buscar a sua Coleção aqui! E aproveite para conhecer outros materiais!

O objetivo do G-38 é avaliar o fator G de inteligência.

Pode ser aplicado em adolescentes e adultos com escolaridade a partir do ensino médio. De forma individual ou coletiva, em 30 minutos ou tempo livre dependendo da finalidade.

Apresenta itens em ordem crescente de dificuldade, envolvendo os seguintes raciocínios: compreensão de relação de identidade e raciocínio por analogia, analogia do tipo numérica com adição e subtração e mudança de posição, analogia espacial com mudança de posição. O sujeito escolhe a alternativa correta e a registra na folha apropriada. A correção é feita com crivos de acertos e erros, por meio dos quais poderemos obter quantitativamente o total de acertos e qualitativamente os tipos de erros cometidos pelo sujeito, considerando os diversos raciocínios exigidos para responder a cada item do teste.
Há atualmente uma versão informatizada com a correção automática do teste.
Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade.

A Coleção é composta por:
1 livro de instruções
1 livro de exercícios
2 blocos com 25 Folhas
2 crivos de correção

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Coleção R-1 - Teste não Verbal de Inteligência


Hoje a sugestão do Espaço Psi é para os profissionais que trabalham com avaliação psicológica para motoristas e seleção de pessoas: 

O R-1 é um teste de inteligência não verbal para adultos e seu objetivo é avaliar o fator G de inteligência. 

Pode ser aplicado individual ou coletivamente, com limite de tempo de 30 minutos, em adultos a partir dos 18 anos.

O teste é composto por figuras, que apresentam itens em ordem crescente de dificuldade, a partir das quais o sujeito deve escolher a resposta correta e registrar na folha apropriada. Diferentes raciocínios estão envolvidos para a resolução dos itens: complementação de figuras, identidade de figura concreta, analogia de adição e subtração, mudança de posição, progressão numérica, deslocamento de uma parte, alternância de elementos, raciocínio numérico entre outros. A correção é realizada pelo total de acertos, pela avaliação quantitativa e qualitativa, considerando os diferentes tipos de raciocínios exigidos para responder cada item do teste.
Existe atualmente uma versão informatizada com a correção automática do teste.
Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade.



Composto por: 
1 Livro de Instruções
1 Livro de Exercícios
2 Blocos com 50 Folhas
1 Crivo de Correção

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Contos de Fadas e Mitos



Hoje o Espaço Psi indica um livro para os interessados no pensamento de C.G.Jung. Garanta hoje o seu exemplar!

Em "Contos de Fadas e Mitos" a autora apresenta e discute um trabalho com grupos em uma abordagem junguiana tendo utilizado um procedimento psicoterapêutico que tem como base o uso de contos de fadas e mitos centrados na elaboração da figura do herói, segundo propostas inspiradas na psicologia analítica de C.G.Jung.

Sobre a autora
Cleide Becarini Alt
Psicóloga Clínica. Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Psicoterapia Junguiana pela Universidade São Francisco e em Terapia Psicomotora pelo Instituto Sedes Sapientiae.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Coleção AC - Atenção Concentrada



Hoje o Espaço Psi apresenta a Coleção AC - Atenção Concentrada. Muitos já conhecem e utilizam!

O teste é composto por símbolos. O sujeito deve localizar, entre todos os símbolos da folha, os 3 apresentados como modelos. A correção é realizada pelo total de acertos, pela avaliação quantitativa e qualitativa.

O objetivo do AC é avaliar a capacidade do sujeito de manter a atenção concentrada no trabalho realizado durante um período determinado.

Pode ser aplicado em adolescentes e adultos, com escolaridade a partir do ensino fundamental. E sua aplicação pode ser individual ou coletiva, com limite de tempo.

Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade e idade.

Composição:
1 Livro de instruções
2 blocos com 50 folhas
1 crivo de plástico.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Coleção PMK



O PMK é um teste psicológico gráfico e expressivo que permite inferir aspectos da personalidade, variações do estado emocional/humoral e aspectos atitudinais. 

Pode ser aplicado em adultos com idade entre 18 e 70 anos.

Sua aplicação é individual, sem limite de tempo. Para cada parte do teste há instruções específicas de aplicação, seguindo uma uniformização bem definida que está detalhada no manual.

O PMK é um teste psicológico que avalia características estruturais e reacionais de personalidade. A tarefa a ser realizada pelo avaliado consiste na reprodução de alguns traços ora com a mão esquerda, ora com direita e com as duas mãos simultaneamente. 
Os resultados quantitativos mensuráveis no PMK permitem a avaliação de seis fatores da personalidade: Tônus Vital (Elação ou Depressão); Agressividade (Hetero ou Autoagressividade); Reação Vivencial (Extra ou Intratensão); Emotividade; Dimensão Tensional (Excitação ou inibição) e Predomínio Tensional (Impulsividade ou Rigidez). 
O teste pode ser utilizado em diferentes áreas de atuação do psicólogo como a Clínica, a Organizacional (Corporativa) e nas avaliações psicológicas para os mais diversos fins tais como: seleção de pessoal, obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), porte de arma e psicodiagnósticos em geral.


Aqui no Espaço Psi você pode adquirir a Coleção que é composta por:
1 Livro de Instruções (Manual)
3 Anteparos 
1 Bloco de Aplicação Lineogramas (50 Folhas)
1 Bloco de Aplicação Zigue Zague (50 Folhas)
1 Bloco de Aplicação Escadas / Círculos (50 Folhas)
1 Bloco de Aplicação Cadeias (50 Folhas)
1 Bloco de Aplicação Pararelas Egocípetas (50 Folhas)
1 Bloco de Aplicação Paralelas Egocifugas (50 Folhas)
Folha de Registro (50 Folhas)