“O desamparo inicial dos seres humanos é a fonte primordial de todos os motivos morais”, escreveu Freud em 1895. Mais propriamente, é a fonte da ética, afirma o psicanalista Leopold Nosek. A devoção absoluta a cada ser que emerge na história – à perene alteridade desse rosto infinitamente novo – é o ato ético primordial. Em sua obrigatoriedade, ele cria o humano. Essa é uma das ideias que guiam Nosek em "A Disposição para o Assombro", coletânea de ensaios, conferências e entrevistas em que o legado freudiano ganha uma expressão extremamente original e inteligente. Na história da razão, a descoberta do inconsciente representou um choque cujos efeitos não cessam. Infinito, incapturável por definição, o inconsciente está aí, montado no pensamento como dado de apreensão da cultura e, antes disso, como elemento constituinte do sujeito.
Este livro demonstra que a psicanálise continuará a ser incontornável.
Em 23 de junho o Dr. Leopold Nosek estará em Ribeirão Preto a convite da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto para a Palestra "A Disposição para o Assombro".
As inscrições já estão abertas pelo site da SBPRP:
http://www.sbprp.org.br/site/eventos_show.php?id=52
O Espaço Psi, que estará presente no evento para uma sessão de autógrafos, dentro de alguns dias irá receber o livro "A Disposição para o Assombro" e disponibilizará um desconto especial aos interessados que efetuarem sua compra até o dia 30 de abril: De 68,00 por 55,00.
Entre em contato conosco e garanta seu exemplar antecipadamente.
(16) 3911-7563 / livrariaespacopsi@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário