quinta-feira, 25 de julho de 2019

Intervenção Neuropsicológica infantil: Da estimulação precoce-preventiva à reabilitação

Mais um lançamento que você pode adquirir aqui no Espaço Psi!


Para contribuir à formação do neuropsicólogo clínico, temos o prazer de anunciar dois novos volumes da Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica: 

Intervenção Neuropsicológica infantil: Da estimulação precoce-preventiva à reabilitação 
Intervenção Neuropsicológica infantil: Aplicações e interfaces. 

Neste primeiro volume são discutidos temas e conceitos gerais sobre a intervenção neuropsicológica na infância, da estimulação cognitiva às práticas que possam prevenir alterações na cognição e comportamento nesse momento do desenvolvimento. Em ambos os volumes temos exemplos de como integrar conceitos clássicos e novas práticas na construção de uma clínica eficiente para lidar com temas relacionados à infância.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Abuso e Trauma


Hoje, o Espaço Psi, divulga o livro "Abuso e Trauma". Seu exemplar pode ser adquirido em nossa loja.

Neste trabalho dois fatores estão destacados: as conseqüências do abuso e o tratamento dos traumas. Este é um livro que qualquer pessoa, profissional ou não poderá ler se estiver interessada em se conhecer e conhecer melhor a natureza humana. Trauma, tragédia e abuso contrapõem-se a compaixão, solidariedade e capacidade que temos para curar uns aos outros.

Sobre a autora:
Ilma Ribeiro Silva - Bacharel em Jornalismo pela Fundação Armando Alvares Penteado, Mestre em Psicologia Somática pela Antioch University em San Francisco, Doutoranda em Psicologia pelo California Institute of integral Studies em San Francisco.

terça-feira, 23 de julho de 2019

Fernando Pessoa e Freud - diálogos inquietantes

Mais um lançamento que você pode adquirir aqui no Espaço Psi!


Sinopse:
Fernando Pessoa, Kafka, Musil, Rilke inauguram uma literatura que toma as relações da palavra consigo própria como um ato de primeira ordem num mundo sem certezas. Mas, para Pessoa, a questão central é a existência do sujeito, o que convida a psicanálise a um inquietante diálogo com sua obra. De fato, um efeito hiperbólico da ficção é inseparável da heteronímia: nossas lembranças, nossa história e identidade seriam mera ficção? Ameaça também necessariamente presente na psicanálise, tal é a tese deste livro. Nesse caso, em que pese a recusa veemente de Freud, cabe falar em ficcionalidade da psicanálise, isto é, uma abertura entre ficção e realidade sem a qual a psicanálise não poderia existir...

Conteúdo:
Agradecimentos
Introdução: O que Fernando Pessoa permite ler em Freud?

Parte 1
A heteronímia como avesso da metapsicologia
1. Modelos de subjetividade em Fernando Pessoa e Freud: da catarse à abertura de um passado imprevisível
2. “Um estado de alma é uma paisagem...”: explorações da espacialidade em Fernando Pessoa e Freud
3. O lugar de ninguém: ausência e linguagem na situação analítica

Parte 2
O espaço social e o sujeito da diferença
4. O mal-estar na identificação: diferenças entre Fernando Pessoa e o sujeito pós-moderno
5. Freud e a ontologia romântica da subjetividade: o universal e seus efeitos resistenciais na escuta analítica 

Parte 3
Perspectivas do abismo e hermenêutica aberta
6. O abismo fonte do olhar: a pré-perspectiva em Odilon Moraes e a abertura da situação analítica
7. “Who’s there?”: a desconstrução do intérprete segundo a situação psicanalítica

Parte 4
Uma passagem inquietante: a psicanálise entre ciência e literatura
8. A ficcionalidade da psicanálise: hipótese a partir do inquietante em Fernando Pessoa
9. Fernando Pessoa, sofística e psicanálise: o inquietante como sintoma da cisão entre ciência e literatura

segunda-feira, 22 de julho de 2019

TI - Teste de Inteligência



O TI - Teste de Inteligência, que você pode adquirir no Espaço Psi, contém a fundamentação teórica na qual o teste está embasado, as instruções de aplicação, correção e interpretação, além dos estudos psicométricos (análise de itens, validade, precisão e normatização).

O objetivo do TI é avaliar o fator g ou Inteligência Geral proposto por Spearman, por meio do preenchimento de espaços em branco que devem ser completados pela análise de relações e matrizes.
  
Este instrumento é destinado a pessoas com idades entre 18 e 67 anos, de ambos os sexos, com nível de escolaridade entre ensino fundamental incompleto e pós-graduação. As pessoas que participaram dos estudos psicométricos e normativos buscavam a avaliação psicológica para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Desse modo, as normas e o teste estão adequados para pessoas desse grupo.

E sua aplicação pode ser individual ou coletiva, com tempo pré-estipulado de 20 minutos.
  
O TI é composto por 30 exercícios com 6 opções de resposta cada, dentre as quais o sujeito deve escolher apenas uma. É um teste não verbal, uma vez que os exercícios são compostos por figuras geométricas e abstratas. A correção é realizada por meio de um crivo e o resultado equivale ao total de questões respondidas corretamente. No Livro de Instruções são apresentados estudos tanto pela Teoria Clássica dos Testes quanto pela Teoria de Resposta ao Item. As normas são apresentadas por escolaridade e faixa etária.

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Interculturalidade e vínculos familiares


Lançamento acaba de chegar aqui no Espaço Psi! Se interessou? Então venha buscar o seu exemplar ainda hoje!

Sinopse:
“Sinto saudades das batatas de lá, mas adoro o chester daqui”: assim, Ana Maria, de 8 anos, sintetiza a ambiguidade inerente à condição do expatriado. Como lidar com ela? A resposta, como mostra Lisette Weissmann neste livro, depende de vários fatores, que a autora organiza num triângulo conceptual: o intrapsíquico, o vincular/familiar e o sociocultural. As seis amostras de “discurso familiar” que nos apresenta sugerem que o segundo é decisivo para construir uma “malha de contenção” das angústias envolvidas na adaptação ao novo ambiente, por sua vez necessária para poder aproveitar as oportunidades oferecidas pela situação de interculturalidade.

Psicanalista experiente e bem informada, ao estudar um problema muito atual, Lisette ilumina diversas facetas da sociedade contemporânea, assim como das modalidades de subjetivação que nela podem se estruturar.

Conteúdo:
Prólogo
Marcelo N. Viñar

1. Introdução
2. Globalização, cultura, fronteira
3. Migrações
4. Psicanálise das Configurações Vinculares
5. Percurso de trabalho psicanalítico vincular
6. Casos clínicos
7. Considerações finais

Posfácio – Figuras da diferença: a cultura e a língua em sofrimento
Maria Inês Assumpção Fernandes

Referências

quarta-feira, 17 de julho de 2019

TAS - Teste de Atenção Seletiva


O TAS - Teste de Atenção Seletiva, que você pode adquirir aqui no Espaço Psi, tem por objetivo avaliar a atenção seletiva definida como a capacidade de selecionar e manter o foco em um determinado estímulo em detrimento de outros presentes no ambiente.

Pode ser aplicado em pessoas com idade compreendida entre 15 e 60 anos, com escolaridade mínima a partir do Ensino Fundamental, de ambos os gêneros. Também pode ser aplicado em profissionais ou participantes de processo de avaliação psicológica para fins de seleção organizacional, além de pilotos de avião e candidatos à CNH. Essa população foi definida de acordo com as normas do instrumento.

Sua aplicação pode ser individual ou coletiva, com tempo pré-determinado.

O TAS é composto por símbolos formados por figuras geométricas que devem ser canceladas conforme modelo apresentado. Além de sua aplicação convencional, pode ser uma alternativa para substituição a testes similares ou avaliação de candidatos que já conhecem outros instrumentos e muitas vezes foram submetidos mais de uma vez ao mesmo teste. O tempo reduzido de aplicação e a facilidade de correção e obtenção dos resultados otimizam o trabalho dos profissionais, sem interferir na qualidade da avaliação do construto abordado, já que os estudos de validade e precisão indicam suas adequadas propriedades psicométricas.

Possui normas para Pilotos de Avião, população dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de candidatos à CNH dos Estados de Mato Grosso e Amapá.

terça-feira, 16 de julho de 2019

Discalculia do Desenvolvimento


A dica do Espaço Psi hoje é o livro "Discalculia do Desenvolvimento". Venha buscar seu exemplar em nossa loja e aproveite para conhecer outros livros da Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica.

“A aprendizagem da matemática é fundamental para alcançar o sucesso em uma sociedade como a atual, que se baseia no conhecimento. A carência de certas habilidades matemáticas pode levar à sérias consequências na hora de conseguir e manter um emprego ou certo status profissional.

Apesar disso, ainda são escassos os especialistas que ajudam as crianças com dificuldades de aprendizagem da matemática, às quais nos referimos com o termo Discalculia do Desenvolvimento. Com grande rigor científico, a doutora Dos Santos foi capaz de integrar os conhecimentos mais relevantes no campo da discalculia, com importantes implicações para a orientação educativa e a prática clínica. ” 

Prof. Dr. Luis Fuentes Melero, Universidad de Murcia, Murcia, Espanha.

Capítulos: 1. Disfunções da numerosidade; 2. Diagnóstico diferencial da discalculia do desenvolvimento; 3. Introdução à discalculia do desenvolvimento; 4. Fenótipos da Discalculia do Desenvolvimento; 5. Prevalência dos Transtornos de Aprendizagem da Matemática; 6. A etiologia multifatorial da discalculia do desenvolvimento; 7. Neurobiologia dos Transtornos de Aprendizagem da Matemática; 8. Critérios oficiais da Discalculia do Desenvolvimento; 9. Avaliação multidimensional da Discalculia do Desenvolvimento; 10. Intervenções dos Transtornos de Aprendizagem da Matemática; 11. Relatos de casos de Discalculia do Desenvolvimento; 12. Modelos teóricos da cognição numérica.

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Criatividade em organizações - temas atuais


Você já pode adquirir aqui no Espaço Psi o lançamento "Criatividade em organizações - temas atuais"!

A criatividade é um fenômeno que há muito tem sido estudado por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Este livro busca, em seus diferentes capítulos, conjugar dois aspectos: a contribuição da criatividade para a área de gestão e administração, bem como para a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

Parte do pressuposto de que é possível almejar, de forma conjunta, a produção de ideias criativas que gerem retorno para as organizações e que tragam benefícios para o indivíduo e grupos de trabalho. Para isso, a obra apresenta revisões atuais da literatura dessas áreas do conhecimento, a fim de retratar temas mais explorados, principais achados, tendências atuais e lacunas a serem preenchidas em estudos futuros.

Espera-se, assim, contribuir tanto para o avanço da produção científica sobre criatividade nas organizações, como lançar luz sobre aspectos que devam ser objeto de atenção para a sua gestão em uma visão humanista e sistêmica.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

BVRT - Teste de Retenção Visual de Benton



Hoje apresentamos o teste BVRT - Teste de Retenção Visual de Benton, que você pode vir adquirir aqui no Espaço Psi!

O objetivo do BVRT é avaliar habilidades de memória visual, percepção visual e praxia visuoconstrutiva.

Pode ser aplicado em crianças a adultos entre 7 e 30 anos, e idosos entre 60 e 75 anos. Sua aplicação é individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 10 a 20 minutos.


O BVRT - Teste de Retenção Visual de Benton é um instrumento de avaliação neuropsicológica e pode ser utilizado nos contextos clínico neuropsicológico ou psicológico e demais áreas nas quais há necessidade de avaliação de memória visual, percepção visual e praxia visuoconstrutiva. O teste é composto por dois formatos de administração, com 10 lâminas cada. Existem padrões de aplicação, pontuação baseada no número de produções corretas e a frequência dos tipos específicos de erros feitos pelos examinandos, assim como normas de desempenho por idade e escolaridade.

quinta-feira, 11 de julho de 2019

O Pensamento Clínico em diagnóstico da personalidade



Divulgamos hoje o livro O Pensamento Clínico em diagnóstico da personalidade. Se achar interessante, entre em contato com o Espaço Psi e garanta o seu exemplar.

Como se pensa em psicologia clínica? Será que realizamos um pensamento válido e adequado aos fatos? Como se pode descrever as formas pelas quais pensamos clinicamente? E as formas existentes que ainda não utilizamos em nossas atividades? Essas e outras questões são tratadas cuidadosamente neste livro, destinado a todos os profissionais da área de saúde mental. Ele se ocupa das formas pelas quais o pensamento se norteia ao buscar suas formulações clínicas. Sendo resultado de pesquisa e de experiência clínica, este livro parte das formas válidas para o pensamento em geral, determinando as modalidades de pensamentos que normalmente se aplicam ao diagnóstico psicológico, a psicoterapia e a psicanalise. Foi escrito por Walter Trinca, um pesquisador consciente das dificuldades pelas quais passa o profissional que não se da conta dos caminhos que percorre seu funcionamento mental.


Sobre o autor

Walter Trinca - Obteve da Universidade de São Paulo (SP) os títulos de Graduado em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica, Doutor em Ciências (Psicologia), Professor Livre Docente e Professor Titular. Em seu percurso, foi docente do Instituto de Psicologia da USP nos cursos de graduação e de pós-graduação, tendo sido coordenador do programa de pós-graduação na área de Psicologia Clínica. É especialista em pesquisa, tendo orientado e supervisionado cerca de 80 projetos. Dentre os projetos próprios, contribuiu para a metodologia do Diagnóstico Psicológico, da Psicoterapia e da Psicanálise. Publicou mais de 100 trabalhos científicos em revistas especializadas, anais de congressos, livros, capítulos de livros e outros. É psicanalista, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e da International Psychoanalytical Association, e ocupa a Cadeira nº 40 da Academia Paulista de Psicologia. Possui consultório na cidade de São Paulo.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

CAT-H - Teste de Apercepção Infantil – Figuras Humanas


Você pode vir até o Espaço Psi para adquirir sua coleção CAT-H - Teste de Apercepção Infantil – Figuras Humanas.

Assista no final, a entrevista da Vetor Editora com a Dra Maria Cecília de Vilhena Moraes.

O CAT-H é uma técnica projetiva temática composta por 10 cartões que devem ser apresentados à criança. A cada figura, a criança precisa contar uma história com começo, meio e fim. Apresenta um conjunto de nove dimensões identificadas como aspectos do sujeito a partir das quais podem ser levantadas hipóteses sobre a dinâmica da personalidade infantil.

Tem por objetivo de compreender o mundo vivencial da criança a partir da interpretação das histórias narradas aos estímulos apresentados. Conhecer a estrutura afetiva da criança e a dinâmica de suas reações diante dos desejos e dos problemas que enfrenta.

Sua aplicação em crianças, entre 7 anos e 12 anos e 11 meses, é individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 45 minutos.

Composto por:
1 Livro de Instruções (Manual)
1 Bloco de Avaliação com 25 Folhas
10 Cartões de Aplicação
Categoria: Personalidade