Acabamos de receber mais 2 volumes das Obras Completas de Freud, traduzidos diretamente do alemão. Volume 13, traduzido por Sergio Tellaroli e volume 17, traduzido por Paulo César de Souza. Garanta já seus exemplares aqui no Espaço Psi:
Conferências Introdutórias à Psicanálise
(1916-1917) - vol. 13
Freud foi um mestre na exposição e divulgação de suas ideias, e entre as obras que escreveu para esse fim se destacam as Conferências Introdutórias à Psicanálise, publicadas em 1916-1917. Durante muitos anos deu séries de conferências na Universidade de Viena, onde era "professor extraordinário", e resolvei publicar em livro a última dessas séries. O livro se tornou um best-seller entre suas publicações e logo foi traduzido para muitas línguas.
Ele se divide em três partes. Após capturar a atenção do leitor com a explicação psicanalítica para fenômenos insólitos, mas comuns a todas as pessoas, que são os atos falhos (na primeira parte) e os sonhos (na segunda), Freud expõe sua abordagem das neuroses e apresenta a terapia psicanalítica (terceira parte).
Apesar do título, esta é mais que uma simples introdução à psicanálise, pois apresenta algumas novidades na teoria, como a discussão das fantasias primárias, na conferência 24, e da angústia, na conferência 25, além de trazer o mais claro resumo do simbolismo (na 10) e da formação dos sonhos (na 14). Podem ser mencionados também os comentários sobre as perversões, nas conferências 20 e 21, e a análise do processo analítico, na última conferência.
R$ 65,00
Inibição, Sintoma e Angústia, O Futuro de uma Ilusão e outros trabalhos
(1926-1929) - vol. 17
Entre os textos deste volume, aquele considerado mais importante é o ensaio teórico Inibição, sintoma e angústia, em que Freud faz uma revisão do seu conceito de angústia, distingue entre repressão e defesa e diferencia cinco tipos de resistência, entre vários outros temas. Em O futuro de uma ilusão, que causou controvérsia quando foi publicado, ele reflete sobre a natureza e o destino da religião e faz a apologia da razão como a única via para o conhecimento, no espírito dos iluministas do século XVIII. A questão da análise leiga, escrito em forma de diálogo, é, ao mesmo tempo, uma brilhante exposição da teoria e da prática da psicanálise e uma defesa da autonomia desta em relação à medicina, do seu exercício por terapeutas sem formação médica.
Dos textos menores do volume, merecem destaque “O Fetichismo” e “Dostoiévski e o parricídio”. No primeiro, o fetiche é explicado como um sucedâneo do pênis que o garoto atribui à mulher na infância. O segundo analisa a personalidade do escritor russo com base no “complexo de Édipo”.
Este é o décimo lançamento da coleção Freud. O próximo volume será o de número 8, com o ensaio sobre a Gradiva, o caso do “Pequeno Hans” e outros textos de 1906-1909.
R$ 56,00
Você pode receber seus exemplares em casa!! Consulte-nos sobre entregas.
(16) 3911-7563 / 8126-4185
albuquerque.livros@gmail.com