Ainda está em tempo de adquirir seu kit com desconto aqui no Espaço Psi!
terça-feira, 31 de agosto de 2021
segunda-feira, 30 de agosto de 2021
Vídeo 4: Por que avaliar atenção nas avaliações psicossociais?
https://www.instagram.com/p/CTNCE9QFzDz/
Se gostar, deixe seu comentário, curta e compartilhe com seus colegas!
Últimos dias...
Amanhã é o último dia... Não perca essa chance!
quinta-feira, 26 de agosto de 2021
INTELIGÊNCIA - Curso EAD Vetor Editora
Segue informações sobre o curso EAD - INTELIGÊNCIA , que você pode adquirir aqui no Espaço Psi, entrando em contato pelo nosso whatsapp ou vindo até nossa loja.
Curso EAD - Testes não verbais de inteligência G-36 e G-38
Com base nos manuais dos testes, serão apresentados detalhes sobre processo de aplicação, correção e a interpretação dos resultados.
Objetivos
Geral
Apresentação do Teste Não Verbal de Inteligência G-36 e o Teste Não Verbal de Inteligência G-38.
Específicos
Apresentar a base teórica da ferramenta.
Indicação de contextos de utilização, público-alvo dos testes e as diferenças entre o G-36 e o G38.
Demonstrar como realizar a aplicação e correção dos testes.
Apresentar o modo de interpretação dos resultados obtidos.
Conteúdo Programático
Apresentação da base teórica que fundamenta os testes.
Indicação de contextos de utilização.
Aplicação, correção e interpretação dos testes G-36 e G-38.
Carga Horária
04 Horas*
*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
quarta-feira, 25 de agosto de 2021
Vídeo 3: Por que avaliar atenção nas avaliações da aviação?
Assista ao vídeo no nosso instagram:
https://www.instagram.com/p/CS__C6PF091/
Se gostar, deixe seu comentário, curta e compartilhe com seus colegas!
CURSO: Procedimento de Desenhos-Estórias e Procedimento de Desenhos de Famílias com Estórias
Venha participar desses encontros conosco! Garanta já sua participação!
Nichollas Martins Areco é Psicólogo graduado pela FFCLRP-USP, Mestre e Doutor em Psicologia (FFCLRP-USP), Especialista em Psicologia Hospitalar (CFP), membro do Grupo de Pesquisa em Paliativismo Pediátrico (GePaP - HC/FMRP), Psicólogo do Setor de Oncologia e Hematologia Pediátrica do Hospital das Clínicas FMRP-USP.
Ana Carolina Fortes Paiva de Pina é Psicóloga graduada pela PUC-SP, Mestre em Ciências - Psicologia da Saúde e Desenvolvimento (FFCLRP-USP), Especialista em Teorias e Técnicas Psicanalíticas (IEP-RP).
*Na compra de um dos livros sobre o Procedimento de Desenhos-Estórias, aqui no Espaço Psi, você ganha 10% de desconto na inscrição do curso! São eles:
- Formas Compreensivas de Investigação Psicológica
- Procedimento de Desenhos-Estórias: Formas Derivadas, Desenvolvimentos e Expansões
- Formas Lúdicas de Investigação em Psicologia
terça-feira, 24 de agosto de 2021
MEMÓRIA - Cursos EAD Vetor Editora
Teste TEM-R - Teste de Memória de Reconhecimento
A todo o momento somos desafiados a lembrar de informações vividas ou disponibilizadas anteriormente. Esta capacidade de lembrar depende muito de nossa competência cognitiva em memorizar informações visuais. Com o objetivo de conhecer a capacidade de adolescentes e adultos entre 17 e 53 anos, o Teste de Memória de Reconhecimento – TEM-R poderá nos fornecer informações sobre a capacidade de memorização de curto prazo dos examinandos que responderem ao instrumento.
De fácil aplicação e correção, o instrumento é aprovado pelo SATEPSI e poderá ser útil aos psicólogos que necessitarem investigar essa competência em seus processos de avaliação psicológica. O curso contará com dois módulos, no primeiro o foco será a aplicação do teste e no segundo o modo de correção e interpretação dos resultados.
Objetivos
Familiarizar o psicólogo com o Teste TEM-R; conhecer sua aplicabilidade em diversas demandas de avaliação; simular uma aplicação individual e conhecer detalhes de uma aplicação coletiva; compreender o modo de correção e a interpretação dos resultados.
Conteúdo Programático
Aula 1
Contexto e aplicação do instrumento
Neste módulo será apresentada, brevemente, a abordagem que fundamentou a construção do teste. Assim como, os contextos de aplicação do instrumento; os materiais necessários e os cuidados quanto ao ambiente. Também serão apresentadas as orientações para aplicação individual ou coletiva, o tempo de treino e execução e uma simulação de aplicação individual.
Aula 2
Correção e Interpretação
No segundo módulo será apresentado o modo de correção, a localização dos resultados nas tabelas normativas por faixa etária ou amostra geral e interpretação dos resultados.
Carga Horária
02 Horas*
TEPIC-M - Teste Pictórico de Memória
A memória é objeto de estudo desde o século XVII e ainda hoje é foco de pesquisa e compreensão. A avaliação deste constructo durante um processo de avaliação psicológica é fundamental para que possamos dar conta das diversas demandas do nosso dia a dia, como nas atividades escolares, de trabalho e outras da vida diária.
Atualmente existem diversos testes de memória de curto prazo e muitos deles com estímulos verbais envolvendo letras e palavras.
O Teste Pictórico de Memória, o TEPIC-M, vem trazer para avaliação estímulos visuais figuras, representando 3 ambientes distintos, ambiente céu, terra e água. Com tempo de aproximadamente 5 minutos, o psicólogo poderá obter informações sobre a memória de curta duração do avaliado, podendo ser aplicado em um público de 17 a 97 anos.
Objetivos
Familiarizar o psicólogo com o Teste TEPIC-M; conhecer sua aplicabilidade em diversas demandas de avaliação da memória de curto prazo; demonstrar uma simulação de aplicação individual em adultos e conhecer detalhes de uma aplicação coletiva; conhecer o modo de correção e interpretação do instrumento.
Conteúdo Programático
Conceito do tipo de memória apresentada pelo TEPIC-M;
Público alvo e contextos de aplicação;
Aplicação individual, através de uma simulação em adulto;
Aspectos a considerar na aplicação individual e coletiva.
Interpretação dos resultados.
Carga Horária
02 Horas*
*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
segunda-feira, 23 de agosto de 2021
Vídeo 2: Cuidados no Trânsito
Assista ao vídeo no nosso instagram:
https://www.instagram.com/p/CS6w3NflzmP/
Se gostar, deixe seu comentário, curta e compartilhe com seus colegas!
Relacionamento interpessoal no século XXI e o stress emocional
Segundo, Hans Selye, conhecido como o pai da estressologia, só quem está morto não tem stress. Dizia ele que o stress é parte inerente do viver e que é necessário aprender a lidar de forma eficaz com os desafios bons e maus do decorrer da vida (Selye, 1956, 1974). Embora seja impossível eliminar os estressores do dia a dia, está dentro da capacidade humana aprender e praticar estratégias de manejo das tensões que possibilitem uma vida mais tranquila e de melhor qualidade. É esta a parte mais otimista do estudo do stress: a ideia de que todos, independentemente de idade, sexo ou condição econômica, podem, a qualquer momento, aprender a lidar melhor com as tensões da vida.
No livro "Relacionamentos interpessoais no século XXI e o stress emocional", que é dirigido a psicólogos e a outros profissionais da área da saúde mental, bem como àqueles que sejam leigos da ciência, mas experientes cientistas da sua própria vida e de seus conflitos interpessoais. Os autores reuniram os principais temas causadores de stress emocional, como a influência social no estilo de vida, os relacionamentos interpessoais na adolescência, entre pais e filhos, na família, nos ambientes virtuais (ciberespaço), no namoro e na empresa, encerrando com um capítulo sobre as relações interpessoais e o combate diário do stress.
Sumário
- Prefácio.
Capítulo 1. Compreendendo o Stress Emocional.
Capítulo 2. A Influência Social no Estilo de Vida.
Capítulo 3. Relacionamento Interpessoal na Adolescência e o Stress Emocional.
Capítulo 4. Relacionamento entre pais e filhos.
Capítulo 5. Relacionamento Familiar.
Capítulo 6. Relacionamentos no Ciberespaço.
Capítulo 7. Habilidades Sociais, Stress e Violência no Namoro.
Capítulo 8. Relacionamentos Interpessoais na Empresa: Fonte de Stress ou de Apoio?
Capítulo 9. Relações Interpessoais: Como Combater o Stress Diário.
- Conclusões.
Organizadores: Marilda Lipp, Valquiria Tricoli e colaboradores
sexta-feira, 20 de agosto de 2021
quinta-feira, 19 de agosto de 2021
Promoção de lançamento CTA - Coleção de Testes de Atenção
A CTA - Coleção de Testes de Atenção tem como objetivo avaliar três tipos de atenção: concentrada, dividida e alternada.
Público-alvo: Pessoas com idade entre 18 e 82 anos.
TIPOS DE ATENÇÃO ESPECÍFICOS
- Atenção Concentrada: A atenção concentrada consiste na capacidade do sujeito em focar sua atenção em apenas um estímulo, em detrimento de outros.
- Atenção Dividida: A atenção dividida envolve a habilidade de o avaliado focar em dois ou mais estímulos, enquanto outros são apresentados.
- Atenção Alternada: A atenção alternada representa a capacidade de o indivíduo focar a atenção ora em um estímulo e ora noutro.
A aplicação pode ser individual ou coletiva. A CTA oferece ao psicólogo a possibilidade de aplicar os três tipos de atenção e obter um escore geral do avaliado, bem como escolher um ou mais tipos de testes a serem utilizados de acordo com a demanda da avaliação. Cada um dos testes possui três versões diferentes para aplicação, ou seja, tanto o CTA-Concentrada quanto o CTA-Alternada e CTA-Dividida possuem formas 1, 2 e 3, o que oferece ao psicólogo diferentes possibilidades de aplicação.
Saiba mais sobre a CTA na live de lançamento que acontecerá hoje (19/08) às 19h30 com Fabián Rueda e Cristiano Esteves, com intermediação de Juliana Guimarães, diretora científica da ABRAPSIT. Acompanhe em bit.ly/LiveCTA
Curso Online (gratuito) sobre a CTA - Coleção de Testes de Atenção
O curso da Coleção CTA será online e gratuito, no dia 23 de agosto. Não perca essa oportunidade!
O curso tem como objetivo instrumentalizar os inscritos para o uso e interpretação da Coleção de Testes de Atenção – CTA e é destinado a psicólogos(as) que realizam avaliação da atenção no contexto do trânsito, manuseio e porte de arma de fogo, concursos públicos, ou qualquer contexto que necessite de uma avaliação do construto.
São três opções de horário para realizar o curso: das 10h às 12h, 14h às 16h ou 18h às 20h.
Faça já a sua inscrição: https://bit.ly/CursoOnlineCTA
quarta-feira, 18 de agosto de 2021
Psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental
Psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental surgiu a partir da experiência dos organizadores em psicologia clínica na abordagem e em supervisão de atendimentos psicológicos em clínica-escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As queixas que surgem nos diversos contextos clínicos são bastante semelhantes e, em geral, observa-se a necessidade de esclarecer ao cliente sobre as mesmas para a adesão e efetividade do tratamento. No entanto, nem sempre se encontra material apropriado ao cliente, de modo que a linguagem seja acessível e, de fato, atenda às demandas do caso.
SUMÁRIO
Parte I - Transtornos psicológicos segundo os critérios do DSM-5
Capítulo 01. Transtorno de pânico.
Capítulo 02. Transtorno de ansiedade generalizada.
Capítulo 03. Transtorno de estresse pós-traumático.
Capítulo 04. Transtorno obsessivo-compulsivo.
Capítulo 05. Fobias específicas.
Capítulo 06. Transtorno de ansiedade social.
Capítulo 07. Abuso de substâncias.
Capítulo 08. Depressão.
Capítulo 09. Transtorno bipolar do humor.
Capítulo 10. Transtornos alimentares.
Capítulo 11. Esquizofrenia.
Capítulo 12. Transtornos de controle dos impulsos.
Capítulo 13. Disfunções sexuais.
Capítulo 14. Tabagismo.
Parte II - Condições de saúde
Capítulo 15. Hipertensão arterial.
Capítulo 16. Diabetes mellitus.
Capítulo 17. Câncer.
Capítulo 18. Doenças dermatológicas.
Capítulo 19. Fibromialgia.
Capítulo 20. Estresse.
Parte III - Dificuldades comuns tratadas em psicoterapia
Capítulo 21. Adesão ao tratamento.
Capítulo 22. Raiva.
Capítulo 23. Procrastinação.
Capítulo 24. Perfeccionismo.
Capítulo 25. Ciúme patológico.
Capítulo 26. Conflitos conjugais.
Capítulo 27. Habilidades sociais.
Capítulo 28. Respiração diafragmática e relaxamento.
Capítulo 29. Mindfulness.
Sobre os organizadores
Marcele Regine de Carvalho (org.).
Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia (IP) e do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM) do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Supervisora na Divisão de Psicologia Aplicada do IP, UFRJ. Colaboradora no Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Psicoterapia e Reinserção Social (NEPIPReS/PPGP/IP/UFRJ). Coordenadora do Núcleo Integrado de Pesquisa em Psicoterapia nas Abordagens Cognitivo-Comportamentais (IPUB/NIPPACC/LABPR). Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro (ATC-Rio). Terapeuta Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).
Lucia Emmanoel Novaes Malagris (org.).
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade de Campinas (PUC-Campinas). Doutora em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutora pela PUC-Campinas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicoterapia e Reinserção Social- NEPIPReS do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Membro da diretoria da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) (2015-2019). Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.
Bernard P. Rangé (org.).
Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Psicologia Teórico-Experimental pela PUC-Rio. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute, Philadelphia, EUA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
terça-feira, 17 de agosto de 2021
Programa de Capacitação Nacional para Psicologia do Trânsito - inscrições abertas!
O Espaço Psi já contou para você que a Vetor Editora irá oferecer aos psicólogos, um curso de capacitação com 30 horas, totalmente gratuito, sobre Avaliação do Trânsito.
E hoje a gente vem contar que as inscrições para o Programa de Capacitação Nacional para Psicologia do Trânsito já estão abertas!
O curso será totalmente online e gratuito, voltado para psicólogos formados.
Garanta sua inscrição em:
vol.vetoreditora.com.br/transito
Lembrete: Promoção Pearson
Se não puder vir até o Espaço Psi, entre em contato conosco pelo nosso whatsapp para verificar as condições de entrega.
Aproveite!
segunda-feira, 16 de agosto de 2021
Marcha virtual em defesa da vida: pela proteção aos testes psicológicos
⠀
A Vetor Editora estará no Bloco 3, das 16h às 16h30, com o CEO Ricardo Mattos, por acreditar no conhecimento técnico da Psicologia de ponta, com estudo e comprovações científicas.⠀
⠀
Para mais informações, acesse: bit.ly/MarchaIBAP⠀
⠀
Acompanhe-nos:⠀
Live YouTube: bit.ly/LiveMarchaYT⠀
Live Facebook: bit.ly/LiveMarchaFB⠀
⠀
#ProtejaOsTeste
Programa de Capacitação Nacional para Psicologia do Trânsito
Vem aí o maior e inédito Programa de Capacitação Nacional para Psicologia do Trânsito!⠀
⠀
A Vetor Editora irá oferecer aos psicólogos, um curso de capacitação com 30 horas, totalmente gratuito, sobre Avaliação do Trânsito.⠀
Serão 10 módulos, que ocorrerão as quartas-feiras e aos sábados, de 22/09 até 23/10/21.⠀
⠀
Inscrições em breve. Fique ligado!
Quer concorrer a um kit da Vetor Editora?
Há cursos EAD a partir de 29,00.
Confira abaixo as várias categorias:
- Atenção
- Personalidade
- Memória
- Inteligência
- Orientação Profissional
- Neuropsicológico
- Educacional
- Psicologia Forense
- Desenvolvimento
sexta-feira, 13 de agosto de 2021
Pré-venda: Clínica Psicanalítica com Crianças e Adultos
Mais um lançamento com previsão para chegar no Espaço Psi no início de setembro: Clínica Psicanalítica com Crianças e Adultos - Donald Meltzer.
E até o dia 27 de agosto de 2021, estamos oferecendo um desconto especial para quem adquirir durante a pré-venda.
Entre em contato conosco e garanta mais esse título com valor especial!
Sumário
- Prefácio
- Prefácio à edição brasileira
- Introdução
1. Casimiro: Vida no reto, fuga para o delírio
2. Victor: Dor mental, raiva e silêncio
3. Jordi: Da bi à tridimensionalidade
4. Yolanda S.: Vicissitudes e fracassos da simbolização
5. Herbert: Vocação para a perversidade
6. Cecilia L.: O final da análise
7. David: “Aspirado” pela identificação projetiva
8. Montse: Uma onipotência delirante
9. Felipe: Semana analítica no umbral da posição depressiva
10. Júlio: Partes não nascidas da personalidade?
11. Sylvia: A excitante servidão do ciúme
12. Paula: A fascinação pelo mundo esotérico
- Índice de temas principais
- Índice de diagnósticos
quinta-feira, 12 de agosto de 2021
Avaliação psicológica dos fatores psicossociais do trabalho - teoria e prática na era digital
Mais um lançamento que acabou de chegar aqui no Espaço Psi!
"Avaliação psicológica dos fatores psicossociais do trabalho - teoria e prática na era digital", busca elucidar os desafios implicados no processo da avaliação dos riscos psicossociais, para que o psicólogo seja instrumentalizado em sua prática e contribua para melhorar a gestão destes riscos nas empresas.
Organizadoras:
Ana Carolina Wolf Baldino Peuker
Sibele Faller
quarta-feira, 11 de agosto de 2021
Promoção WNV
Promoção: Avaliação Neuropsicológica Infantil
O livro conta com a participação de autores (pesquisadores e clínicos) que estão envolvidos de alguma forma em produzir uma melhor neuropsicologia infantil brasileira. Aproximando o leitor à temas relevantes da avaliação neuropsicológica infantil. Avaliar crianças é sempre um grande desafio, e o profissional deve conhecer os relatos dos pais, professores, os fatores cognitivos, comportamentais e ainda o processamento emocional adaptado à idade e à fase do desenvolvimento de forma interdisciplinar.
O livro dispõe de formulários digitais.
Sumário:
- Capítulo 1. Avaliação Neuropsicológica Infantil: aspectos históricos, teóricos e técnicos.
- Capítulo 2. O uso do "Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes" (CBCL) e Outros Instrumentos do ASEBA na Avaliação Neuropsicológica Infantil.
- Capítulo 3. Avaliação Neuropsicológica Infantil: caracterização a partir de uma experiência institucional.
- Capítulo 4. Avaliação Neuropsicológica das Funções Executivas na Infância.
- Capítulo 5. Avaliação Neuropsicológica Infantil das Funções Visuoconstrutivas: por que, o que, como e para que avaliar?
- Capítulo 6. Avaliação Neuropsicológica no Contexto Neurocirúrgico Infantil.
- Capítulo 7. Avaliação Neuropsicológica do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade em Crianças e Adolescentes.
- Capítulo 8. Avaliação Neuropsicológica da Discalculia do Desenvolvimento.
- Capítulo 9. Avaliação das Habilidades e Dificuldades de Leitura e Escrita.
- Capítulo 10. Avaliação Neuropsicológica Infantil na Dislexia.
- Capítulo 11. Epilepsia do Lobo Temporal na Infância: aspectos neuropsicológicos.
- Capítulo 12. Recursos de Tecnologia e Inovação na Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação de Crianças com Déficits Cognitivos, Disfunção Motora e/ou Sensoriais.
- Capítulo 13. Neuropsicologia Aplicada à Criança e ao Adolescente em situação de Risco e Vulnerabilidade Social.
Sobre a organizadora:
Luciana Tisser - Psicóloga. Especialista em Neuropsicologia e em Grupoterapia. Mestre e Doutora em Ciências da Saúde - Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente no Curso de Psicologia da Uniritter. Docente no Curso Psicoterapias Cognitivas e no Curso de Especialização em Psicoterapias Cognitivas na Infância e Adolescência do InTCC/RS. Coordenadora da Especialização em Neuropsicologia do InTCC/RS. Sócia diretora do Instituto de Neuropsicologia.
terça-feira, 10 de agosto de 2021
Campanha Mês do Psicólogo
Comprando, aqui no Espaço Psi, qualquer um dos cursos EAD da Vetor Editora até o dia 26 de agosto, você estará concorrendo a um kit de teste de sua escolha*.
No dia 27 de agosto, dois de nossos clientes que adquiriram conosco o curso EAD da Vetor Editora, serão contemplados com um kit de teste de sua preferência*.
Venha participar!
*exceto Turma da Luria
Promoção Víneland-3
Aproveite o mês de agosto para adquirir, aqui no Espaço Psi, o seu kit Víneland-3 com 10% de desconto! E ganhe o curso!
segunda-feira, 9 de agosto de 2021
Ciclos de manutenção em terapia cognitivo-comportamental
Os ciclos de manutenção dos transtornos são distorções decorrentes de crenças e/ou regras adquiridas ao longo da vida, as quais conduzem a estratégias interpessoais ineficazes, embora aparentem eficácia aos olhos dos pacientes, os quais colaboram com a manutenção do problema num círculo vicioso (os ciclos de manutenção). Alguns ciclos mais comuns são: redução de atividades, viés negativo, ruminação de problemas, redução de estratégias de enfrentamento, perfeccionismo, esquiva, fuga, os quais podem variar a depender do transtorno em específico. Este é um livro inovador ao apresentar avanços importantes publicados na literatura internacional, agora abordados por renomados profissionais nacionais.
SUMÁRIO
Capítulo 01. Avaliação e formulação de caso.
Capítulo 02. A importância da elaboração do plano de tratamento na Terapia Cognitivo-Comportamental.
Capítulo 03. Intervenções nos processos de manutenção da depressão.
Capítulo 04. Transtorno de ansiedade generalizada.
Capítulo 05. Fobias específicas.
Capítulo 06. Transtorno do pânico e agorafobia.
Capítulo 07. O uso de experimentos comportamentais em casos de esquizofrenia.
Capítulo 08. Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada ao transtorno do humor bipolar.
SOBRE AS ORGANIZADORAS
Êdela Aparecida Nicoletti (org).
Psicóloga. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Mentor e tutor do Programa de Proficiência em Terapia Cognitiva. Treinamento em Ensino e Supervisão pelo Beck Institute. Diretora do Centro de Terapia Cognitiva Veda. Professora Honorária da Equipe Formadora do The Nora Cavaco Institute de Portugal. Certificação em TEPT pelo Beck Institute. Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo BTech/The Linehan Institute. Especialista Certificada pela FBTC e DGERT.
Mariana Fortunata Donadon (org).
Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), Bacharela em Psicologia pela FFCLRP/USP. Licenciada em Psicologia pela FFCLRP/USP. Bacharelado especial em pesquisa pela FFCLRP/USP. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Especialista em Terapia Cognitiva pelo Centro de Terapia Cognitiva (CTC VEDA). Terapeuta Cognitiva certificada pelo DGERT Internacional. Doutoranda em saúde mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Docente de Graduação e Pós-Graduação em cursos de Psicologia e Especialização.
Duas cabeças, uma sentença
No livro, a apresentação dos resultados contextualizou cada tipo de caso e demonstrou a utilização do laudo psicológico como evidência técnica (prova) influenciando seu desfecho. Discute-se sobre a importância do trabalho do psicólogo com crianças e famílias e sua co-responsabilidade na mudança de suas condições de vida por meio da sentença judicial.
sexta-feira, 6 de agosto de 2021
Conduta Clínica e Sofisticação na Elaboração de Laudos Psicológicos
Seu exemplar pode ser adquirido aqui no Espaço Psi!
quinta-feira, 5 de agosto de 2021
Pré-venda: A Linguagem de Bion - um dicionário enciclopédico de conceitos
Aproveite! Entre em contato conosco e garanta seu exemplar com valor especial!
"Considerando que livros introdutórios nunca podem substituir o trabalho original de um autor, e menos ainda, suas palavras, e também que a apreensão dos conceitos propostos por W. R. Bion tem sido, frequentemente, vista como se fosse difícil, o Dr. Sandler elaborou um dicionário em um estilo pouco usual. Extraiu citações relevantes dos textos de Bion, reunindo-as com o sentido e também os significados dos conceitos, localizando-os em termos históricos de seus desenvolvimentos.
O objetivo é apresentar o trabalho escrito de Bion tal como ele é – e nunca impor suas próprias opiniões, ainda que inclua seus comentários e expansões a respeito das implicações clínicas, entre os vários verbetes, com o intuito de esclarecer algumas questões que têm surgido entre leitores, endereçando-se principalmente a distorções nos entendimentos. Como a vida, a obra de Bion não demanda entendimento, mas a possibilidade de apreensão por experiência.
Esse bem organizado dicionário constitui-se em valioso instrumento para todos aqueles interessados, ou necessitados de apreender o sentido, e o uso imbuído no estilo compactado de escrita adotado por Bion."
Oliver Rathbone, Londres
Sumário
Dedicatória
Introdução
O Tempora, o Mores
Apreensão da realidade e comunicação
Princípios gerais do conteúdo deste dicionário
Obscuro e difícil?
Princípios gerais deste dicionário
O âmbito numênico e o etos da psicanálise
Poucas teorias
Abreviaturas
Convenções
Versões brasileiras publicadas inicialmente pela Imago Editora
Pós-escrito para a edição brasileira
Uma história
Modo de usar
A
Alfa (α)
Alucinação
Alucinose
Análise apropriada /interpretação apropriada
Análise bem-sucedida
Analogia
Animado e inanimado
Animal que faz ferramentas (Tool-making animal)
Aparato (ou aparelho) sensorial
Argumento circular
Arrogância
B
Barreira de contato
“Bioniano”
C
Catástrofe, mudança catastrófica
Causa-efeito; causalidade
Causas e a seta do tempo
Causas e moralidade
Cesura
“Ciência versus religião”
Círculo, ponto e linha
Clivagem forçada
Comensal
Compaixão
Compreensão
Comunicação
Conceito
Concepção
Confronto
Conjunção constante
Contido: comunicações do paciente
Continente/contido
Contratransferência
Controvérsia
Correlação, relação, relacionamento
Crença
Culpa
Cura
Curiosidade
D
D
Desastre
Desconhecido, incognoscível
Desejo
Desenvolvimento (Development)
Desenvolvimento (Growth)
Disciplina sobre memória, desejo e entendimento
Disposições, disposição
Distância
Divindade
Dor
E
Édipo
Elementos-alfa
Elementos-beta
Elementos de psicanálise
Espaço mental
Esquizofrenia, uma teoria da
Estar-uno-a-si-mesmo (At-one-ment)
Estupidez
Equação pessoal
Evidência direta
Experiência emocional
F
Fama
Fato selecionado
Fatores e funções
Fatos
Fé, ato de fé (Faith, act of faith)
Fenômenos
Filosofia
Frustração, tolerância à
Função-verdade
Função-alfa
G
Gagueira; o gago
“Grade” (Grid)
Grupo
H
H
Hipérbole
Horda
I
Ideia
Identificação projetiva
Imaginação
Inefável
Infra-sensorial
Instituição (Establishment)
Interpretação
Interpretação, conteúdo
Intuição
Invariância
Inveja
J
Jargão
Julgamentos
Jung
K
K
“Kleiniano”
L
L
Linguagem de Consecução (Language of Achievement)
Linguagem de Substituição
Linha
Literatura (e estilo literário de Bion)
Lógica
M
Manipulação de símbolos
Matematização da psicanálise
Medicina
Medo
Memória
Memória-sonho
Menos (ou negativo)
Menos H (–H)
Menos K (–K)
Menos L (–L)
Mente
Mentira
Metateoria
Método científico
Místico
Mito, mito privado
Modelos
Multiplicidade de teorias
N
Não-coisa
Não-seio
Não-sensorial
Narcisismo e social-ismo
Negativo
O
“O”
Objetivos de uma psicanálise
Objeto psicanalítico
Objetos bizarros
Ódio
P
Paramnésias
Paramnésias “psicanalíticas”
Parasítico
Pareamento (casamento) de pré-concepções com realizações [Mating (or matching) of pre-conceptions to realizations]
Parte neurótica da personalidade
Parte psicótica da personalidade
Pênis
Pensamentos sem pensador
Pensamentos verbais
Pensamentos verbalizados
Pensar, uma teoria do; ou uma teoria do pensamento
Penumbra de associações
Personalidade não-psicótica
Personalidade perturbada
Personalidade psicótica e não-psicótica (ou parte psicótica da personalidade e parte neurótica da personalidade)
Perspectiva reversível
Ponto
Posição depressiva
Pré-concepção, preconcepção, premonição
Pré-concepção do elemento-alfa edipiano (Alpha-element oedipal pre-conception)
Pré-concepção edipiana do elemento-alfa
Premonição
Pressupostos básicos
Princípio de realidade
Princípio de incerteza
Princípio do prazer/dor
Princípios do funcionamento psíquico (ou princípios do funcionamento mental)
Proto-resistência
Psicanálise clássica
Psicanálise intuitiva, intuição psicanalítica treinada
Psicanálise real/análise real/ análise apropriada / interpretação apropriada
Psicologia bi-pessoal
PS↔D
R
Razão
Realidade sensorial e psíquica
Relação
Resistência
Rêverie
Reversão da função-alfa
S
Satisfação
Saturação
Saúde mental
Seio, bom e ruim
Sensações, sentimentos, afetos, emoções
Senso comum
Sensorial
Sentimentos
Seta dupla: sinais e símbolos quase matemáticos
Sexo
Simbiótico:
Sistema dedutivo científico
Social-ismo
Sonhar o material proveniente do paciente
Sonho
T
T
Tα
Tβ
Teoria clássica
Teoria de observação psicanalítica
Teorias
Teorização ad hoc
Terror, terror sem nome
Terror sem nome
Tornar-se
Trabalho onírico alfa (α) Transferência
Transformação; Transformações e Invariâncias
Transformações, modos de
Assinar:
Postagens (Atom)