quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Livro: Psicologia Positiva Aplicada à Educação


O tema do livro indicado pelo Espaço Psi hoje é a aprendizagem e tem, como objetivo, apresentar conceitos da Psicologia Positiva aplicados ao contexto educacional. Abrange textos teóricos e empíricos acerca dos diferentes construtos que compõem esse movimento (projetos de vida, otimismo, competências socioemocionais, esperança, auto-eficácia, forças de caráter, criatividade) e suas aplicações em ambientes escolares, envolvendo tanto a avaliação, importância, usos e intervenções possíveis. Os autores dos capítulos são membros do grupo de trabalho “Psicologia Positiva e Criatividade” da ANPEPP.

Organizado por Tatiana de Cássia Nakano
Docente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas. Pós-doutorado pela Universidade São Francisco, Doutorado em Psicologia como Ciência e Profissão pela PUC-Campinas. Ex-presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação.

Colaboradores
Adriana Nobre de Paula Simão,  Aline Giovana Sarti, Altemir José Gonçalves Barbosa, Ana Paula Porto Noronha, Bartira Pereira Palma, Camila Cardoso Camilo, Carolina Rosa Campos, Caroline Tozzi Reppold, Claudette Maria Medeiros Vendramini, Claudia de Moraes Bandeira, Claudia Hofheinz Giancomoni, Claudio Simon Hutz, Cristina Maria D’Antona Bachert, Cyntia Mendes de Oliveira, Daniela Cristina Campos, Daniela Sacramento Zanini, Evandro Morais Peixoto, Jessica Particelli Gobbo, Juliana Cerentini Pacico, Kamila Costanti Vilela, Karina da Silva Oliveira, Leandro de Souza Almeida, Léia Gonçalves Gurgel, Letícia Lovato Dellazzana-Zanon, Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria, Maria Célia Bruno Mundim, Maristela Volpe dos Santos Siebra, Micheline Roat Bastianello, Priscila Zaia, Rafael Pierini, Rauni Jandé Roama Alves, Ricardo Franco de Lima, Solange Muglia Wechsler, Sylvia Maria Ciasca.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Teste de Inteligência (TI)



Já conhece o Teste de Inteligência (TI)? Saiba um pouco sobre ele abaixo e venha buscar o seu no Espaço Psi!

O Teste de Inteligência (TI) avalia o fator g ou Inteligência Geral proposto por Spearman, por meio do preenchimento de espaços em branco que devem ser completados pela análise de relações e matrizes. 
Contém a fundamentação teórica na qual o teste está embasado, as instruções de aplicação, correção e interpretação, além dos estudos psicométricos (análise de itens, validade, precisão e normatização).

Este instrumento é destinado a pessoas com idades entre 18 e 67 anos, de ambos os sexos, com nível de escolaridade entre ensino fundamental incompleto e pós-graduação. As pessoas que participaram dos estudos psicométricos e normativos buscavam a avaliação psicológica para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Desse modo, as normas e o teste estão adequados para pessoas desse grupo.

A aplicação pode ser individual ou coletiva, com tempo pré-estipulado de 20 minutos.

O TI é composto por 30 exercícios com 6 opções de resposta cada, dentre as quais o sujeito deve escolher apenas uma. É um teste não verbal, uma vez que os exercícios são compostos por figuras geométricas e abstratas. A correção é realizada por meio de um crivo e o resultado equivale ao total de questões respondidas corretamente. No Livro de Instruções são apresentados estudos tanto pela Teoria Clássica dos Testes quanto pela Teoria de Resposta ao Item. As normas são apresentadas por escolaridade e faixa etária.

Teste de Habilidades e Conhecimento Pré-Alfabetização (THCF)



Aqui no Espaço Psi, você encontra materiais para várias áreas de atuação da Psicologia. Como é o caso do THCP, que é um instrumento desenvolvido para ser utilizado na área educacional.

Seu objetivo é a identificação das habilidades e do nível de conhecimento pré-alfabetização de crianças pequenas.

O teste deverá ser usado por psicólogos como instrumento de auxílio na identificação das necessidades educacionais de cada criança, visando criar um ambiente escolar que propicie o desenvolvimento de todas as habilidades importantes para uma aprendizagem escolar adequada.

O THCP destina-se a crianças com idade entre 4 e 7 anos que estejam no início do processo formal ou informal de alfabetização. 

Sua aplicação é individual. O tempo de aplicação é livre, em média 20 minutos. Apenas a tarefa de Atenção Concentrada deve ser cronometrada. O tempo de aplicação dessa tarefa é de 120 segundos.

Bateria de Funções Mentais para Motoristas - BFM-1


A dica de hoje vai para os profissionais que trabalham na área do trânsito. E que você pode adquirir aqui no Espaço Psi.

A Bateria de Funções Mentais para Motoristas - BFM-1 é um instrumento restrito aos psicólogos que tem por objetivo investigar as funções mentais relacionadas ao ato de dirigir.

A aplicação pode ser realizada em adultos com idade mínima de 18 anos, podendo ser individual ou coletiva, todos com tempo determinado.

Descrição:
O TADIM tem por finalidade investigar, avaliar e mensurar a atenção difusa de motoristas ou candidatos à obtenção ou renovação da CNH. O TACOM tem como objetivo a investigação, avaliação e mensuração da atenção concentrada dos motoristas. Já o TADIS investiga a atenção discriminativa. Pode ser utilizado na avaliação psicológica no trânsito, abrangendo candidatos à obtenção da CNH, motoristas que estão mudando de categoria, bem como aqueles que estão renovando os exames. Também pode ser indicado para avaliação neuropsicológica, seleção de pessoal - principalmente vigilantes e seguranças e avaliação de potencial de funcionários.
Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade e idade.

Composição:
1 Livro de Instruções (Manual)
1 Tacom A Bloco com 25 Folhas
1 Tadim 1 Bloco com 25 Folhas
1 Tadis 1 Bloco com 25 Folhas
1 Tacom B Bloco Com 25 Folhas
1 Tadim 2 Bloco com 25 Folhas
1 Tadis 2 Bloco com 25 Folhas
1 Crivo Tacom A
1 Crivo Tadim 1
1 Crivo Tadis 1
1 Crivo Tacom B
1 Crivo Tadim 2
1 Crivo Tadis 2

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Livro: Delineamento de Pequisa em Ciência - vol. 2



Para quem gostou da última dica de leitura, hoje indicamos o segundo volume do título. Os dois volumes podem ser adquiridos no Espaço Psi. Venha ainda hoje!

Os Fundamentos Estatísticos da Pesquisa Científica representa um manual prático de como analisar estatisticamente os dados coletados em uma pesquisa científica. Os doze capítulos desse livro tratam das mais variadas técnicas estatísticas de uma forma palatável a pesquisadores não sofisticados na área da estatística, sem fugir de apresentar e explicar as várias técnicas envolvidas. O objetivo mais claro deste volume consiste em apresentar as análises estatísticas dos dados de uma pesquisa científica para pesquisadores que não são especialistas em Estatística. Por isso, a apresentação dos temas não é matematicamente rigorosa, mas, também, não é de divulgação. Os temas são tratados tecnicamente, mas levando em conta o leitor que é um pesquisador e não um estatístico.

Sobre o autor:
Luiz Pasquali - Possui graduação em Faculté de Psychologie et des Sciences de l'éducat pela Université Catholique de Louvain(1966), graduação em Faculdade de Filosofia pelo Instituto Franciscano de Filosofia(1957), graduação em Faculdade de Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis(1961), mestrado em Faculté de Psychologie et des Sciences de l'éducat pela Université Catholique de Louvain(1967) e doutorado em Faculté de Psychologie et des Sciences de l'éducat pela Université Catholique de Louvain(1970). Atualmente é Professor Pesquisador Associado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia. Atua principalmente nos seguintes temas: Escalas, Psicologia da Religião e Psicometria.

Livro: Delineamento de Pequisa em Ciência - vol. 1



A dica de hoje vai para os pesquisadores. Venha buscar seu exemplar ainda hoje no Espaço Psi!

A Lógica da Pesquisa Científica representa um manual para o pesquisador, sobretudo em ciências psicossociais. Ele visa orientar o pesquisador na elaboração de projetos de pesquisa, explicitando a lógica epistemológica envolvida, bem como os passos a serem seguidos nessa elaboração. Ele trata tanto de pesquisa popularmente definida como quantitativa quanto qualitativa. O livro é particularmente relevante para pesquisadores em início de carreira, pois discute os fundamentos teóricos da pesquisa em ciência, bem como as diferentes estratégias nela envolvidas, evitando maiores incursos em estatística, que são analisados no volume 2 desta obra.

Sobre o autor:
Luiz Pasquali - Possui graduação em Faculté de Psychologie et des Sciences de l'éducat pela Université Catholique de Louvain(1966), graduação em Faculdade de Filosofia pelo Instituto Franciscano de Filosofia(1957), graduação em Faculdade de Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis(1961), mestrado em Faculté de Psychologie et des Sciences de l'éducat pela Université Catholique de Louvain(1967) e doutorado em Faculté de Psychologie et des Sciences de l'éducat pela Université Catholique de Louvain(1970). Atualmente é Professor Pesquisador Associado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia. Atua principalmente nos seguintes temas: Escalas, Psicologia da Religião e Psicometria.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

LANÇAMENTO! Livro: Produção de Documentos em Psicologia



Acaba de chegar no Espaço Psi, o livro Produção de Documentos em Psicologia!!!! Venha, ainda hoje, adquirir o seu.

No Brasil, a produção de documentos escritos por psicólogos vem sendo problematizada e regulamentada por meio de Resoluções do Conselho Federal de Psicologia, que estabelecem parâmetros científicos, éticos e políticos acerca deste tema. Esta coletânea reúne pesquisadores com destacada prática em avaliação psicológica e na confecção de documentos escritos, além de acúmulo teórico considerável, visando contribuir para a qualificação da produção documental de estudantes, professores e profissionais de Psicologia.

Sobre os autores:

Arlindo da Silva Lourenço
Mestre em Educação pela PUC-SP e Doutor em Psicologia Social pela USP-SP. Professor Universitário e Psicólogo em instituições prisionais por mais de 24 anos.

Marta Cristina Meirelles Ortiz
Especialista em Psicologia Jurídica, Mestre e Doutora em Psicologia pela USP. Atuação como Psicóloga Judiciária em Varas de Infância e Família, e como docente da Universidade Federal de São Paulo.

Sidney Kiyoshi Shine
Psicanalista e psicólogo judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Especialista em Psicologia Clínica e Jurídica. Mestre, Doutor e Pós-Doutorando em Psicologia pela USP. Professor e autor de obras na área.


Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Compêndio de Orientação Profissional e de carreira vol. 2 - Vetor Editora


Complementando a dica de leitura de sexta, a dica de hoje é o segundo volume do livro "Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira", que você também encontra aqui no Espaço Psi.

Investigadores e profissionais, ao longo de mais de um século, trabalharam arduamente para compreender e explicar, de modo mais profundo, o papel do trabalho e das ocupações na vida das pessoas, em diferentes grupos e culturas. Muitas experiências foram desenvolvidas, bem como técnicas e estratégias novas de avaliação e intervenção vocacional, a maioria das quais baseadas na ciência psicológica. Na contemporaneidade novos arranjos da vida pessoal e social e do trabalho requerem, da Orientação Profissional e de Carreira, respostas para a solução dos novos problemas da sociedade global e do conhecimento. Este compêndio, o segundo de dois volumes, cumpre a função de ampliar a sistematização do conhecimento, apresentando enfoques teóricos contemporâneos e modelos de avaliação da intervenção em carreira. Destina-se a profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Pedagogia e Administração.

Organizadores

Lucy Leal Melo-Silva
Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Grupo Operativo pelo Instituto de Psicologia Social "Enrique Pichón-Rivière" de Ribeirão Preto. Professora da USP de Ribeirão Preto. Editora da de revista Brasileira de Orientação Profissional.

Marcelo Afonso Ribeiro
Psicólogo pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Doutor em Psicologia Social e do Trabalho pela USP. Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.


Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira vol. 1 - Vetor Editora


A dica de hoje é para os profissionais que trabalham com Orientação Profissional e de Carreira.

Venha conhecer e adquirir este e outros materiais sobre o tema aqui no Espaço Psi.

Ao longo de mais de um século, centenas de investigadores trabalharam arduamente para compreender e explicar, de modo mais profundo, o papel do trabalho e das ocupações na vida das pessoas, em diferentes grupos e culturas. Foram desenvolvidos diversos enfoques teóricos complementares na tentativa de explicar como e por que as pessoas tomam decisões de carreira. Este compêndio, o primeiro de dois volumes, cumpre a função de sistematizar o conhecimento, de modo historicamente contextualizado, propiciando uma visão integrada do legado científico da Orientação Profissional e de Carreira, e também oferece uma base para novos avanços e propostas nesse âmbito. Destina-se a profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Pedagogia e Administração, interessados em obter conhecimentos básicos e históricos da área.
Organizadores:
Lucy Leal Melo-Silva
Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Grupo Operativo pelo Instituto de Psicologia Social "Enrique Pichón-Rivière" de Ribeirão Preto. Professora da USP de Ribeirão Preto. Editora da de revista Brasileira de Orientação Profissional.
Marcelo Afonso Ribeiro
Psicólogo pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Doutor em Psicologia Social e do Trabalho pela USP. Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.


Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

ANELE 1 - Vetor Editora


Conheça um pouco e venha buscar o seu no Espaço Psi! Ou, se preferir, entre em contato para informações sobre envio.

Avaliação de Leitura de Palavras e Pseudopalavras Isoladas (LPI) é um instrumento breve, interdisciplinar e de fácil aplicação destinado à população infantil brasileira, de 1º a 7º ano escolar do ensino fundamental, que permite tanto a avaliação quantitativa quanto a investigação qualitativa das estratégias de leitura preservadas e deficitárias. A interpretação do instrumento auxilia o profissional a estabelecer as melhores técnicas de intervenção, e a delinear estratégias de ensino nos meios educacionais.

O objetivo da LPI é avaliar a habilidade de leitura oral, mais especificamente, a precisão no reconhecimento de palavras e pseudopalavras. 

O instrumento é destinado a crianças/adolescentes brasileiras, de 6 a 12 anos de idade, estudantes de 1º a 7º ano escolar do ensino fundamental. 

A aplicação é individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 15 minutos. 



Sobre as autoras:

Jerusa Fumagalli de SallesFonoaudióloga (CRFa-RS 6672), Professora Associada do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG) e do Curso de Especialização em Neuropsicologia da UFRGS. Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp).

Luciane da Rosa PiccoloPsicóloga (CRP 07/18178), Pós-doutoranda do Programa de pós-doutorado no exterior - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) no Neurocognition, Early Experiences and Development Lab - NEEDlab, Teachers College, Columbia University, Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG).



Camila Schorr MináPsicóloga (CRP 07/24221) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especializanda em Psicologia Organizacional na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - Laureate International Universities (FADERGS). Profissional colaboradora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG) e do Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS. Diretora de Ensino na empresa Integra NúcleoPsi Ensino, Psicologia e Interdisciplinaridade Ltda. 

Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

ANELE 2 - Vetor Editora


Você também pode vir conhecer e adquirir, aqui no Espaço Psi, a Avaliação da Compreensão de Leitura Textual (COMTEXT). Lembrando que, se preferir, podemos enviá-lo pra você (consulte-nos sobre frete).

Avaliação da Compreensão de Leitura Textual (COMTEXT) é um instrumento breve, interdisciplinar e de fácil aplicação, que pode ser utilizado em múltiplos contextos, incluindo pesquisa, clínica, escola ou em demais situações em que seja preciso avaliar a compreensão de leitura em crianças. A avaliação inclui duas medidas: reconto (recordação livre) da história lida e resposta ao questionário de múltipla escolha a partir da leitura silenciosa da história. 

O objetivo é avaliar a compreensão de leitura em crianças do 4º ao 6º ano do ensino fundamental.

O instrumento é destinado a crianças/adolescentes brasileiras, de 9 a 12 anos de idade, estudantes de 4º a 6º ano escolar do ensino fundamental. 

Sua aplicação é individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 15 minutos. 



Sobre as autoras:

Helena Vellinho Corso: Psicopedagoga, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora Adjunta no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS. Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia do Desenvolvimento (NEUROCOG).

Luciane da Rosa Piccolo: Psicóloga, Pós-doutoranda no Neurocognition, Early Experiences and Development Lab - NEEDlab, Teachers College, Columbia University, Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG).

Camila Schorr Miná: Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda em Neurociências (ICBS-UFRGS) e integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Diretora de Ensino na empresa Integra NúcleoPsi Ensino, Psicologia e Interdisciplinaridade Ltda. 

Jerusa Fumagalli de Salles: Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, Professora Associada do Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp).

Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

ANELE 3 - Vetor Editora



Venha ao Espaço Psi conhecer e adquirir a Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras - TEPP. Que tem por objetivo identificar a integridade das rotas de escrita (fonológica, lexical ou ambas) para traçar o melhor plano de intervenção (preventiva, terapêutica ou educacional) ou de continuidade do processo de avaliação. 

O instrumento é destinado a adultos e idosos, de 34 a 82 anos de idade, com os seguintes anos de estudo formal: de 1 a 5 anos, de 6 a 10 anos e de 11 ou mais anos de estudo. 

A aplicação é individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 10 minutos. 

Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras é um instrumento breve, de fácil aplicação e interdisciplinar, para a avaliação da habilidade de escrita de palavras e pseudopalavras a partir dos estímulos ditados oralmente pelo examinador. O instrumento pode ser utilizado em múltiplos contextos, incluindo pesquisa, clínica, hospital, escola ou instituição de ensino e demais situações em que seja preciso avaliar a escrita no nível da palavra, de adultos e idosos, de diferentes escolaridades. 



Sobre as autoras:

Jaqueline de Carvalho Rodrigues
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Neuropsicologia (CFP), mestre e doutora em Psicologia pela UFRGS. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog). Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia Jovem (SBNp Jovem).

Camila Schorr Miná
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda em Neurociências (ICBS-UFRGS) e integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Diretora de Ensino na empresa Integra NúcleoPsi Ensino, Psicologia e Interdisciplinaridade Ltda. 

Jerusa Fumagalli de Salles
Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, Professora Associada do Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp).

Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

ANELE 5 - Vetor Editora



Mais um instrumento interessante que você pode adquirir no Espaço Psi! Venha buscar a sua coleção...

A Avaliação da Fluência de Leitura Textual – AFLeT, é um instrumento que permite investigar aspectos quantitativos e qualitativos por meio de múltiplas dimensões: precisão (capacidade de reconhecimento das palavras), automaticidade (velocidade de processamento), prosódia na leitura oral (fluidez, entonação e pausa) e compreensão de leitura.  O instrumento é destinado a profissionais da área clínica, acadêmica e educacional, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, psicopedagogos e outros profissionais da área educacional que atuam (ou tem conhecimento) em Neuropsicologia e avaliação de Linguagem.

O objetivo é avaliar a fluência de leitura textual de um texto narrativo e identificar as habilidades e possíveis dificuldades de fluência de leitura oral. Além disso, verificar os pontos fortes e fracos na fluência de leitura e possibilitar o monitoramento da evolução do desempenho.

O instrumento é destinado a crianças brasileiras, de 7 a 10 anos de idade, estudantes de 2º ao 4º ano escolar do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas.

E a aplicação é individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 10 minutos. 

Sobre as autoras

Fabiane Puntel Basso
Fonoaudióloga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Ciências da Linguagem pela Université de Grenoble-França. Pós-doutorado em Psicologia (UFRGS) e em Educação (PUCRS/UFPel). Integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). 

Camila Schorr Miná
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda em Neurociências (ICBS-UFRGS) e integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Diretora de Ensino na empresa Integra NúcleoPsi Ensino, Psicologia e Interdisciplinaridade Ltda. 

Luciane da Rosa Piccolo
Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia (CFP). Pós-doutoranda do Programa de pós-doutorado no exterior (CAPES) no Neurocognition, Early Experiences and Development Lab - NEEDlab, Columbia University in the city of New York. Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva  (NEUROCOG).

Jerusa Fumagalli de Salles
Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, Professora Associada do Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp).

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

ANELE 4 - Vetor Editora


Aqui no Espaço Psi você pode conhecer e adquirir a Tarefa de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TLPP). Instrumento de fácil aplicação, de caráter breve e interdisciplinar, baseada em modelos teóricos de processamento da informação, como os de dupla-rota ou múltiplas-rotas abordados pela Neuropsicologia Cognitiva. O instrumento pode ser utilizado em múltiplos contextos, incluindo pesquisa, clínica, escola, universidade ou em demais situações em que seja preciso avaliar a leitura no nível da palavra, de crianças, adultos e idosos, de diferentes escolaridades. 

O objetivo é identificar a integridade das rotas de leitura (fonológica, lexical ou ambas) para complementar o processo de avaliação e diagnóstico e traçar o plano de intervenção e as práticas acadêmicas (educativas) mais eficazes para cada indivíduo.

O instrumento é destinado a crianças e adolescentes de escolas privadas (de 10 a 13 anos de idade, com escolaridades entre 5 e 6 anos completos de estudo) e adultos (de 20 a 85 anos de idade).

E a aplicação é individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 10 minutos. 

Sobre as autoras:

Jaqueline de Carvalho Rodrigues
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Neuropsicologia (CFP), mestre e doutora em Psicologia pela UFRGS. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog). Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia Jovem (SBNp Jovem).

Camila Schorr Miná
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda em Neurociências (ICBS-UFRGS) e integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Diretora de Ensino na empresa Integra NúcleoPsi Ensino, Psicologia e Interdisciplinaridade Ltda. 

Jerusa Fumagalli de Salles
Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, Professora Associada do Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp).

Espaço Psi

Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Orientação Profissional - série O que fazer?


Mais um lançamento para os profissionais que trabalham com Orientação Profissional, e que você pode adquirir aqui no Espaço Psi!!!

"As verdades e os mitos presentes no momento da escolha profissional encobrem aspectos da vida, oferecem realidades fictícias: são ilusões.

Com a perspicácia de uma psicanalista, a autora penetra nos meandros da mente humana diante de seus receios e anseios que aparecem tão claramente no momento de uma escolha profissional.

A partir de uma longa experiência trabalhando com orientação vocacional, aqui compartilhada com relatos de fragmentos emblemáticos, Stella nos convida a recuperar a liberdade e o frescor do pensamento diante de ideias muitas vezes cristalizadas pelo indivíduo e pela cultura.

Ideias transformadas em mitos abordados neste livro constituem uma oportunidade preciosa de ampliação da visão do leitor sobre suas escolhas ao longo da vida, ainda que o foco principal seja a discussão da orientação vocacional/profissional. É uma leitura enriquecedora em diferentes momentos."

Leda Beolchi Spessoto - Psiquiatra e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP)

Conteúdo:
Apresentação - Maria Stella Sampaio Leite
1. Escolha
2. Futuro
3. Certeza
4. Desejo
5. Interesses
6. Tempo
7. Renúncia
8. Modelos
9. Vestibular
10. Protagonizar
11. De fio a pavio
Bibliografia
Filmes recomendados
Textos recomendados
Serviços

Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Livro: Orientação Profissional e Psicanálise - Vetor Editora


Este livro, que você já pode vir adquirir o seu no Espaço Psi, inspira-se na importância da Psicanálise para a área de Orientação Profissional clínica, em especial para o desenvolvimento da escuta do inconsciente. Este vértice privilegia o percurso de desenvolvimento pessoal e sua complexa articulação com o processo de escolha profissional. A obra desenvolve e discute questões relacionadas ao "trânsito" entre as duas áreas do conhecimento.

Venha buscar o seu!!!! Ou, se preferir, consulte-nos sobre envio.

Organizadoras:

Giovanna Albuquerque Maranhão de Lima
Psicanalista com Formação em Orientação Profissional pela Universidade de Buenos Aires e em Psicanálise pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Coeditora do livro “Aproximações: psicanálise e cultura na SBPSP”. Ampla experiência clínica com adolescentes e adultos.

Maria da Conceição Coropos Uvaldo
Mestre e doutora pela USP. Professora universitária e dos cursos de especialização em Orientação Profissional da USP e do Instituto Sedes Sapientae. Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre o Trabalho e Orientação Profissional da USP (LABOR-USP)

Maria Luiza Dias Garcia
Cursou Psicologia, Ciências Sociais e Mestrado na PUC/SP. Doutora pela USP/SP. Coordenadora da Especialização em Psicanálise de Casal e Família, do curso de capacitação em Orientação Profissional e do Serviço de Orientação Profissional da LAÇOS. Autora de diversos livros e artigos.


Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

EEVD - Escala de Exposição à Violência Doméstica (Vetor Editora)


A escala, que você adquirir no Espaço Psi, é composta por 39 questões distribuídas em seis subescalas que medem: violência conjugal, exposição a violência na comunidade, envolvimento da criança nas situações de violência conjugal, fatores de risco para a exposição da violência testemunhal e outros tipos de vitimização. 

O objetivo é avaliar o grau de exposição de crianças e adolescentes à violência conjugal e aos múltiplos fatores relacionados. 

Pode ser aplicada em crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos com indícios ou indicadores de vitimização doméstica. 

A aplicação é individual, sem limite de tempo.



A coleção e composta por:
1 Livro de Instruções (Manual)
1 Livro de Aplicação e Avaliação (Conjunto com 10 Folhas)

Sobre os autores:
Antonio Augusto Pinto Junior
Psicólogo, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, pós-doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Polo de Volta Redonda. Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Adolescência (LEPIA).

Leila Salomão de la Plata Cury Tardivo
Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica, Livre-docente em Psicopatologia pela Universidade de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, coordenadora do Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social (APOIAR).

Venha já buscar a sua no Espaço Psi! Ou, se preferir, nos consulte sobre envio.


Espaço Psi
Rua Dr. Soares Romeu, 55 – Jardim América – Ribeirão Preto
fones: (16) 3911-7563 / 98126-4185