quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

MMSE-2


Hoje o Espaço Psi divulga um instrumento não restrito a psicólogos. O MMSE-2 - Mini Exame do Estado Mental (segunda edição) foi desenvolvido por Marshal F. Folstein, Susan E. Folstein, Travis White e Melissa A. Messer. E sua adaptação brasileira foi realizada por Carina T. Spedo, Danilo Assis Pereira, Maria Paula Foss e Amilton A. Barreira.
           
Lidar com quadros demenciais exige do profissional um grande número de informações e diferentes formas de avaliação. Seja no contexto clínico ou hospitalar, estar instrumentalizado para as demandas do mercado é de suma importância.

O MMSE-2 é um dos instrumentos de rastreio mais utilizados para investigar o funcionamento cognitivo geral, ele foi criado para auxiliar o profissional na triagem e acompanhamento do estado mental de diferentes pacientes.

Na coleção  PADRÃO o profissional encontra as folhas de aplicação padrão e breve, recomendadas para a triagem de grandes demandas e de formas mais pontuais de avaliação.

Principais vantagens:
* Aplicação flexível com três versões diferentes disponíveis;
* Fácil correção, levando cerca de 5 minutos;

Duas formas equivalentes de aplicação, permitindo o acompanhamento com os feitos de prática reduzidos;

Simplicidade na aplicação com grande relevância clínica, permitindo a utilização por diferentes profissionais na área da saúde.

Material (Coleção Padrão):
01. Manual;
01. Bloco com 25 folhas de aplicação (padrão / azul); 
01. Bloco com 25 folhas de aplicação (padrão / vermelha);
01. Bloco com 10 folhas de aplicação (breve / azul);
01. Bloco com 10 folhas de aplicação (breve / vermelha);
01. Guia Portátil.

Tempo de aplicação:
De 5 a 20 minutos, dependendo da versão aplicada.

População-alvo:
Indivíduos dos 18 aos 100 anos.

Sobre os adaptadores:

Carina T. SpedoPsicóloga clínica pela Universidade Paulista (2004); residência em Neuropsicologia e Psicologia hospitalar pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (HC / FMRP-USP 2007); Mestrado (2012) e doutorado (2016) em Neurociências pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento de Ribeirão Preto, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMRP-USP); Especialista em neuropsicologia pelo Centro de Psicologia da Saúde - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC / USP). Desde 2013, trabalha em parceria com o Instituto Brasileiro de Neurociências (IBNeuro). Foi monitora de classe no curso Princípios e Práticas de Pesquisa Clínica (PPCR), fornecido pela faculdade de medicina de Harvard (2014). Pesquisadora pós-doutoranda no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Dedica-se à pesquisa clínica envolvendo os seguintes tópicos: psicometria, adaptação transcultural de instrumentos de medida psicológica; Metodologia de pesquisa; avaliação, monitoramento e reabilitação neuropsicológica de pacientes com Esclerose Múltipla; MRI e fMRI em pacientes com Esclerose Múltipla. Trabalha em colaboração de pesquisa com a esclerose múltipla, demência vascular e clínicas ambulatoriais da geriatria da FMRP-USP. 

Danilo Assis PereiraPsicólogo pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Neurociências pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (2014). Foi professor do Centro Universitário de Brasília de 2002 a 2007 e na Universidade Paulista - UNIP em 2009. Preside o Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro) e é membro da International Neuropsychological Society, da Sociedad Latinoamericana de Neuropsicogía e da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicometria , Neuropsicologia (Avaliação Neuropsicológica), Cognição e Psicofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: Construção e Validação de Instrumentos Psicológicos, Neuropsicológicos e Envelhecimento Cognitivo.

Maria Paula FossPossui pós-doutorado no exterior no Cognitive Neurology and Alzheimer Disease Center da Northwestern University (CNADC; 2016), Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas, na área de Neurociências, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2008). Possui especialização em Neuropsicologia, Reabilitação Neuropsicológica e Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Atualmente, realiza atividades de coordenação da área de Neuropsicologia do Setor de Distúrbio de Movimento e Neurologia Comportamental do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP-USP, co-orientação do programa de Neurologia (Neurociências) do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP-USP e supervisão de Estágio Profissional em Psicologia do Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da FFCLRP-USP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação neuropsicológica, cognição, envelhecimento e testes neuropsicológicos.

Amilton A. Barreira Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1972). Doutorado em Medicina (Neurologia) pela Universidade de São Paulo (1978). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atua nas áreas da Medicina e Ciências da Saúde, em pesquisa e aplicação: Neurologia, Doenças Neuromusculares, Neuropatias Periféricas, Neuroimunologia, Regeneração do Nervo Periférico e Terapia com Células Tronco

** Material não restrito a psicólogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário