Divulgamos hoje um livro para quem trabalha com Recursos Humanos. Venha garantir o seu exemplar no Espaço Psi!
A literatura empírica tem demonstrado que as organizações podem beneficiar-se ao efetuarem regularmente processos de análise e diagnóstico que permitam definir estratégias de intervenção e mudança, além de traçar roteiros de melhoria consistentes. O diagnóstico consiste em uma etapa fundamental à identificação e compreensão dos problemas organizacionais, pois fornece informações rigorosas sobre a dinâmica do trabalho e pode ter implicações práticas que levam ao estabelecimento de estratégias de intervenção e mudança.
Com base nas experiências de consultores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, este livro apresenta modelos criativos de análise diagnóstica, com ferramentas e metodologias adequadas à realização do diagnóstico nas organizações de trabalho.
Está dividido em três partes. A primeira delas apresenta diretrizes gerais subjacentes à análise e diagnóstico organizacional. A segunda especifica os aspectos relacionados à inclusão para o trabalho, aos valores e normas organizacionais. Por fim, na terceira parte, discutem-se aspectos relacionados ao diagnóstico da saúde das organizações e dos trabalhadores. Todos os capítulos têm em comum o foco no passo-a-passo da análise e diagnóstico organizacional.
Organizadoras
Helenides Mendonça: Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, estágio de pós-doutorado realizado no Instituto Universitário de Lisboa. Professora e pesquisadora vinculada à PUC Goiás. Desenvolve pesquisas sobre Cultura organizacional; comportamento organizacional; saúde e bem-estar no trabalho; medidas de diagnóstico organizacional.
Maria Cristina Ferreira: Possui graduação em psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1972), mestrado em psicologia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1977), na área de Psicologia Cognitiva, doutorado em psicologia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1985), na área de psicologia cognitiva, e estágio pós-doutoral realizado na Victoria University at Wellington (2009).
Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho no biênio 2003-2005; membro da diretoria da ANPEPP no biênio 2008-2010 e 2010-2012; coordenadora de GT da ANPEPP nos Simpósios de 2008 e 2010; representante regional para a América do Sul da International Association of Cross-Cultural Psychology no período de 2010-2014, tendo sido reeleita para o período 2014-2018. Em 2012, presidiu a Comissão Organizadora do V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho e atuou como professora visitante do Mestrado Europeu em Psicologia Organizacional e do Trabalho, na Universidade de Coimbra.
Elaine Rabelo Neiva: Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília, mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília e Estágio Doutoral no Exterior - Doutorado Sanduíche pela Universidade Complutense de Madri. Atualmente é professor da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: mudança organizacional, intervenção para a mudança, avaliação da mudança, poder organizacional e análise organizacional. Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Organizacional da Columbia University at New York, Teachers College.