sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

IFP-II (Inventário Fatorial de Personalidade) - uma nova e interessante alternativa de avaliação!




Olá a todos! Quem escreve é Alessandro A. Scaduto - estou junto com a livraria já há um tempo, cuidando dos cursos sobre testes (o blog tem posts sobre isso, como este e este). Agora também estou na livraria durante algumas horas por semana, para orientar profissionais na escolha de material, além de tirar dúvidas sobre testes e livros na nossa área!

Bem, vamos falar sobre a IFP-II. Diversos profissionais têm nos procurado para conhecer alternativas de avaliação de personalidade, e muitos deles nos perguntam sobre o antigo Inventário Fatorial de Personalidade (IFP). Este instrumento foi considerado desfavorável para uso profissional em Janeiro de 2013 pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) do Conselho Federal de Psicologia, por não ter sido submetido a estudos de revisão de sua fundamentação teórica e qualidade técnica. Como uma alternativa a este teste, a Editora Pearson - Casa do Psicólogo oferece o Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-II), que se encontra com parecer favorável no SATEPSI, sendo uma alternativa aos profissionais que já utilizavam a primeira versão deste instrumento ou aqueles que desejem conhecer alternativas em avaliação de personalidade.

Este novo teste consiste em uma extensa revisão de sua primeira versão, oferecendo novos estudos sobre sua qualidade técnica (psicométrica) e normas atualizadas para seu uso. Os resultados nesse teste permitem descrições de pessoas ao longo de 13 necessidades ou motivos psicológicos: Assistência, Intracepção, Afago, Autonomia, Deferência, Afiliação, Dominância, Desempenho, Exibição, Agressão, Ordem, Persistência e Mudança. A nova versão apresenta vantagens como ser menos extenso para aplicação (com cerca de um terço a menos de itens) e oferecer evidências de sua qualidade técnica através de estudos atualizados e com técnicas modernas de análise psicométrica. Além disso, o manual apresenta estudos de correlação das variáveis do IFP-II com instrumentos comumente utilizados no contexto organizacional e de saúde (BFP, IHS e Zulliger), o que possibilita análises mais aprofundadas e confiáveis com uso de baterias de instrumentos.

Devido à profundidade das alterações, a IFP-II é um teste novo, que não usa quaisquer materiais de sua versão anterior. Conforme a própria editora descreve, "não se trata de uma segunda edição do IFP e NENHUM material dessa versão anterior poderá ser reutilizado".

Aguardamos por sua visita para conhecer em mais detalhes esse interessante instrumento de avaliação da personalidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário