Abaixo segue algumas informações sobre a EPR - Escala dos Pilares de Resiliência. E você pode adquirir a sua aqui no Espaço Psi.
Objetivo:
Identificar, dentre as características que favorecem uma conduta resiliente, quais delas uma pessoa tem mais ou menos desenvolvidas.
Verificar os atributos pessoais da resiliência que favorecem uma conduta resiliente diante das adversidades.
Resiliência pode ser definida como a capacidade dos seres humanos de superar as adversidades da vida e, além disso, saírem fortalecidos após uma situação-problema.
Público-alvo:
Adultos com idade igual ou acima de 18 anos e com escolaridade a partir do Ensino Fundamental (cursando).
Aplicação:
Individual ou coletiva. É necessária apenas a utilização de uma caneta ou lápis para preenchimento do Livro de Exercício. A escala é autoadministrável (o próprio avaliando a responde).
O examinando responde cada uma das questões, registrando suas respostas no próprio Livro de Aplicação.
Áreas de aplicação
Psicologia Clínica, da Saúde, Escolar, Psicopedagogia, Gestão de Pessoas e Pesquisas do Comportamento Humano em Geral.
Correção:
É realizada de acordo com as respostas dadas para cada uma das subescalas e registrada no Livro de Avaliação.
A correção também está disponível por meio da Plataforma Online da Vetor Editora , acessível através da aquisição do Livro de Aplicação.
Autoras:
- Tábata Cardoso:
Possui graduação em Psicologia (2007) e especialização em Psicopedagogia (2009) pelo Centro Universitário de Santo André; curso de extensão em Psicometria (2008) pela Universidade Federal do Amazonas; mestrado em Psicologia da Saúde (2013) - Área de concentração: Processos Psicossociais - pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é pesquisadora na área de Psicologia na Vetor Editora Psico-Pedagógica. Tem experiência em construção e validação de testes e escalas para avaliação do comportamento e das habilidades humanas. Autora da Escala dos Pilares da Resiliência (EPR) publicada pela Vetor Editora.
- Maria do Carmo Fernandes Martins:
Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professora Titular e Pesquisadora da Universidade Metodista de São Paulo onde atua no Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde. Foi professora na Universidade Federal de Uberlândia, tendo se aposentado como Professora-Associada. É orientadora de Mestrado desde 2003; atua na área de Comportamento Organizacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Medidas em Psicologia e Psicologia da Saúde, focando seus estudos em construção e validação de instrumentos de medida em psicologia, clima organizacional, satisfação no trabalho, poder organizacional, conflitos intragrupais, bases de poder, autoeficácia e resiliência no contexto de trabalho. Foi Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) no período 2007-2010. É editora da revista Mudanças - Psicologia da Saúde desde 2009 e parecerista de periódicos nacionais, autora de artigos e capítulos de livros na área.