Acaba de ser lançado pela Vetor Editora o CAT-H - Teste de Apercepção Infantil - Figuras Humanas.
Você já pode adquirir o seu aqui no Espaço Psi. Entre em contato conosco!
Saiba mais:
O que avalia
O CAT-H é uma técnica projetiva temática que investiga a dinâmica da personalidade infantil em sua singularidade, de modo a compreender o mundo vivencial da criança, sua estrutura afetiva, as reações diante de seus desejos e dos problemas que enfrenta e a maneira como procura resolvê-los.
A partir da interpretação das histórias narradas aos estímulos apresentados, permite verificar de que maneira as defesas se organizam e atuam e se a criança dispõe de recursos emocionais suficientes para assegurar um ajuste adequado entre as necessidades internas, fantasias e medos, por um lado, e as acomodações exigidas pelo meio psicossocial, por outro.
No geral, os temas mais frequentemente evocados a partir dos cartões são: necessidades orais (gratificação ou privação), adequação social, relacionamento com as figuras maternas e paternas, medo, ameaças diversas, agressividade, entre outros.
Diferenciais
Os desenhos de figuras humanas podem ser estímulos mais atrativos para crianças menores, quando comparados aos desenhos do CAT-A.
A adaptação para amostra brasileira produziu um sistema de avaliação que pode facilitar o ensino e o desenvolvimento das habilidades implícitas no raciocínio clínico. A possibilidade de qualificar as variáveis estudadas é particularmente útil para fins de pesquisa e para obter um panorama geral dos recursos psicológicos de que a criança dispõe para lidar com as demandas da vida imediata.
Apresenta estudos de validade com crianças vítimas de violência doméstica, o que comprova a importância do teste na compreensão da violência e dos sentimentos despertados por esse episódio, facilitando o diagnóstico precoce do problema e indicando as medidas terapêuticas recomendadas.
Finalidades
Torna-se útil no contexto clínico para determinar quais fatores dinâmicos podem estar relacionados ao comportamento da criança em um grupo, na escola ou em casa. As áreas de atuação são: escolar, forense (avaliação de guarda de crianças; casos criminais em que existam indicações de violência doméstica; entre outros) e psicodiagnósticos em geral.
Informações Técnicas
- Autoria: Leopold Bellak e Sonya Sorel Bellak
- Adaptação Brasileira: Adele de Miguel, Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo, Maria Cecília de Vilhena Moraes e Silésia Maria Veneroso Delphino Tosi.
- Categoria: Personalidade
No CAT-H, a análise do conteúdo das histórias é realizada considerando as seguintes categorias (elaboradas a partir do esquema proposto por Bellak e Abrams): Autoimagem, Relações objetais, Concepção do ambiente, Necessidades e conflitos, Ansiedades, Mecanismos de defesa, Superego e Integração do ego. Essas categorias ajudam a identificar os relatos que mais se destacam, dado o predomínio evidente de aspectos positivos ou negativos das dimensões analisadas e a qualidade e variedade das defesas empregadas diante dos conflitos mobilizados pelos estímulos.
- Aplicação
- Individual;
- Sem limite de tempo (sendo que a maioria das aplicações leva em média 45 minutos);
- Crianças entre 7 anos e 12 anos e 11 meses;
- Composta por 10 pranchas que devem ser apresentados à criança, uma a uma e na sequência correta. . A cada figura, a criança precisa contar uma história com começo, meio e fim. Todos os comentários e comportamentos devem ser anotados e usados como informação auxiliar.
-Composição
1 Livro de Instruções (Manual)
1 Bloco de Avaliação com 25 Folhas
10 Cartões de Aplicação
Avaliação
O esquema de avaliação proposto a partir da padronização brasileira e de natureza psicodinâmica, apoia-se nos conceitos da Psicanálise e prioriza a análise de conteúdo das narrativas.
- Instrumento restrito à Psicólogos.