Acabamos de receber aqui no Espaço Psi, o lançamento Tear de Palavras! Venha buscar sua coleção ainda hoje!
O Tear de Palavras é uma técnica criativa e espontânea na qual o cliente poderá à sua livre vontade elencar um determinado número de palavras. Esta escolha pessoal de palavras expressam as questões mais pertinentes e presentes no âmbito da psique no momento em que é aplicada a técnica do Tear, similar a técnicas expressivas nas quais o cliente é estimulado a realizar um desenho livre e terá à sua disposição a escolha da forma e das cores. Posteriormente a técnica propõe o diálogo com o cliente para, por meio de associações, aprofundar os temas propostos nas palavras elencadas. Portanto não avalia, mas permite o aprofundamento e elaboração juntamente com o cliente de questões trazidas por ele próprio.
Esta técnica é aplicada sempre quando se está em processo de psicoterapia, aconselhamento ou coaching na abordagem analítica para ampliação de conteúdos presentes no momento vivencial do cliente, proporcionando maior clareza de elementos que possam estar inconscientes ou que não foram adequadamente percebidos pelo cliente. O foco final sempre é na compreensão da dinâmica psíquica e no autoconhecimento, ampliando a conscientização do próprio cliente por meio das associações e amplificações das palavras elencadas.
O público-alvo são pessoas em processo de psicoterapia, aconselhamento ou coaching que sejam alfabetizadas e com um mínimo conhecimento do vernáculo da língua portuguesa. É possível aplicar a técnica em outro idioma desde que o aplicador seja fluente neste outro idioma.
Sua aplicação é individual.
Sobre os autores:
José Jorge de Morais Zacharias
Psicólogo, mestre em Psicologia Escolar e doutor em Psicologia Social, analista didata pela Associação Junguiana do Brasil (AJB) e pela International Association for Analytical Psychology (IAAP), autor dos instrumentos QUATI e DTO II e de obras sobre tipologia junguiana e psicologia e religiosidade de matriz africana. Docente universitário por 35 anos, atualmente se dedica à docência em pós-graduação.
Sergio Antônio do Prado Júnior
Administrador de empresas e psicólogo, especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia Analítica, desenvolveu pesquisas sobre liderança e tipologia junguiana, psicoterapeuta de base analítica, docente em cursos de pós-graduação, coautor do instrumento organizacional DTO II da Editora Vetor.
Melissa Vieira Teixeira
Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica e tipologia junguiana, psicoterapeuta de base analítica, consteladora familiar sistêmica, desenvolve trabalhos na área de orientação profissional e terapia individual, de adultos e crianças. Tradutora de diversos textos em psicologia, pesquisadora em relações familiares, coautora do instrumento organizacional DTO II da Editora Vetor.