quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Seus Amigos Invisíveis



Hoje a dica do Espaço Psi é um livro que ajudará a criançada nas atividades físicas e no bem-estar psicológico. Venha buscar seu exemplar!

O desenvolvimento físico e socioemocional passa pelas brincadeiras, atividades e exercícios físicos que as crianças aprendem desde cedo. A educação física de uma criança tem impactos importantes sobre a prática de hábitos de vida saudáveis, além de atuar na socialização das crianças e terem forte efeito sobre o bem-estar psicológico. 

Este livro auxiliará pais, professores e terapeutas a guiarem as crianças para a descoberta da importância da atividade e do exercício físico, enfocando no bem-estar físico e emocional que o mesmo proporciona, apresentando seus benefícios de forma lúdica.

Sobre os autores:

Carmem Beatriz Neufeld
Pós-Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Doutora e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental LaPICC-USP. Vice-presidente da Associação Latinoamericana de Psicoterapias Cognitivas (gestão 2015-2018). Bolsista produtividade do CNPq. Terapeuta Cognitiva Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas com mais de 15 anos de experiência clínica.

Davi Gustavo Teixeira Biaggi
Professor de Educação Física. Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Personal Trainer.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Orientação para Pais


Destinado aos educadores, aos cuidadores e aos pais, o livro organizado por Débora C. Fava, Martha Rosa e Angela Donato Oliva, Orientação para Pais - o que é preciso saber para cuidar dos filhos, conta com vários colaboradores que abordam diversos assuntos sobre a desafiadora tarefa de educar.

Se você se interessou, entre em contato com o Espaço Psi!

Cuidar de filhos é uma tarefa complexa e repleta de detalhes e de interfaces. O cuidado e a educação dos filhos fazem um elo com os demais membros da família, os amigos, a escola e a sociedade em geral. Convidamos a todos os integrantes desses contextos a explorarem essa leitura e se encontrar em um modo de educar saudável. Buscar conhecimento para educar e cuidar de crianças e adolescentes é essencial. Por isso, essa obra convida o leitor a permear o impacto da chegada dos filhos, o apego inicial com seus cuidadores, as práticas educativas, e temas da conjugalidade e da separação dos pais. Também, busca auxiliar os pais a desenvolver hábitos saudáveis como a empatia, as responsabilidades, sono, atividade física, alimentação e práticas meditativas. Os desafios mais comuns como a vida social e a relação com os pais na adolescência, a diversidade sexual e a regulação emocional e abuso de drogas e da tecnologia são temas contemplados nessa obra.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

EPSUS-Ad


A dica de hoje, que você já pode vir buscar no Espaço Psi, é a EPSUS-Ad - Escala de Percepção do Suporte Social - Adolescente.

A Escala de Percepção do Suporte Social, versão adolescente, visa avaliar a forma como este público reconhece as suas relações sociais em termos de interação com seus pares, afetividade e resolução de problemas; auxiliando no reconhecimento das dificuldades relacionadas ao processo de tomada de decisões e enfrentamento de conflitos.

Seu objetivo é contribuir com o planejamento de estratégias de intervenção, possibilitando o acompanhamento evolutivo de cada caso, instrumentalizando o profissional a lidar com o conceito de suporte social na formação do jovem.

Principais vantagens:
• Permite prever potencial risco de desenvolvimento de transtornos mentais;
• Identifica as variáveis necessárias para construção de estratégias de enfrentamento de problemas;

A Coleção é composta por:
01 Manual
01 Bloco com 25 folhas de resposta

Pode ser aplicado no contexto clínico, educacional e institucional, em indivíduos dos 12 aos 17 anos de idade, de forma individual e coletiva. Com tempo médio de 20 minutos.

Sobre os autores:

Makilim Nunes Baptista - Graduado em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (1995), Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e Doutor pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco - Itatiba; Membro do Grupo de Trabalho de Família da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI); Membro del Red Mundial Suicidólogos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, suporte familiar, suicídio, adolescentes e estresse.

Hugo Ferrari Cardoso - Possui graduação em Psicologia (Formação e Licenciatura/2008 e Bacharelado/2009) pela Universidade do Sagrado Coração; Pós graduação em Psicologia com ênfase em avaliação psicológica (Mestrado/2010; Doutorado/2013 e Pós doutorado/2015) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professor Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) dos cursos de Psicologia (Graduação e Pós-graduação); membro da diretoria da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP - gestão 2016-2017 e gestão 2018-2019) e participante do grupo de trabalho da ANPEPP (GT Pesquisa em Avaliação Psicológica). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Orientação Profissional.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Processos de Escolha e Orientação Profissional


O Espaço Psi indica hoje um livro para aqueles profissionais que trabalham com orientação profissional. Leia abaixo o que a autora, Kathia Maria Costa Neiva, fala sobre o livro:

"O objetivo deste livro é fornecer as ideias básicas relacionadas aos processos de escolha e orientação profissional. Nele abordo: algumas teorias que explicam o processo de escolha profissional, as principais modalidades de orientação profissional, os instrumentos utilizados atualmente para orientação profissional e as várias áreas de atuação do orientador profissional. Discuto ainda o processo de escolha profissional e os vários aspectos que devem ser considerados na elaboração do projeto profissional e analiso a influência da família, do grupo de pares, da instituição educativa e da sociedade. O texto, simples, accessível e repleto de exemplos, pode ser útil para todos os profissionais que queiram conhecer esta área ou atuar como facilitador de decisões no âmbito profissional: psicólogos, pedagogos, educadores, orientadores profissionais ou educacionais, gestores de pessoas e coaches de carreira."


Sobre a autora:

Kathia Maria Costa Neiva
Doutora em Psicologia (Université Paris V); ampla experiência como professora universitária, psicóloga clínica e orientadora profissional; autora das seguintes obras publicadas pela Vetor Editora:Livro Processos de Escolha e Orientação Profissional, Teste Escala de Maturidade para escolha Profissional (EMEP), Jogo: Critérios para Escolha Profissional e Livro Intervenção Psicossocial.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

BGFM-4 - TMR


Divulgamos hoje Bateria Geral de Funções Mentais - Teste de Memória de Reconhecimento (BGFM-4 - TMR). Mais um teste que você pode adquirir no Espaço Psi!

A BGFM-4 - TMR visa investigar, avaliar e mensurar tanto a memória de curto termo como a memória de longo termo. 

Sua aplicação pode ser individual ou coletiva, com um tempo determinado. Em adultos com idade mínima de 15 anos.

O teste TMR é composto por figuras geométricas , dentre as quais o sujeito deve encontrar as figuras corretas, de acordo com o modelo apresentado. Neste quarto volume BGFM-4 – Teste de Memória de Reconhecimento, a função mental que está sendo pesquisada é a memória de reconhecimento, e o teste correspondente é o Teste de Memória de Reconhecimento (TMR). 

A forma de apresentação do TMR foi baseada no TEMPLAM que faz parte da BFM-2 – Bateria de Funções Mentais para Motorista Teste de Memória de Placas para Motorista. Enquanto o TEMPLAM é um teste de memória de reconhecimento de placas, abarcando material visual e verbal, o TMR é um teste de memória de reconhecimento visual. A correção é realizada pelo total de acertos, avaliação quantitativa e qualitativa. 

Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade e sexo.

Composição:
01 Livro de Instruções (manual)
10 Livros de Exercícios 
01 Crivo de Correção 
Categoria: Aptidoes Especificas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

MMSE-2


Hoje o Espaço Psi divulga um instrumento não restrito a psicólogos. O MMSE-2 - Mini Exame do Estado Mental (segunda edição) foi desenvolvido por Marshal F. Folstein, Susan E. Folstein, Travis White e Melissa A. Messer. E sua adaptação brasileira foi realizada por Carina T. Spedo, Danilo Assis Pereira, Maria Paula Foss e Amilton A. Barreira.
           
Lidar com quadros demenciais exige do profissional um grande número de informações e diferentes formas de avaliação. Seja no contexto clínico ou hospitalar, estar instrumentalizado para as demandas do mercado é de suma importância.

O MMSE-2 é um dos instrumentos de rastreio mais utilizados para investigar o funcionamento cognitivo geral, ele foi criado para auxiliar o profissional na triagem e acompanhamento do estado mental de diferentes pacientes.

Na coleção  PADRÃO o profissional encontra as folhas de aplicação padrão e breve, recomendadas para a triagem de grandes demandas e de formas mais pontuais de avaliação.

Principais vantagens:
* Aplicação flexível com três versões diferentes disponíveis;
* Fácil correção, levando cerca de 5 minutos;

Duas formas equivalentes de aplicação, permitindo o acompanhamento com os feitos de prática reduzidos;

Simplicidade na aplicação com grande relevância clínica, permitindo a utilização por diferentes profissionais na área da saúde.

Material (Coleção Padrão):
01. Manual;
01. Bloco com 25 folhas de aplicação (padrão / azul); 
01. Bloco com 25 folhas de aplicação (padrão / vermelha);
01. Bloco com 10 folhas de aplicação (breve / azul);
01. Bloco com 10 folhas de aplicação (breve / vermelha);
01. Guia Portátil.

Tempo de aplicação:
De 5 a 20 minutos, dependendo da versão aplicada.

População-alvo:
Indivíduos dos 18 aos 100 anos.

Sobre os adaptadores:

Carina T. SpedoPsicóloga clínica pela Universidade Paulista (2004); residência em Neuropsicologia e Psicologia hospitalar pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (HC / FMRP-USP 2007); Mestrado (2012) e doutorado (2016) em Neurociências pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento de Ribeirão Preto, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMRP-USP); Especialista em neuropsicologia pelo Centro de Psicologia da Saúde - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC / USP). Desde 2013, trabalha em parceria com o Instituto Brasileiro de Neurociências (IBNeuro). Foi monitora de classe no curso Princípios e Práticas de Pesquisa Clínica (PPCR), fornecido pela faculdade de medicina de Harvard (2014). Pesquisadora pós-doutoranda no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Dedica-se à pesquisa clínica envolvendo os seguintes tópicos: psicometria, adaptação transcultural de instrumentos de medida psicológica; Metodologia de pesquisa; avaliação, monitoramento e reabilitação neuropsicológica de pacientes com Esclerose Múltipla; MRI e fMRI em pacientes com Esclerose Múltipla. Trabalha em colaboração de pesquisa com a esclerose múltipla, demência vascular e clínicas ambulatoriais da geriatria da FMRP-USP. 

Danilo Assis PereiraPsicólogo pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Neurociências pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (2014). Foi professor do Centro Universitário de Brasília de 2002 a 2007 e na Universidade Paulista - UNIP em 2009. Preside o Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro) e é membro da International Neuropsychological Society, da Sociedad Latinoamericana de Neuropsicogía e da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicometria , Neuropsicologia (Avaliação Neuropsicológica), Cognição e Psicofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: Construção e Validação de Instrumentos Psicológicos, Neuropsicológicos e Envelhecimento Cognitivo.

Maria Paula FossPossui pós-doutorado no exterior no Cognitive Neurology and Alzheimer Disease Center da Northwestern University (CNADC; 2016), Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas, na área de Neurociências, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2008). Possui especialização em Neuropsicologia, Reabilitação Neuropsicológica e Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Atualmente, realiza atividades de coordenação da área de Neuropsicologia do Setor de Distúrbio de Movimento e Neurologia Comportamental do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP-USP, co-orientação do programa de Neurologia (Neurociências) do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP-USP e supervisão de Estágio Profissional em Psicologia do Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da FFCLRP-USP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação neuropsicológica, cognição, envelhecimento e testes neuropsicológicos.

Amilton A. Barreira Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1972). Doutorado em Medicina (Neurologia) pela Universidade de São Paulo (1978). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atua nas áreas da Medicina e Ciências da Saúde, em pesquisa e aplicação: Neurologia, Doenças Neuromusculares, Neuropatias Periféricas, Neuroimunologia, Regeneração do Nervo Periférico e Terapia com Células Tronco

** Material não restrito a psicólogos.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

BGFM-2 - TECON


Hoje a dica do Espaço Psi é para quem procura um teste de atenção concentrada!

A Bateria Geral de Funções Mentais - Teste de Atenção Concentrada (BGFM-2 - TECON) tem por objetivo investigar, avaliar e mensurar a atenção concentrada.

Pode ser aplicada em adultos com idade mínima de 15 anos.

A aplicação pode ser individual ou coletiva, com tempo determinado.

As funções mentais investigadas são a atenção concentrada complexa por meio dos seguintes testes: TECON 1, TECON 2 e TECON 3. No volume 1 são formuladas considerações neuropsicológicas sobre os testes de atenção concentrada, abordando a avaliação da atenção nos diferentes contextos, as relações funcionais da atenção e o envolvimento dos circuitos neuroanatômicos, bem como a utilização da memória operativa na execução desses testes. O enfoque neuropsicológico dado sobre a atenção e a emoção possibilita tanto a visualização dos percursos cerebrais das vias corticais e subcorticais como também as interferências das emoções nos sistemas atentivos. 

Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade.

Composição:
Livro de Instruções (1 Manual)
Tecon 1 - 1 Bloco com 25 Folhas
Tecon 2 - 1 Bloco com 25 Folhas
Tecon 3 - 1 Bloco com 25 Folhas
Tecon 1 - 1 Crivo de Correção
Tecon 2 - 1 Crivo de Correção
Tecon 3 - 1 Crivo de Correção 
Categoria: Aptidões Específicas

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Yoga é o bicho


O livro indicado pelo Espaço Psi hoje apresenta, de forma lúdica, três sessões completas de Yoga para realizar com crianças de diferentes faixas etárias, desde pré-escolares até pré-adolescentes. O objetivo é familiarizá-las desde cedo com uma prática que traz inúmeros benefícios para a saúde física, tais como consciência corporal e equilíbrio, postura, fortalecimento muscular e flexibilidade, sem causar danos às articulações por usar como estímulo o peso do próprio corpo. Yoga é mesmo "o bicho", porque é algo incrível que vai muito além da uma prática de atividade física, pois promove também benefícios para memória e atenção concentrada e controle da ansiedade. 

Venha até nossa livraria para adquirir seu exemplar ou nos consulte sobre entregas.

Sobre a autora:
Maria Angela Marchini Gorayeb
Psicóloga graduada pela FFCLRP-USP. Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar pelo HCFMRP-USP. Mestre em Saúde Mental pela FMRP-USP. Terapeuta Cognitiva certificada pela FBTC. 

Sobre o colaborador:
Constantino Sarantopoulos
Praticante de Yoga desde 1994. Membro da Associação Internacional de Professores de Yoga do Brasil. Professor de Yoga, responsável pela GANGA, Espaço de Vivência do Yoga. Praticante e instrutor de Yoga Integral, Hatha Yoga.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Mindfulness para crianças: um guia para pais, psicoterapeutas e educadores


A dica de hoje é um livro/guia para pais, educadores e terapeutas sobre Mindfulness. Se você tem interesse no assunto, venha até o Espaço Psi buscar seu exemplar e conhecer outros títulos que abordam o assunto.

Mindfulness nos últimos anos evidenciou-se no universo acadêmico se expandindo ao conhecimento da população em geral como uma ferramenta precursora de muitos benefícios. Tais como o desenvolvimento cognitivo da atenção, das funções executivas do cérebro, da inteligência emocional e habilidades sociais.

O livro “Mindfulness para crianças: um guia para pais, psicoterapeutas e educadores” surgiu da necessidade de se obter um material brasileiro que trouxesse informações pautadas cientificamente sobre Mindfulness e exercícios práticos para serem utilizados com crianças.

Sobre as autoras:

Ana Carolina Rizzi - CRP 08/20058
Psicóloga clínica pela Universidade Federal do Paraná (2013), Gestalt Terapeuta (2012) e pós graduada em Gestão de Pessoas pela FAE Business School (2017). Formada em Mindfulness Psychology pelo Centro de Psicologia Positiva e Mindfulness do Paraná, atua como psicóloga infantil e adulto, consultora e palestrante nestas áreas.

Arianne Da Costa - CRP 08/10615
Doutoranda em Psicologia, psicóloga clínica do Centro de Psicologia Positiva e Mindfulness do Paraná, formada em Mindfulness Psychology, membro do Instituto Desenhando Sorrisos, consultora na área de psicologia organizacional.

Sheila Drumond - CRP 08/18067
Psicóloga clínica desde 2005, instrutora de yoga e meditação desde 2001, professora universitária, diretora técnica do Centro de Psicologia Positiva e Mindfulness do Paraná.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Cérebro Azul ou Rosa - Lise Eliot

Aqui no Espaço Psi ainda temos alguns exemplares do livro, corra para garantir o seu!

"Meninos são melhores em matemática"
"Meninas têm mais facilidade para expressar sentimentos"
"É Assim que somos feitos" 

Afirmações como essas fazem parte do nosso dia a dia, mas será que a equação é tão simples assim? Em Cérebro Azul ou Rosa: O Impacto das Diferenças de Gênero na Educação, a neurocientista Lise Eliot nos instiga a repensar essas questões. 

Com base em suas pesquisas no campo da neuroplasticidade, a autora argumenta que os cérebros dos bebês são tão maleáveis que as diferenças pequenas e sem importância no nascimento são aumentadas ao longo do tempo conforme os pais, os professores, os pares – e a cultura em geral – reforçam, involuntariamente, estereótipos de gênero.

É verdade que os genes e os hormônios desempenham um papel nas diferenças menino-menina, mas eles são apenas o início. Fatores sociais, tais como a nossa maneira de falar com um filho homem e com uma filha mulher, de incentivá-lo a – ou dissuadi-la de – ser fisicamente aventureiro, estão se revelando muito mais importantes do que pensávamos. 

Nesta obra, Lise Eliot oferece uma ajuda concreta a pais e professores. Ao examinar como surgem as diferenças entre os sexos – em vez de simplesmente aceitá-las como fatos biológicos – podemos ajudar todas as crianças a atingir seu pleno potencial e encerrar as guerras de gênero que atualmente nos dividem.


quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

BGFM-1 - TEDIF



A dica do Espaço Psi de hoje, é para quem está procurando um teste de atenção difusa. Os interessados podem entrar em contato conosco.

A Bateria Geral de Funções Mentais - Teste de Atenção Difusa (BGFM-1 - TEDIF) é um instrumento de aplicação individual ou coletiva, com um tempo determinado, que pode ser utilizado em sujeitos com idade mínima de 15 anos.
  
A BGFM-1 - TEDIF é composta por três testes diferentes: TEDIF 1, TEDIF 2 e TEDIF 3, sendo um de atenção difusa e dois de atenção difusa complexa que servem para classificar e padronizar as funções mentais relacionadas ao campo cognitivo, representadas basicamente pelos sistemas atentivos, memória e raciocínio lógico. A correção é realizada pelo total de acertos, avaliação quantitativa e qualitativa.

Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade.

Composição:
1 Livro de Instruções (Manual)
Bloco Tedif 1- 1 Bloco com 25 Folhas
Bloco Tedif 2 - 1 Bloco com 25 Folhas
Bloco Tedif 3 - 1 Bloco com 25 Folhas
Categoria: Aptidões Específicas

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Rosazul: nem tão rosa, nem tão azul


A dica de hoje é um livro infanto-juvenil que você pode adquirir aqui no Espaço Psi, ou se preferir podemos enviá-lo até você (se desejar, entre em contato e consulte-nos sobre envio).

Neste livro, a educação "rosa e azul", ainda tão presente em nossas casas, é questionada. As particularidades do mundo dos meninos versus o mundo das meninas são apresentadas inicialmente sem possibilidade de mudanças, mas no decorrer da história percebemos o quanto ganhamos pelo simples fato de levantarmos questões sobre sentimentos e emoções, descobrindo que há muito mais semelhanças do que diferenças.

A autora, Cida Lopes é psicóloga clínica, terapeuta cognitiva, sexóloga, educadora sexual, escritora (obras sobre sexualidade humana, terapia cognitiva e relações humanas), professora do curso de pós graduação em Sexologia Clínica -FUMEC - BH, professora do curso de especialização CAFS - Curso Avançado de Sexologia Clínica - BH, professora de sexologia clínica e sexualidade na infância e na adolescência - Ciclo CEAP - BH / Instituto Veda de Terapia Cognitiva - SP / CETCC - BH, coordenadora de projetos de educação sexual, consultora e palestrante em sexologia, sexualidade na infância e na adolescência e relações humanas, consultora em sexologia das emissoras: Rede Bandeirantes e Rede Globo - Belo Horizonte.

Assista ao vídeo da autora falando sobre o livro:


terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Esavi A-B - Escala de Avaliação da Impulsividade Formas A-B


Iniciamos nossas dicas de 2019 com a Esavi A-B - Escala de Avaliação da Impulsividade Formas A-B. Que você pode vir buscar hoje mesmo no Espaço Psi!

O objetivo deste instrumento é avaliar a impulsividade, definida como a propensão a reações rápidas e não planejadas a partir de estímulos externos ou internos, sem que sejam levadas em consideração as consequências negativas que podem decorrer das ações para a própria pessoa ou para outras.

Destina-se a indivíduos acima de 18 anos com escolaridade a partir do Ensino Médio.

Durante a aplicação o sujeito responde cada uma das questões, registrando suas respostas no próprio Livro de Aplicação. Foram elaboradas duas versões de aplicação (EsAvI-A e EsAvI-B) em que os mesmos itens foram distribuídos de forma diferente, dificultando o treinamento para respostas da escala.

Pode ser utilizado na área organizacional, na área clínica, no contexto do trânsito e no judiciário

A correção é realizada exclusivamente através da Plataforma Online da Vetor Editora, a partir da digitação      das respostas do avaliado, acessível através da aquisição do livro de aplicação.

Composto por: 
1 Livro de Instruções (Manual)
1 Bloco de Aplicação Esavi A com 25 Folhas
1 Bloco de Aplicação Esavi B com 25 Folhas

Sobre os autores:
Fabián Javier Marín Rueda: Psicólogo formado pela Universidade São Francisco, e perito examinador de trânsito pela Universidade de Ribeirão Preto. Possui mestrado e doutorado em psicologia, área de concentração Avaliação Psicológica. Professor do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. É autor de vários testes psicológicos utilizados nas áreas da psicologia do trânsito e da psicologia organizacional e do trabalho.

Ana Cristina Ávila-Batista: Psicóloga formada pela PUC-MG em 1990 e desde então trabalha na área de Avaliação Psicológica. Trabalha na Polícia Militar de Minas Gerais desde 1994 como Oficial Psicóloga, onde nos últimos 5 anos, chefiou a seção responsável pelas avaliações psicológicas para ingresso na Corporação. Atualmente está lotada na Diretoria de Saúde. É pós-graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Mestre em Psicologia, área de concentração Avaliação Psicológica no Trabalho pela Universidade São Francisco e cursa o Doutorado na mesma instituição.