Uma dica para esse final de semana é o filme “Acqua e Anice” (Água e Anis), do diretor estreante na telona Corrado Ceron. Para os amantes do cinema, a dica não é só para este final de semana, pois o filme está disponível juntamente com outros 17 novíssimos filmes italianos inéditos no Brasil, produzidos em 2021 e 2022, e com passagem em diversos festivais internacionais. Falo do Festival de Cinema Italiano, que está acontecendo desde o dia 04 de novembro e segue disponível até 04 de dezembro de 2022, com opção de programação online e gratuita. O Festival inclui ainda uma mostra retrospectiva com 16 clássicos do cinema italiano dedicado as suas grandes musas, como Sophia Loren, Gina Lollobrígida, entre outras.
Acqua e Anice é um filme delicado. Classificado como comédia, consegue abarcar temas realistas como a finitude da vida, a proximidade do fim e a morte, com extrema delicadeza. Mas tem muita alegria, genuína alegria. Não se esqueça, é uma comédia, tem leveza, você vai rir.
Sinopse:
Acqua e Anice é um "road movie dos salões de bailes" que conta a história de Olímpia (Stefania Sandrelli), uma lenda dos bailes que aos 70 anos decide colocar a van de sua banda de volta à estrada: desta vez, porém, não é sobre sair em turnê, mas embarcar em uma jornada com as pessoas que a amavam e os lugares que fizeram dela uma estrela. Com ela, uma jovem, Maria (Silvia D'Amico), tímida e desajeitada, recém-contratada como sua motorista.
O filme teve estreia no último Festival de Veneza na sessão “Giornate degli Autori”
Direção: Corrado Ceron
Elenco: Stefania Sandrelli, Silvia D'Amico, Paolo Rossi, Luisa De Santis, Diego Facciotti
Mais informações: https://festivalcinemaitaliano.com/
Assistir:
https://www.belasartesalacarte.com.br/agua-e-anis
ou
https://festivalcinemaitaliano.com/title-item/acqua-e-anice-agua-e-anis/
Maria Luiza Junqueira é Psicóloga (CRP 06/58846), Mestre em Psicologia pela FFCLRP/USP, Psicóloga Clínica e Orientadora Profissional e de Carreira