sexta-feira, 25 de setembro de 2020

EPSUS-Ad - Escala de Percepção do Suporte Social - Adolescente


Hoje vamos apresentar a EPSUS-Ad - Escala de Percepção do Suporte Social - Adolescente. E, se for do seu interesse, você já pode adquirir aqui no Espaço Psi, ou entrar em contato pelo nosso whatsapp: 16 98126-4185.

A Escala de Percepção do Suporte Social, versão adolescente, visa avaliar a forma como este público reconhece as suas relações sociais em termos de interação com seus pares, afetividade e resolução de problemas; auxiliando no reconhecimento das dificuldades relacionadas ao processo de tomada de decisões e enfrentamento de conflitos.

Seu objetivo é contribuir com o planejamento de estratégias de intervenção, possibilitando o acompanhamento evolutivo de cada caso, instrumentalizando o profissional a lidar com o conceito de suporte social na formação do jovem.

Principais vantagens:
• Permite prever potencial risco de desenvolvimento de transtornos mentais;
• Identifica as variáveis necessárias para construção de estratégias de enfrentamento de problemas;

A Coleção é composta por:
01 Manual
01 Bloco com 25 folhas de resposta

Pode ser aplicado no contexto clínico, educacional e institucional, em indivíduos dos 12 aos 17 anos de idade, de forma individual e coletiva. Com tempo médio de 20 minutos.

Sobre os autores:

Makilim Nunes Baptista - Graduado em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (1995), Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e Doutor pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco - Itatiba; Membro do Grupo de Trabalho de Família da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI); Membro del Red Mundial Suicidólogos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, suporte familiar, suicídio, adolescentes e estresse.

Hugo Ferrari Cardoso - Possui graduação em Psicologia (Formação e Licenciatura/2008 e Bacharelado/2009) pela Universidade do Sagrado Coração; Pós graduação em Psicologia com ênfase em avaliação psicológica (Mestrado/2010; Doutorado/2013 e Pós doutorado/2015) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professor Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) dos cursos de Psicologia (Graduação e Pós-graduação); membro da diretoria da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP - gestão 2016-2017 e gestão 2018-2019) e participante do grupo de trabalho da ANPEPP (GT Pesquisa em Avaliação Psicológica). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Orientação Profissional.

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Psicopedagogia, Desenvolvimento Humano e Cotidiano Escolar

Indicamos hoje o livro "Psicopedagogia, Desenvolvimento Humano e Cotidiano Escolar". Venha adquirir seu exemplar diretamente aqui no Espaço Psi ou, se preferir, consulte-nos sobre entregas pelo nosso whatsapp: 16 98126-4185

Dada à multiplicidade de fatores e personagens inter-relacionados no processo de aprendizagem, nesse livro a intenção é explorar perspectivas teóricas e práticas diferentes para auxiliar na atuação dos vários atores sociais envolvidos. Ao longo dos capítulos, se verifica o esforço para oferecer ao leitor ferramentas de discussão e reflexão acerca da diversidade de ação e pesquisa no complexo cenário escolar.


terça-feira, 22 de setembro de 2020

Suicídio: Uma alternativa à vida - Fragmentos de psicoterapia existencial

Estamos no Setembro Amarelo e hoje o Espaço Psi apresenta um livro que trata sobre o tema do suicídio. Se você quiser adquiri, pode ir até nossa livraria ou, entre em contato pelo nosso whatsapp: 16 98126-4185




A discussão envolvendo a temática do suicídio é das mais importantes na realidade contemporânea. Alguns teóricos afirmam que o suicídio é uma epidemia contagiosa, que se alastra no seio da sociedade, quando divulgado. Esse tema não pode ser confinado a tais asserções, com o risco de se incorrer em grave erro. Em termos estritamente filosóficos, o suicídio é um ato que questiona a existência de modo drástico e definitivo. Não atinge apenas a vítima, mas seus familiares e amigos próximos. A violência e o suicídio são fatores interligados de uma mesma manifestação, o desespero humano. E no momento em que as pessoas estão sendo atiradas às raias do desespero pelas mais variadas razões, a contribuição desse livro é fundamental para os estudiosos da temática. Essa nova edição atualizada e revisada está dividida em duas partes. A primeira aborda o fenômeno do suicídio a partir de três grandes áreas: clínica, teórica e filosófica. A segunda parte apresenta alguns casos clínicos, proporcionando reflexão sobre o tema. Obra que se destaca como uma das principais referências teóricas na temática do suicídio, tanto em nível de Brasil, como mundial. Imperdível para todos que se interessam pela contemporaneidade da condição humana.

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

EBADEP-IJ, - Escala Baptista de Depressão Infanto Juvenil



Hoje vamos falar sobre a EBADEP-IJ, - Escala Baptista de Depressão Infanto Juvenil. E você pode adquirir essa ferramenta no auxílio do diagnóstico da depressão infanto-juvenil aqui no Espaço Psi ou entrando em contato pelo nosso whatsapp: 16 98126-4185

A depressão é hoje um dos principais transtornos mentais, representando um problema de saúde pública. O rastreio e a identificação dos sintomas são os primeiros passos para sua resolução. Porém, como avaliar a sintomatologia em crianças e adolescentes?

Pensando nisso, a Hogrefe acaba de lançar a EBADEP-IJ - Escala Baptista de Depressão Infanto Juvenil.

 A escala é voltada para a avaliação da sintomatologia depressiva, auxiliando no rastreio e nas diferentes fases do tratamento. O material, investiga a frequência, intensidade e duração de sintomas, contendo 27 itens de sintomatologia depressiva auto respondidos.


Principais Vantagens:
- Escala fácil e rápida de ser aplicada;
- Auxilia o acompanhamento de crianças e adolescentes com sintomas depressivos;
- Possibilita complementar a avaliação diagnóstica em casos de suspeita de depressão;
- Distingue comportamento saudável e sintomatologia depressiva clinicamente relevante.

Material (Coleção): 01. Manual; 01. Bloco com 25 folhas de resposta; 01. Bloco com 25 folhas de registro.

População-alvo: Indivíduos dos 07 aos 18 anos de idade;

Tempo de aplicação: Em média 20 minutos;

Aplicação: Individual e coletiva;

Contexto recomendado: Clínico.

Makilim Nunes Baptista
Graduado em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (1995), Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e Doutor pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco - Itatiba; Membro do Grupo de Trabalho de Família da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI); Membro del Red Mundial Suicidólogos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, suporte familiar, suicídio, adolescentes e estresse.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

EBADEP - ID - Escala Baptista de Depressão (Versão Idosos)


Você conhece a 
EBADEP - ID - Escala Baptista de Depressão (Versão Idosos)? Veja abaixo algumas informações. Lembrando que, para adquirir sua coleção, você pode vir até o Espaço Psi ou entrar em contato pelo nosso whatsapp: 16 98126-4185 

A Coleção EBADEP - ID - Escala Baptista de Depressão (Versão Idosos) é composta por 20 itens que abordam a sintomatologia depressiva, visando avaliar a frequência e duração da mesma.

Instrumento de uso exclusivo do psicólogo, que visa o levantamento da sintomatologia depressiva. O seu propósito não é estabelecer diretamente um diagnóstico, mas subsidiar um processo de avaliação psicológica. 

Sua aplicação destina-se a idosos com idade a partir de 60 anos. Podendo ser individual ou coletiva, sem limite de tempo. O preenchimento das respostas costuma durar aproximadamente 5 a 10 minutos. 

Sobre o autor:
Makilim Nunes Baptista
Possui mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e doutorado pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco - Campinas; bolsista produtividade pelo CNPq; Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental (LAPSaM) do Programa de Pós- Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco; Presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica - IBAP; Membro do Grupo de Trabalho de Família da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI) e Membro del Red Mundial Suicidólogos.

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

EBADEP-A (Escala Baptista de Depressão Versão Adulto)

Hoje o Espaço Psi apresenta a EBADEP-A (Escala Baptista de Depressão Versão Adulto). Abaixo seguem algumas informações sobre a escala.

Lembrando que você pode adquirir a sua em nossa livraria ou entrando em contato pelo nosso whatsapp: 16 98126-4185

Objetivo:
A EBADEP-A (Escala Baptista de Depressão – Versão Adulto)  é um instrumento que tem como objetivo avaliar a intensidade da depressão em adolescentes e adultos. 
 
Público-alvo: 
Adolescentes e adultos (entre 17 e 81 anos)
 
Descrição: 
A EBADEP-A é um instrumento autoaplicativo que contém 45 itens com 26 descritores de sintomatologia depressiva. Os sintomas são agrupados em sete categorias: Humor, Vegetativos, Motores, Sociais, Cognitivos, Ansiedade e Irritabilidade. Pode ser utilizada em diversas áreas de atuação do psicólogo: na Psicologia Clínica, da Saúde e/ou Hospitalar, Neuropsicologia, Psicologia Forense, do Trabalho e das Organizações, do Esporte, Social, Comunitária e do Trânsito.

* Instrumento restrito a Psicólogos

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Produção de Documentos em Psicologia

Hoje o Espaço Psi indica o livro Produção de Documentos em Psicologia. Seu exemplar já pode ser adquirido em nossa livraria ou se preferir, entre em contato por whatsapp: 

98126-4185  

No Brasil, a produção de documentos escritos por psicólogos vem sendo problematizada e regulamentada por meio de Resoluções do Conselho Federal de Psicologia, que estabelecem parâmetros científicos, éticos e políticos acerca deste tema. Esta coletânea reúne pesquisadores com destacada prática em avaliação psicológica e na confecção de documentos escritos, além de acúmulo teórico considerável, visando contribuir para a qualificação da produção documental de estudantes, professores e profissionais de Psicologia.

Sobre os autores:

Arlindo da Silva Lourenço
Mestre em Educação pela PUC-SP e Doutor em Psicologia Social pela USP-SP. Professor Universitário e Psicólogo em instituições prisionais por mais de 24 anos.

Marta Cristina Meirelles Ortiz
Especialista em Psicologia Jurídica, Mestre e Doutora em Psicologia pela USP. Atuação como Psicóloga Judiciária em Varas de Infância e Família, e como docente da Universidade Federal de São Paulo.

Sidney Kiyoshi Shine
Psicanalista e psicólogo judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Especialista em Psicologia Clínica e Jurídica. Mestre, Doutor e Pós-Doutorando em Psicologia pela USP. Professor e autor de obras na área.

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

GOPC (Guia de Orientação Profissional e de Carreira)


Você já conhece o mais novo instrumento
 para quem trabalhar com Orientação Profissional e de Carreira?


Aproveite a 
promoção de lançamento, entre em contato hoje mesmo com o Espaço Psi : 16 98126-4185. Lembrando que a promoção é por tempo limitado!!! Corra garanta o seu com desconto especial!!!

GOPC (Guia de Orientação Profissional e de Carreira) é um material que visa subsidiar, em um processo de orientação profissional e de carreira, a obtenção de informações concernentes à área educacional, pessoal e profissional do indivíduo (orientando), bem como suas preferências por atividades e preferências profissionais. Para isso, o material é dividido em dois eixos: GOPC – Orientação Profissional e GOPC – Orientação de Carreira. Ambos possuem um Checklist específico para cada processo (OC/OP) e, também, os questionários de preferência profissional e preferência de atividades (comuns a ambos).

Objetivo
O GOPC tem como objetivo realizar o levantamento de informações pessoais, acadêmicas e profissionais, a fim de proporcionar reflexões que subsidiem o processo de Orientação Profissional e de Carreira. 

Público-alvo
Jovens a partir do ensino médio, adultos já inseridos no mercado de trabalho, mas que buscam repensar sobre sua carreira. Pode ser ministrado em aposentados que buscam novos caminhos profissionais.

Área
O GOPC se insere em contextos que envolvam processo de orientação profissional e de carreira, seja ele clínico. Pode ser utilizado por psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, coaches e qualquer outro profissional que trabalhe com o processo de Orientação Profissional e de Carreira.

Aplicação e resultados
A aplicação do GOPC é individual e poderá levar até 5 sessões, com aproximadamente 50 minutos cada.
Com relação aos resultados, o profissional deverá realizar uma integração de todos os dados levantados, de modo que possibilite ampla compreensão acerca da história e inclinações profissionais do orientando. Acrescenta-se, ainda, que o GOPC pode ser utilizado em conjunto de outros materiais, como o QUATI (caso o profissional seja psicólogo).

Sobre autores
- José Jorge de Morais Zacharias: Psicólogo, mestre em psicologia escolar e doutor em psicologia social pela USP, analista didata pela Associação Junguiana do Brasil – AJB e IAAP, autor do teste QUATI, do exercício DTO II e da Técnica Tear de palavras, além de obras sobre tipologia junguiana, orientação de carreira e psicologia da religião. É docente universitário.

- Sergio Antonio do Prado Júnior: Psicólogo e Administrador, pós-graudado e especialista em Gestão de Pessoas (UNIMARCO) e Psicologia Analítica (USCS). Analista em formação pela Associação Junguiana do Brasil – AJB, coautor do exercício DTO II e da Técica Tear de palavras. Atua como psicoterapeuta e orientador profissional.

Materiais
1 Livro de Instruções (Vol.1)
​10 Checklists de Orientação Profissional (Vol.2)
10 Checklists de Orientação de Carreira (Vol.3)
10 Licença para Correção Online (Orientação profissional)
10 Licença para Correção Online (Orientação de carreira)

Licenças de aplicação podem ser adquiridas separadamente:
GOPC ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
GOPC ORIENTAÇÃO CARREIRA

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Pré-venda: Turma da Luria



A Turma da Luria, está chegando!!!!!

E você já pode encomendar aqui no Espaço Psi o mais novo lançamento da Vetor Editora! É só entrar em contato pelo nosso whatsapp: 16 98126-4185

Turma da Luria: Guia Prático de intervenção infantil, para crianças de 1 à 4 anos que apresentam atraso no desenvolvimento global.

Trata-se de um material lúdico com muitos benefícios e diferenciais em sua utilização para crianças de 1 a 4 anos, no qual contempla intervenção de 8 habilidades tornando-se uma solução completa em seu formato.

Este material foi desenvolvido com o objetivo em ser amplo em sua utilização podendo ser aplicado por profissionais de diversas áreas que trabalham em instituições que atuam com desenvolvimento infantil.

O material pode ser usado por psicólogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, pedagogos, professores e psicopedagogos que atuam em clínicas, hospitais, escolas e demais instituições que visam ao desenvolvimento infantil. Pode ser utilizado ainda por pais e/ou responsáveis pelos clientes em seu contexto familiar, desde que devidamente orientados por um profissional.