quarta-feira, 28 de novembro de 2018

LANÇAMENTO! Livro: Produção de Documentos em Psicologia



Acaba de chegar no Espaço Psi, o livro Produção de Documentos em Psicologia!!!! Venha, ainda hoje, adquirir o seu.

No Brasil, a produção de documentos escritos por psicólogos vem sendo problematizada e regulamentada por meio de Resoluções do Conselho Federal de Psicologia, que estabelecem parâmetros científicos, éticos e políticos acerca deste tema. Esta coletânea reúne pesquisadores com destacada prática em avaliação psicológica e na confecção de documentos escritos, além de acúmulo teórico considerável, visando contribuir para a qualificação da produção documental de estudantes, professores e profissionais de Psicologia.

Sobre os autores:

Arlindo da Silva Lourenço
Mestre em Educação pela PUC-SP e Doutor em Psicologia Social pela USP-SP. Professor Universitário e Psicólogo em instituições prisionais por mais de 24 anos.

Marta Cristina Meirelles Ortiz
Especialista em Psicologia Jurídica, Mestre e Doutora em Psicologia pela USP. Atuação como Psicóloga Judiciária em Varas de Infância e Família, e como docente da Universidade Federal de São Paulo.

Sidney Kiyoshi Shine
Psicanalista e psicólogo judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Especialista em Psicologia Clínica e Jurídica. Mestre, Doutor e Pós-Doutorando em Psicologia pela USP. Professor e autor de obras na área.


Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Compêndio de Orientação Profissional e de carreira vol. 2 - Vetor Editora


Complementando a dica de leitura de sexta, a dica de hoje é o segundo volume do livro "Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira", que você também encontra aqui no Espaço Psi.

Investigadores e profissionais, ao longo de mais de um século, trabalharam arduamente para compreender e explicar, de modo mais profundo, o papel do trabalho e das ocupações na vida das pessoas, em diferentes grupos e culturas. Muitas experiências foram desenvolvidas, bem como técnicas e estratégias novas de avaliação e intervenção vocacional, a maioria das quais baseadas na ciência psicológica. Na contemporaneidade novos arranjos da vida pessoal e social e do trabalho requerem, da Orientação Profissional e de Carreira, respostas para a solução dos novos problemas da sociedade global e do conhecimento. Este compêndio, o segundo de dois volumes, cumpre a função de ampliar a sistematização do conhecimento, apresentando enfoques teóricos contemporâneos e modelos de avaliação da intervenção em carreira. Destina-se a profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Pedagogia e Administração.

Organizadores

Lucy Leal Melo-Silva
Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Grupo Operativo pelo Instituto de Psicologia Social "Enrique Pichón-Rivière" de Ribeirão Preto. Professora da USP de Ribeirão Preto. Editora da de revista Brasileira de Orientação Profissional.

Marcelo Afonso Ribeiro
Psicólogo pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Doutor em Psicologia Social e do Trabalho pela USP. Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.


Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira vol. 1 - Vetor Editora


A dica de hoje é para os profissionais que trabalham com Orientação Profissional e de Carreira.

Venha conhecer e adquirir este e outros materiais sobre o tema aqui no Espaço Psi.

Ao longo de mais de um século, centenas de investigadores trabalharam arduamente para compreender e explicar, de modo mais profundo, o papel do trabalho e das ocupações na vida das pessoas, em diferentes grupos e culturas. Foram desenvolvidos diversos enfoques teóricos complementares na tentativa de explicar como e por que as pessoas tomam decisões de carreira. Este compêndio, o primeiro de dois volumes, cumpre a função de sistematizar o conhecimento, de modo historicamente contextualizado, propiciando uma visão integrada do legado científico da Orientação Profissional e de Carreira, e também oferece uma base para novos avanços e propostas nesse âmbito. Destina-se a profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Pedagogia e Administração, interessados em obter conhecimentos básicos e históricos da área.
Organizadores:
Lucy Leal Melo-Silva
Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Grupo Operativo pelo Instituto de Psicologia Social "Enrique Pichón-Rivière" de Ribeirão Preto. Professora da USP de Ribeirão Preto. Editora da de revista Brasileira de Orientação Profissional.
Marcelo Afonso Ribeiro
Psicólogo pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Doutor em Psicologia Social e do Trabalho pela USP. Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.


Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

ANELE 1 - Vetor Editora


Conheça um pouco e venha buscar o seu no Espaço Psi! Ou, se preferir, entre em contato para informações sobre envio.

Avaliação de Leitura de Palavras e Pseudopalavras Isoladas (LPI) é um instrumento breve, interdisciplinar e de fácil aplicação destinado à população infantil brasileira, de 1º a 7º ano escolar do ensino fundamental, que permite tanto a avaliação quantitativa quanto a investigação qualitativa das estratégias de leitura preservadas e deficitárias. A interpretação do instrumento auxilia o profissional a estabelecer as melhores técnicas de intervenção, e a delinear estratégias de ensino nos meios educacionais.

O objetivo da LPI é avaliar a habilidade de leitura oral, mais especificamente, a precisão no reconhecimento de palavras e pseudopalavras. 

O instrumento é destinado a crianças/adolescentes brasileiras, de 6 a 12 anos de idade, estudantes de 1º a 7º ano escolar do ensino fundamental. 

A aplicação é individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 15 minutos. 



Sobre as autoras:

Jerusa Fumagalli de SallesFonoaudióloga (CRFa-RS 6672), Professora Associada do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG) e do Curso de Especialização em Neuropsicologia da UFRGS. Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp).

Luciane da Rosa PiccoloPsicóloga (CRP 07/18178), Pós-doutoranda do Programa de pós-doutorado no exterior - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) no Neurocognition, Early Experiences and Development Lab - NEEDlab, Teachers College, Columbia University, Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG).



Camila Schorr MináPsicóloga (CRP 07/24221) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especializanda em Psicologia Organizacional na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - Laureate International Universities (FADERGS). Profissional colaboradora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG) e do Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS. Diretora de Ensino na empresa Integra NúcleoPsi Ensino, Psicologia e Interdisciplinaridade Ltda. 

Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

ANELE 2 - Vetor Editora


Você também pode vir conhecer e adquirir, aqui no Espaço Psi, a Avaliação da Compreensão de Leitura Textual (COMTEXT). Lembrando que, se preferir, podemos enviá-lo pra você (consulte-nos sobre frete).

Avaliação da Compreensão de Leitura Textual (COMTEXT) é um instrumento breve, interdisciplinar e de fácil aplicação, que pode ser utilizado em múltiplos contextos, incluindo pesquisa, clínica, escola ou em demais situações em que seja preciso avaliar a compreensão de leitura em crianças. A avaliação inclui duas medidas: reconto (recordação livre) da história lida e resposta ao questionário de múltipla escolha a partir da leitura silenciosa da história. 

O objetivo é avaliar a compreensão de leitura em crianças do 4º ao 6º ano do ensino fundamental.

O instrumento é destinado a crianças/adolescentes brasileiras, de 9 a 12 anos de idade, estudantes de 4º a 6º ano escolar do ensino fundamental. 

Sua aplicação é individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 15 minutos. 



Sobre as autoras:

Helena Vellinho Corso: Psicopedagoga, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora Adjunta no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS. Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia do Desenvolvimento (NEUROCOG).

Luciane da Rosa Piccolo: Psicóloga, Pós-doutoranda no Neurocognition, Early Experiences and Development Lab - NEEDlab, Teachers College, Columbia University, Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG).

Camila Schorr Miná: Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda em Neurociências (ICBS-UFRGS) e integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Diretora de Ensino na empresa Integra NúcleoPsi Ensino, Psicologia e Interdisciplinaridade Ltda. 

Jerusa Fumagalli de Salles: Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, Professora Associada do Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp).

Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

ANELE 3 - Vetor Editora



Venha ao Espaço Psi conhecer e adquirir a Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras - TEPP. Que tem por objetivo identificar a integridade das rotas de escrita (fonológica, lexical ou ambas) para traçar o melhor plano de intervenção (preventiva, terapêutica ou educacional) ou de continuidade do processo de avaliação. 

O instrumento é destinado a adultos e idosos, de 34 a 82 anos de idade, com os seguintes anos de estudo formal: de 1 a 5 anos, de 6 a 10 anos e de 11 ou mais anos de estudo. 

A aplicação é individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 10 minutos. 

Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras é um instrumento breve, de fácil aplicação e interdisciplinar, para a avaliação da habilidade de escrita de palavras e pseudopalavras a partir dos estímulos ditados oralmente pelo examinador. O instrumento pode ser utilizado em múltiplos contextos, incluindo pesquisa, clínica, hospital, escola ou instituição de ensino e demais situações em que seja preciso avaliar a escrita no nível da palavra, de adultos e idosos, de diferentes escolaridades. 



Sobre as autoras:

Jaqueline de Carvalho Rodrigues
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Neuropsicologia (CFP), mestre e doutora em Psicologia pela UFRGS. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog). Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia Jovem (SBNp Jovem).

Camila Schorr Miná
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda em Neurociências (ICBS-UFRGS) e integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Diretora de Ensino na empresa Integra NúcleoPsi Ensino, Psicologia e Interdisciplinaridade Ltda. 

Jerusa Fumagalli de Salles
Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, Professora Associada do Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp).

Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

ANELE 5 - Vetor Editora



Mais um instrumento interessante que você pode adquirir no Espaço Psi! Venha buscar a sua coleção...

A Avaliação da Fluência de Leitura Textual – AFLeT, é um instrumento que permite investigar aspectos quantitativos e qualitativos por meio de múltiplas dimensões: precisão (capacidade de reconhecimento das palavras), automaticidade (velocidade de processamento), prosódia na leitura oral (fluidez, entonação e pausa) e compreensão de leitura.  O instrumento é destinado a profissionais da área clínica, acadêmica e educacional, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, psicopedagogos e outros profissionais da área educacional que atuam (ou tem conhecimento) em Neuropsicologia e avaliação de Linguagem.

O objetivo é avaliar a fluência de leitura textual de um texto narrativo e identificar as habilidades e possíveis dificuldades de fluência de leitura oral. Além disso, verificar os pontos fortes e fracos na fluência de leitura e possibilitar o monitoramento da evolução do desempenho.

O instrumento é destinado a crianças brasileiras, de 7 a 10 anos de idade, estudantes de 2º ao 4º ano escolar do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas.

E a aplicação é individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 10 minutos. 

Sobre as autoras

Fabiane Puntel Basso
Fonoaudióloga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Ciências da Linguagem pela Université de Grenoble-França. Pós-doutorado em Psicologia (UFRGS) e em Educação (PUCRS/UFPel). Integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). 

Camila Schorr Miná
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda em Neurociências (ICBS-UFRGS) e integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Diretora de Ensino na empresa Integra NúcleoPsi Ensino, Psicologia e Interdisciplinaridade Ltda. 

Luciane da Rosa Piccolo
Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia (CFP). Pós-doutoranda do Programa de pós-doutorado no exterior (CAPES) no Neurocognition, Early Experiences and Development Lab - NEEDlab, Columbia University in the city of New York. Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva  (NEUROCOG).

Jerusa Fumagalli de Salles
Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, Professora Associada do Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp).

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

ANELE 4 - Vetor Editora


Aqui no Espaço Psi você pode conhecer e adquirir a Tarefa de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TLPP). Instrumento de fácil aplicação, de caráter breve e interdisciplinar, baseada em modelos teóricos de processamento da informação, como os de dupla-rota ou múltiplas-rotas abordados pela Neuropsicologia Cognitiva. O instrumento pode ser utilizado em múltiplos contextos, incluindo pesquisa, clínica, escola, universidade ou em demais situações em que seja preciso avaliar a leitura no nível da palavra, de crianças, adultos e idosos, de diferentes escolaridades. 

O objetivo é identificar a integridade das rotas de leitura (fonológica, lexical ou ambas) para complementar o processo de avaliação e diagnóstico e traçar o plano de intervenção e as práticas acadêmicas (educativas) mais eficazes para cada indivíduo.

O instrumento é destinado a crianças e adolescentes de escolas privadas (de 10 a 13 anos de idade, com escolaridades entre 5 e 6 anos completos de estudo) e adultos (de 20 a 85 anos de idade).

E a aplicação é individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 10 minutos. 

Sobre as autoras:

Jaqueline de Carvalho Rodrigues
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Neuropsicologia (CFP), mestre e doutora em Psicologia pela UFRGS. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog). Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia Jovem (SBNp Jovem).

Camila Schorr Miná
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda em Neurociências (ICBS-UFRGS) e integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Diretora de Ensino na empresa Integra NúcleoPsi Ensino, Psicologia e Interdisciplinaridade Ltda. 

Jerusa Fumagalli de Salles
Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, Professora Associada do Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp).

Espaço Psi

Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185